Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sabrina Luana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40654
Resumo: Contextualização: A Pandemia da COVID-19 impactou diversos aspectos sociais, incluindo as atividades acadêmicas como os estágios obrigatórios. Processo de intervenção/acompanhamento: A prática analisada ocorreu durante as atividades de estágio obrigatório e teve como objetivo descrever os telemonitoramentos realizados pelas estagiárias para os atendimentos aos pacientes da Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala. Análise crítica da prática: O contexto suscitou mudanças complexas nas práticas de estágio, o que propiciou a ampliação de estratégias e recursos utilizados, bem como favoreceu a formação profissional ética, científica e humanizada. Síntese das considerações: O telemonitoramento foi um dos meios utilizados para promover a participação social dos pacientes e minimizar impactos do isolamento social. Palavras-chave: Telemonitoramento. Terapia Ocupacional. Pandemia. COVID-19. Estágio Clínico. Abstract Contextualization: The COVID-19 Pandemic impacted several social aspects, including academic activities such as mandatory internships. Intervention Process/ follow-up: The practice analyzed occurred during the mandatory internship activities and aimed to describe the telemonitoring performed by the interns for the care of patients at the Clinical School of Occupational Therapy at Faculdade Guilherme Guimbala. Critical analysis of the practice: The context brought about complex changes in internship practices, which led to the expansion of strategies and resources used, as well as favoring ethical, scientific and humanized professional training. Summary of the considerations: Telemonitoring was one of the means used to promote patients' social participation and minimize the impacts of social isolation.Keywords: Telemonitoring. Occupational Therapy. Pandemics. COVID-19. Clinical Clerkship.  Resumen Contextualización: La pandemia COVID-19 afectó varios aspectos sociales, incluidas actividades académicas como pasantías obligatorias. Proceso de Intervención: La práctica analizada tuvo lugar durante las actividades de prácticas obligatorias y tuvo como objetivo describir el telemonitoreo realizado por los internos para la atención de pacientes de la Escuela Clínica de Terapia Ocupacional de la Faculdade Guilherme Guimbala. Análisis crítico de la práctica: El contexto provocó cambios complejos en las prácticas de pasantías, que llevaron a la expansión de estrategias y recursos utilizados, además de favorecer la formación profesional ética, científica y humanizada. Síntesis de las consideraciones: La telemonitorización fue uno de los medios utilizados para promover la participación social de los pacientes y minimizar los impactos del aislamiento social.Palabras clave: Telemonitorización. Terapia Ocupacional. Pandemias. COVID-19. Prácticas Clínicas. 
id UFRJ-14_4b0305f1fc1e3a2f3853c0d716c6275a
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/40654
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemicFisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; CulturaTerapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura;Telemonitoramento, Terapia Ocupacional, Pandemia, Estágio ClínicoContextualização: A Pandemia da COVID-19 impactou diversos aspectos sociais, incluindo as atividades acadêmicas como os estágios obrigatórios. Processo de intervenção/acompanhamento: A prática analisada ocorreu durante as atividades de estágio obrigatório e teve como objetivo descrever os telemonitoramentos realizados pelas estagiárias para os atendimentos aos pacientes da Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala. Análise crítica da prática: O contexto suscitou mudanças complexas nas práticas de estágio, o que propiciou a ampliação de estratégias e recursos utilizados, bem como favoreceu a formação profissional ética, científica e humanizada. Síntese das considerações: O telemonitoramento foi um dos meios utilizados para promover a participação social dos pacientes e minimizar impactos do isolamento social. Palavras-chave: Telemonitoramento. Terapia Ocupacional. Pandemia. COVID-19. Estágio Clínico. Abstract Contextualization: The COVID-19 Pandemic impacted several social aspects, including academic activities such as mandatory internships. Intervention Process/ follow-up: The practice analyzed occurred during the mandatory internship activities and aimed to describe the telemonitoring performed by the interns for the care of patients at the Clinical School of Occupational Therapy at Faculdade Guilherme Guimbala. Critical analysis of the practice: The context brought about complex changes in internship practices, which led to the expansion of strategies and resources used, as well as favoring ethical, scientific and humanized professional training. Summary of the considerations: Telemonitoring was one of the means used to promote patients' social participation and minimize the impacts of social isolation.Keywords: Telemonitoring. Occupational Therapy. Pandemics. COVID-19. Clinical Clerkship.  