Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOS
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Natália Sobral, Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34621
Resumo: Introdução: Sabe-se que a escola é um ambiente que contribui não só para o desenvolvimento de aprendizagem, mas também para a construção da cidadania, e nesse contexto diversas medidas vêm sendo tomadas para o enfrentamento da violência. Objetivo: Este artigo propõe investigar as possíveis intervenções da terapia ocupacional para o enfrentamento da violência na escola na educação infantil através de um diagnóstico situacional. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo realizada numa escola pública de educação básica localizada no município de João Pessoa-PB e sua coleta de dados se deu por meio de observações das crianças no recreio e aplicação de entrevista semiestruturada com professores e profissionais da educação infantil. Resultados: Utilizou-se a análise categorial de Bardin e desenvolveu-se três categorias abrangendo o significado da violência para os profissionais, as realidades do contexto frente a violência na escola e propostas de enfrentamento. Conclusão: Concluiu-se que, para o enfrentamento, é necessário construir um trabalho de atenção e cuidado articulado com a escola, crianças, família e comunidade.Palavras-chave: Violência. Escola. Terapia Ocupacional. Educação Infantil. Enfrentamento da violência. Crianças. AbstractIntroduction: It is known that the school is an environment that contributes not only to the development of learning, but also to the construction of citizenship, and in this context several measures have been taken to confront violence. Objective: This article proposes to investigate the possible interventions of occupational therapy to cope with violence at school in early childhood education through a situational diagnosis. Method: The research is characterized as qualitative, being carried out in a public school of basic education located in the city of João Pessoa-PB and its data collection occurred through observations of children in the playground and application of semi-structured interviews with teachers and early childhood education professionals. Results: Bardin's categorical analysis was used and three categories were developed covering the meaning of violence for professionals, the realities of the context in the face of violence at school and proposals for coping. Conclusion: It was concluded that, in order to cope, it is necessary to build a work of attention and care articulated with the school, children, family and community.Keywords: Violence. School; Occupational Therapy. Early Childhood Education. Coping with violence. Children. ResumenIntroduction: Se sabe que la escuela es un entorno que contribuye no sólo al desarrollo del aprendizaje, sino también a la construcción de la ciudadanía, y en este contexto se han tomado varias medidas para hacer frente a la violencia. Objetivo: Este artículo propone investigar las posibles intervenciones de terapia ocupacional para hacer frente a la violencia en la escuela en la educación de la primera infancia a través de un diagnóstico situacional. Método: La investigación se caracteriza por cualitativa, realizada en una escuela pública de educación básica ubicada en la ciudad de Joao Pessoa-PB y su recopilación de datos se produjo a través de observaciones de niños en el patio de recreo y aplicación de entrevistas semiestructuradas con profesores y profesionales de la educación de la primera infancia. Resultado: Se utilizó el análisis categórico de Bardin y se desarrollaron tres categorías que abarcan el significado de la violencia para los profesionales, las realidades del contexto frente a la violencia en la escuela y las propuestas para hacer frente a la violencia. Conclusión: Se llegó a la conclusión de que, para hacer frente, es necesario construir una obra de atención y cuidado articulada con la escuela, los niños, la familia y la comunidad.Palabras clave: Violencia. Escuela. Terapia Ocupacional. Educación en la primera infância. Afrontamiento de la violência. Niños. 
id UFRJ-14_e8a739dcec89d8bceb355ba409f99c8e
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/34621
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood educationTerapia Ocupacional;Educação; Ciências SociaisTerapia Ocupacional, violência, escola, criançasviolência, escola, crianças, Terapia Ocupacional, criançasIntrodução: Sabe-se que a escola é um ambiente que contribui não só para o desenvolvimento de aprendizagem, mas também para a construção da cidadania, e nesse contexto diversas medidas vêm sendo tomadas para o enfrentamento da violência. Objetivo: Este artigo propõe investigar as possíveis intervenções da terapia ocupacional para o enfrentamento da violência na escola na educação infantil através de um diagnóstico situacional. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo realizada numa escola pública de educação básica localizada no município de João Pessoa-PB e sua coleta de dados se deu por meio de observações das crianças no recreio e aplicação de entrevista semiestruturada com professores e profissionais da educação infantil. Resultados: Utilizou-se a análise categorial de Bardin e desenvolveu-se três categorias abrangendo o significado da violência para os profissionais, as realidades do contexto frente a violência na escola e propostas de enfrentamento. Conclusão: Concluiu-se que, para o enfrentamento, é necessário construir um trabalho de atenção e cuidado articulado com a escola, crianças, família e comunidade.Palavras-chave: Violência. Escola. Terapia Ocupacional. Educação Infantil. Enfrentamento da violência. Crianças. AbstractIntroduction: It is known that the school is an environment that contributes not only to the development of learning, but also to the construction of citizenship, and in this context several measures have been taken to confront violence. Objective: This article proposes to investigate the possible interventions of occupational therapy to cope with violence at school in early childhood education through a situational diagnosis. Method: The research is characterized as qualitative, being carried out in a public school of basic education located in the city of João Pessoa-PB and its data collection occurred through observations of children in the playground and application of semi-structured interviews with teachers and early childhood education professionals. Results: Bardin's categorical analysis was used and three categories were developed covering the meaning of violence for professionals, the realities of the context in the face of violence at school and proposals for coping. Conclusion: It was concluded that, in order to cope, it is