Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Aline Zacchi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mazak, Mayara Soler Ramos, Viaro, Raissa Cristina, de Barros, Laura Pozzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42335
Resumo: Contextualização: Atualmente, há uma demanda significativa de encaminhamentos médicos aos serviços terapêuticos quanto às hipóteses diagnósticas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Contudo, identificam-se outros vislumbres de compreensão e cuidado à infância. Processo de intervenção: Assim, este artigo busca descrever e analisar a prática da terapia ocupacional em um grupo de Movimento Vital Expressivo, com crianças, em um dispositivo de cuidado no interior de São Paulo. Síntese das considerações: A partir da descrição dos encontros realizados, à luz do Sistema Rio Aberto e do arcabouço teórico da Terapia Ocupacional, considera-se que práticas de cuidado que respeitam as formas de ser e fazer das crianças corroboram na construção de possibilidades de produção de vida.Palavras-chave: Terpia Ocupacional. Saúde Mental. Criança aAbstract Contextualization: Currently, there is a significant demand for medical referrals to therapeutic services regarding the diagnostic hypotheses of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). However, other glimpses of understanding and care for children are identified. Intervention/Follow-up process: Thus, this article seeks to describe and analyze the practice of occupational therapy in a group of Vital Expressive Movement with children in a care device in the interior of São Paulo. Synthesis of Consideration: Based on the description of the meetings held in the light of the Río Abierto System and the theoretical framework of occupational therapy, it is considered that experiences like this corroborate the construction of practices that respect the ways of being and doing of children..Keywords: Occupational Therapy. Mental Health. Child ResumenContextualización: Actualmente, existe una importante demanda de derivaciones médicas a servicios terapéuticos en relación con las hipótesis diagnósticas de los niños con trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Sin embargo, se identifican otros destellos de comprensión y cuidado de los niños. Intervención / Proceso de seguimiento: Así, este artículo busca describir y analizar la práctica de la terapia ocupacional en un grupo de Movimiento Expresivo Vital con niños en un dispositivo de cuidado en el interior de São Paulo. Síntese de consideraciones: A partir de la descripción de los encuentros realizados a la luz del Sistema Río Abierto y el marco teórico de la terapia ocupacional, se considera que experiencias como esta corroboran la construcción de prácticas que respetan las formas de ser y hacer de los niños.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Salud Mental. Niño
id UFRJ-14_45ee6fc6836c8786a71ff7147d45db6d
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/42335
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience reportFisioterapia e Terapia OcupacionalTerapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Movimento Vital Expressivo.Terapia Ocupacional e CriançaContextualização: Atualmente, há uma demanda significativa de encaminhamentos médicos aos serviços terapêuticos quanto às hipóteses diagnósticas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Contudo, identificam-se outros vislumbres de compreensão e cuidado à infância. Processo de intervenção: Assim, este artigo busca descrever e analisar a prática da terapia ocupacional em um grupo de Movimento Vital Expressivo, com crianças, em um dispositivo de cuidado no interior de São Paulo. Síntese das considerações: A partir da descrição dos encontros realizados, à luz do Sistema Rio Aberto e do arcabouço teórico da Terapia Ocupacional, considera-se que práticas de cuidado que respeitam as formas de ser e fazer das crianças corroboram na construção de possibilidades de produção de vida.Palavras-chave: Terpia Ocupacional. Saúde Mental. Criança aAbstract Contextualization: Currently, there is a significant demand for medical referrals to therapeutic services regarding the diagnostic hypotheses of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). However, other glimpses of understanding and care for children are identified. Intervention/Follow-up process: Thus, this article seeks to describe and analyze the practice of occupational therapy in a group of Vital Expressive Movement with children in a care device in the interior of São Paulo. Synthesis of Consideration: Based on the description of the meetings held in the light of the Río Abierto System and the theoretical framework of occupational therapy, it is considered that experiences like this corroborate the construction of practices that respect the ways of being and doing of children..Keywords: Occupational Therapy. Mental Health. Child ResumenContextualización: Actualmente, existe una importante demanda de derivaciones médicas a servicios terapéuticos en relación con las hipótesis diagnósticas de los niños con trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Sin embargo, se identifican otros destellos de comprensión y cuidado de los niños. Intervención / Proceso de seguimiento: Así, este artículo busca describir y analizar la práctica de la terapia ocupacional en un grupo de Movimiento Expresivo Vital con niños en un dispositivo de cuidado en el interior de São Paulo. Síntese de consideraciones: A partir de la descripción de los encuentros realizados a la luz del Sistema Río Abierto y el marco teórico de la terapia ocupacional, se considera que experiencias como esta corroboran la construcción de prácticas que respetan las formas de ser y hacer de los niños.