Resumen Contextualización: La pandemia COVID-19 afectó varios aspectos sociales, incluidas actividades académicas como pasantías obligatorias. Proceso de Intervención: La práctica analizada tuvo lugar durante las actividades de prácticas obligatorias y tuvo como objetivo describir el telemonitoreo realizado por los internos para la atención de pacientes de la Escuela Clínica de Terapia Ocupacional de la Faculdade Guilherme Guimbala. Análisis crítico de la práctica: El contexto provocó cambios complejos en las prácticas de pasantías, que llevaron a la expansión de estrategias y recursos utilizados, además de favorecer la formación profesional ética, científica y humanizada. Síntesis de las consideraciones: La telemonitorización fue uno de los medios utilizados para promover la participación social de los pacientes y minimizar los impactos del aislamiento social.Palabras clave: Telemonitorización. Terapia Ocupacional. Pandemias. COVID-19. Prácticas Clínicas. Universidade Federal do Rio de JaneiroPereira, Sabrina Luana2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4065410.47222/2526-3544.rbto40654Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 800-8062526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40654/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40654/13832https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40654/13833/*ref*/American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª ed. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49 Associação Cultural de Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná – ACTOEP. (2020). Orientações práticas para rotinas saudáveis: aprendendo a lidar com as mudanças de rotina devido ao COVID-19. ACTOEP. Acesso em 05 jan 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/abratopr/ Brasil. Casa Civil. Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, 26 maio 2017a, Seção 1, p. 3. Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Conselho Federal de Fisioterapia e terapia Ocupacional (Coffito). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825 Cordeiro, JR. Validade transcultural da lista de papéis ocupacionais para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. (2005). [Dissertação, Universidade Federal de São Paulo]. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20599 Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional. Brasília, DF: MEC; 2002. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES062002.pdf Nichols, Michael P., Schwartz, Richard. (2007). Terapia Familiar: Conceitos e métodos. 7ª ed. Artmed. Occupational Therapy Australia – OTA. (2020). Normal life has been disrupted: managing the disruption caused by COVID-19. OTA. https://otaus.com.au/publicassets/af469002-6f6a-ea11-9404-005056be13b5/OT%20Guide%20COVID-19%20March%202020.pdf Oliveira, A. S. (1995) Adequação e estudo de validade e fidedignidade da Escala Interativa de Observação de Pacientes Psiquiátricos Internados às Situações de Terapia Ocupacional. [Dissertação, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35973 Suzana de Souza Moura, M., & Giannella, V. (2017). A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T16:15:28Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/40654Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-02-01T16:15:28Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
title Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
spellingShingle Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
Pereira, Sabrina Luana
Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura
Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura;
Telemonitoramento, Terapia Ocupacional, Pandemia, Estágio Clínico
title_short Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
title_full Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
title_fullStr Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
title_full_unstemmed Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
title_sort Terapia ocupacional e telemonitoramento: o uso da tecnologia a favor das práticas de estágio supervisionado em meio a pandemia da covid-19/ Occupational therapy and telemonitoring: the use of technology in favor of supervised internship practices amid the covid-19 pandemic
author Pereira, Sabrina Luana
author_facet Pereira, Sabrina Luana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sabrina Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura
Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura;
Telemonitoramento, Terapia Ocupacional, Pandemia, Estágio Clínico
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura
Terapia Ocupacional; Saúde; Educação; Cultura;
Telemonitoramento, Terapia Ocupacional, Pandemia, Estágio Clínico