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Salud Mental. NiñoUniversidade Federal do Rio de JaneiroFarias, Aline ZacchiMazak, Mayara Soler RamosViaro, Raissa Cristinade Barros, Laura Pozzana2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4233510.47222/2526-3544.rbto42335Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 639-6462526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42335/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42335/14821https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42335/14822/*ref*/American Academy of Pediatrics. (2016). Mind-Body Therapies in Children and Youth. Pediatrics, 138(3), e20161896. https://doi.org/10.1542/peds.2016-1896 Brasil. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de (2011). Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html Brasil. Portaria Ministerial nº 971, em 03 de maio de (2006). Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). https://saude.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=874 Caliman, L. V., César, J. M., & Kastrup, V. (2020). Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(4), 166-195. https://doi.org/10.5965/198431781642020166 Ferigato, S. H. (2008). O Agir Criativo em Terapia Ocupacional: Uma Reflexão Filosófica a partir dos paradoxos da contemporaneidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 15(2), 131-137. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/142/99 Fernandes, A. D. S. A (2019). Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil na Atenção Básica à Saúde: Práticas, Desafios e Perspectivas. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11798 Furlan, P. G. et al. (2021). Práticas integrativas para o cuidado em saúde e o suporte social no ambiente universitário: Yoga, meditação e Reiki. Cadernos da Pedagogia, 15(31), 150-161.http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1543/587 Liberman, F. & Maximino, V. (2015). Planos grupais e experiência estética: friccionando ideias, emoções e conceitos. In V. Maximino, & F. Liberman. (Org.). Grupos e terapia ocupacional, formação, pesquisa e ações (pp. 115-127). Summus Editorial. Lima, E. M. F. A. (2006). A saúde mental nos caminhos da terapia ocupacional. O mundo da Saúde, 30(1), 117-122. http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/34/saude_mental.pdf Lima, E. M. F. A., Inforsato, E. A., Quarentei, M. S., Dorneles, P. S. & Castro, E. D. (2011). PACTO: 10 anos de ações na interface arte e saúde e suas ressonâncias no campo profissional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 19(3), 369-380. http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/cto.2011.010. Matsukura, T. S. & Salles, M. M. (2016). Conceitos de Ocupação e atividade: Caminhos percorridos pela literatura nacional e de língua inglesa. In T.S. Matsukura & M.M. Salles (Orgs.), Cotidiano, atividade humana e ocupação: perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental (pp. 13-37). EdUFSCar. Pastore, M. N. & Barros, D. D (2015). A cultura do brincar e a socialização infantil: percepções sobre o ser criança numa comunidade moçambicana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 23(3), 599-609. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO1172 Pastore, M. D. N. (2020). O tempo do brincar: narrativas visuais a partir de experiência etnográfica (Ensaio Fotográfico). Revista da Fundarte, 42(42), 1-11. http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868.831 Pozzana, L. (2008). O Corpo em conexão: Sistema Rio Aberto. Niterói.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T15:31:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42335Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-08T15:31:43Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
title Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
spellingShingle Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
Farias, Aline Zacchi
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Movimento Vital Expressivo.
Terapia Ocupacional e Criança
title_short Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
title_full Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
title_fullStr Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
title_full_unstemmed Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
title_sort Ser e estar criança em um grupo terapêutico a partir do movimento vital expressivo (MVE): um relato de experiência/Being a child in a therapeutic group as of the vital expressive movement (vem): an experience report
author Farias, Aline Zacchi
author_facet Farias, Aline Zacchi
Mazak, Mayara Soler Ramos
Viaro, Raissa Cristina
de Barros, Laura Pozzana
author_role author
author2 Mazak, Mayara Soler Ramos
Viaro, Raissa Cristina
de Barros, Laura Pozzana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Aline Zacchi
Mazak, Mayara Soler Ramos
Viaro, Raissa Cristina
de Barros, Laura Pozzana
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Movimento Vital Expressivo.
Terapia Ocupacional e Criança
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Movimento Vital Expressivo.
Terapia Ocupacional e Criança
description Contextualização: Atualmente, há uma demanda significativa de encaminhamentos médicos aos serviços terapêuticos quanto às hipóteses diagnósticas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Contudo, identificam-se outros vislumbres de compreensão e cuidado à infância. Processo de intervenção: Assim, este artigo busca descrever e analisar a prática da terapia ocupacional em um grupo de Movimento Vital Expressivo, com crianças, em um dispositivo de cuidado no interior de São Paulo. Síntese das considerações: A partir da descrição dos encontros realizados, à luz do Sistema Rio Aberto e do arcabouço teórico da Terapia Ocupacional, considera-se que práticas de cuidado que respeitam as formas de ser e fazer das crianças corroboram na construção de possibilidades de produção de vida.Palavras-chave: Terpia Ocupacional. Saúde Mental. Criança aAbstract Contextualization: Currently, there is a significant demand for medical referrals to therapeutic services regarding the diagnostic hypotheses of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). However, other glimpses of understanding and care for children are identified. Intervention/Follow-up process: Thus, this article seeks to describe and analyze the practice of occupational therapy in a group of Vital Expressive Movement with children in a care device in the interior of São Paulo. Synthesis of Consideration: Based on the description of the meetings held in the light of the Río Abierto System and the theoretical framework of occupational therapy, it is considered that experiences like this corroborate the construction of practices that respect the ways of being and doing of children..Keywords: Occupational Therapy. Mental Health. Child ResumenContextualización: Actualmente, existe una importante demanda de derivaciones médicas a servicios terapéuticos en relación con las hipótesis diagnósticas de los niños con trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Sin embargo, se identifican otros destellos de comprensión y cuidado de los niños. Intervención / Proceso de seguimiento: Así, este artículo busca describir y analizar la práctica de la terapia ocupacional en un grupo de Movimiento Expresivo Vital con niños en un dispositivo de cuidado en el interior de São Paulo. Síntese de consideraciones: A partir de la descripción de los encuentros realizados a la luz del Sistema Río Abierto y el marco teórico de la terapia ocupacional, se considera que experiencias como esta corroboran la construcción de prácticas que respetan las formas de ser y hacer de los niños.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Salud Mental. Niño
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42335
10.47222/2526-3544.rbto42335
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42335
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto42335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42335/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42335/14821
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42335/14822
/*ref*/American Academy of Pediatrics. (2016). Mind-Body Therapies in Children and Youth. Pediatrics, 138(3), e20161896. https://doi.org/10.1542/peds.2016-1896 Brasil. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de (2011). Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html Brasil. Portaria Ministerial nº 971, em 03 de maio de (2006). Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). https://saude.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=874 Caliman, L. V., César, J. M., & Kastrup, V. (2020). Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(4), 166-195. https://doi.org/10.5965/198431781642020166 Ferigato, S. H. (2008). O Agir Criativo em Terapia Ocupacional: Uma Reflexão Filosófica a partir dos paradoxos da contemporaneidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 15(2), 131-137. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/142/99 Fernandes, A. D. S. A (2019). Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil na Atenção Básica à Saúde: Práticas, Desafios e Perspectivas. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11798 Furlan, P. G. et al. (2021). Práticas integrativas para o cuidado em saúde e o suporte social no ambiente universitário: Yoga, meditação e Reiki. Cadernos da Pedagogia, 15(31), 150-161.http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1543/587 Liberman, F. & Maximino, V. (2015). Planos grupais e experiência estética: friccionando ideias, emoções e conceitos. In V. Maximino, & F. Liberman. (Org.). Grupos e terapia ocupacional, formação, pesquisa e ações (pp. 115-127). Summus Editorial. Lima, E. M. F. A. (2006). A saúde mental nos caminhos da terapia ocupacional. O mundo da Saúde, 30(1), 117-122. http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/34/saude_mental.pdf Lima, E. M. F. A., Inforsato, E. A., Quarentei, M. S., Dorneles, P. S. & Castro, E. D. (2011). PACTO: 10 anos de ações na interface arte e saúde e suas ressonâncias no campo profissional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 19(3), 369-380. http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/cto.2011.010. Matsukura, T. S. & Salles, M. M. (2016). Conceitos de Ocupação e atividade: Caminhos percorridos pela literatura nacional e de língua inglesa. In T.S. Matsukura & M.M. Salles (Orgs.), Cotidiano, atividade humana e ocupação: perspectivas da terapia ocupacional no campo da saúde mental (pp. 13-37). EdUFSCar. Pastore, M. N. & Barros, D. D (2015). A cultura do brincar e a socialização infantil: percepções sobre o ser criança numa comunidade moçambicana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 23(3), 599-609. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO1172 Pastore, M. D. N. (2020). O tempo do brincar: narrativas visuais a partir de experiência etnográfica (Ensaio Fotográfico). Revista da Fundarte, 42(42), 1-11. http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868.831 Pozzana, L. (2008). O Corpo em conexão: Sistema Rio Aberto. Niterói.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 639-646
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321182696538112