description Contextualização: A Pandemia da COVID-19 impactou diversos aspectos sociais, incluindo as atividades acadêmicas como os estágios obrigatórios. Processo de intervenção/acompanhamento: A prática analisada ocorreu durante as atividades de estágio obrigatório e teve como objetivo descrever os telemonitoramentos realizados pelas estagiárias para os atendimentos aos pacientes da Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala. Análise crítica da prática: O contexto suscitou mudanças complexas nas práticas de estágio, o que propiciou a ampliação de estratégias e recursos utilizados, bem como favoreceu a formação profissional ética, científica e humanizada. Síntese das considerações: O telemonitoramento foi um dos meios utilizados para promover a participação social dos pacientes e minimizar impactos do isolamento social. Palavras-chave: Telemonitoramento. Terapia Ocupacional. Pandemia. COVID-19. Estágio Clínico. Abstract Contextualization: The COVID-19 Pandemic impacted several social aspects, including academic activities such as mandatory internships. Intervention Process/ follow-up: The practice analyzed occurred during the mandatory internship activities and aimed to describe the telemonitoring performed by the interns for the care of patients at the Clinical School of Occupational Therapy at Faculdade Guilherme Guimbala. Critical analysis of the practice: The context brought about complex changes in internship practices, which led to the expansion of strategies and resources used, as well as favoring ethical, scientific and humanized professional training. Summary of the considerations: Telemonitoring was one of the means used to promote patients' social participation and minimize the impacts of social isolation.Keywords: Telemonitoring. Occupational Therapy. Pandemics. COVID-19. Clinical Clerkship.  Resumen Contextualización: La pandemia COVID-19 afectó varios aspectos sociales, incluidas actividades académicas como pasantías obligatorias. Proceso de Intervención: La práctica analizada tuvo lugar durante las actividades de prácticas obligatorias y tuvo como objetivo describir el telemonitoreo realizado por los internos para la atención de pacientes de la Escuela Clínica de Terapia Ocupacional de la Faculdade Guilherme Guimbala. Análisis crítico de la práctica: El contexto provocó cambios complejos en las prácticas de pasantías, que llevaron a la expansión de estrategias y recursos utilizados, además de favorecer la formación profesional ética, científica y humanizada. Síntesis de las consideraciones: La telemonitorización fue uno de los medios utilizados para promover la participación social de los pacientes y minimizar los impactos del aislamiento social.Palabras clave: Telemonitorización. Terapia Ocupacional. Pandemias. COVID-19. Prácticas Clínicas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40654
10.47222/2526-3544.rbto40654
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40654
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto40654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40654/pdf_1
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40654/13832
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40654/13833
/*ref*/American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª ed. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49 Associação Cultural de Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná – ACTOEP. (2020). Orientações práticas para rotinas saudáveis: aprendendo a lidar com as mudanças de rotina devido ao COVID-19. ACTOEP. Acesso em 05 jan 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/abratopr/ Brasil. Casa Civil. Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, 26 maio 2017a, Seção 1, p. 3. Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Conselho Federal de Fisioterapia e terapia Ocupacional (Coffito). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825 Cordeiro, JR. Validade transcultural da lista de papéis ocupacionais para portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. (2005). [Dissertação, Universidade Federal de São Paulo]. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20599 Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional. Brasília, DF: MEC; 2002. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES062002.pdf Nichols, Michael P., Schwartz, Richard. (2007). Terapia Familiar: Conceitos e métodos. 7ª ed. Artmed. Occupational Therapy Australia – OTA. (2020). Normal life has been disrupted: managing the disruption caused by COVID-19. OTA. https://otaus.com.au/publicassets/af469002-6f6a-ea11-9404-005056be13b5/OT%20Guide%20COVID-19%20March%202020.pdf Oliveira, A. S. (1995) Adequação e estudo de validade e fidedignidade da Escala Interativa de Observação de Pacientes Psiquiátricos Internados às Situações de Terapia Ocupacional. [Dissertação, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35973 Suzana de Souza Moura, M., & Giannella, V. (2017). A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 800-806
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321181165617152