necessary to build a work of attention and care articulated with the school, children, family and community.Keywords: Violence. School; Occupational Therapy. Early Childhood Education. Coping with violence. Children. ResumenIntroduction: Se sabe que la escuela es un entorno que contribuye no sólo al desarrollo del aprendizaje, sino también a la construcción de la ciudadanía, y en este contexto se han tomado varias medidas para hacer frente a la violencia. Objetivo: Este artículo propone investigar las posibles intervenciones de terapia ocupacional para hacer frente a la violencia en la escuela en la educación de la primera infancia a través de un diagnóstico situacional. Método: La investigación se caracteriza por cualitativa, realizada en una escuela pública de educación básica ubicada en la ciudad de Joao Pessoa-PB y su recopilación de datos se produjo a través de observaciones de niños en el patio de recreo y aplicación de entrevistas semiestructuradas con profesores y profesionales de la educación de la primera infancia. Resultado: Se utilizó el análisis categórico de Bardin y se desarrollaron tres categorías que abarcan el significado de la violencia para los profesionales, las realidades del contexto frente a la violencia en la escuela y las propuestas para hacer frente a la violencia. Conclusión: Se llegó a la conclusión de que, para hacer frente, es necesario construir una obra de atención y cuidado articulada con la escuela, los niños, la familia y la comunidad.Palabras clave: Violencia. Escuela. Terapia Ocupacional. Educación en la primera infância. Afrontamiento de la violência. Niños. Universidade Federal do Rio de JaneiroCALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOSMonteiro, Natália SobralVirgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3462110.47222/2526-3544.rbto34621Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 2 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 153-1692526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34621/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11451https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11452https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11453/*ref*/Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70./*ref*/Becker, K., & Kassouf, A. (2016). Violência nas escolas públicas brasileiras: uma análise da relação entre o comportamento agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Nova economia. 26(2), 653-677./*ref*/Buelau, R. M., Inforsato, E. A., & Lima, E. M. F. A. (2009). Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 20(3), 164-170./*ref*/Caimi, C. L., Oliveira, L. F. L., & Haushahn, R. C. (2008). Concepções de Agressividade no Âmbito da Educação Infantil. In: Contexto e Educação (pp. 155-179). São Geraldo: Editora Unijuí./*ref*/Candreva, T., Cassiani, V., Ruy, M. P., Thomazini, L., Freita H. C. de, & Prodócimo, E. (2009) A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de intervenção. Pensar a prática. 12(1), 1-11./*ref*/Carleto, D. G. S., Alves, H. C., & Gontijo, D. T. (2010). Promoção de saúde, desempenho ocupacional e vulnerabilidade social: subsídios para a intervenção da Terapia Ocupacional com adolescentes acolhidas institucionalmente. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 21(1), 89-97./*ref*/Charlot, B. (2002). A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias. 4(8), 432-443. Conselho Federal De Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. (2005). Revista Coffito. Brasília. Ano 7, n. 24./*ref*/Côrtes, C., Gontijo, D. T., & Alves, H. C. (2011). Ações da Terapia Ocupacional para a prevenção da violência com adolescentes: relato de pesquisa. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 22(3), 208-215./*ref*/Costa, P. A. da S. (2011). Violência no cotidiano escolar: a visão dos professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Corumbá-MS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, MS, Brasil./*ref*/Farias, M. N., & Faleiro, W. (2017). Contribuições da Terapia Ocupacional Social nas escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo. 2(--), 542-562./*ref*/Fontanella, B. J. B., Ricas, J., & Turato, E. R. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública. 24(1), 17-27./*ref*/Galvão, L. (2008). Cenas do cotidiano escolar: conflitos sim, violência não. Petrópolis: Vozes./*ref*/Gontijo, D., Julião, C., Kappel, V., Alves, H., & Farinelli, M. (2013). Identificação e caracterização da violência escolar: subsídios para ações de enfrentamento. Mundo Saúde. 37(1), 16-24./*ref*/Guimarães, C. M., Lopes, C. C. G. P., Fernandes, J. G. D., Sábio, S. C., Rodrigues, S. A, & Toninato, T. D. (2008). A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para a educação infantil no período de 1996-2006. Revista Interações. 9(--), 32-65./*ref*/Kappel, V., Gontijo, D., Medeiros, M., & Monteiro, E. (2014). Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface: Botucatu. 18(51), 723-35./*ref*/Lacourse, E., Coté, S., Nagin, D. S., Vitaro, F., Brendgen, M., & Tremblay, R. E. (2002). A Longitudinal-experimental Approach to Testing Theories of Antisocial Behavior Development. Development & Psychopathology. 14(--), 909- 924./*ref*/Malhotra, N. K., Rocha, I., Laudissio, M. C., Altheman, E., & Borges, F. M. (2005). Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall./*ref*/Marcolino, T. Q. (2014). Reflexões sobre a investigação do raciocínio clínico em terapia ocupacional em saúde mental: o caso do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 22(3), 635-642./*ref*/Marques, R. (2011). Professores, família e projecto educativo. Lisboa: Asa Editores./*ref*/Minayo, M. C. S. (2006). Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz./*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. (2002). Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra./*ref*/Ponce, J. (2016). Equipes Multidisciplinares e seu papel nas escolas: Uma experiência baseada em Obras de Arte. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEED/PR./*ref*/Reis, L. (2010). A participação da família no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil./*ref*/Santos, H. (2016). A violência presente nas relações entre alunos e professores no contexto escolar: um estudo bibliográfico. Disponível em: https://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Helen.pdf./*ref*/Silva, J. P. da. (2016). Violência na educação infantil: apreensão dos sentidos e significados docentes. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, MS, Brasil./*ref*/Silva, R. P. da. (2012). A escola enquanto espaço de construção do conhecimento. Revista Espaço Acadêmico. 12(139), 83-91./*ref*/Spósito, M. P. (2001). Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa. 27(1), 87-103./*ref*/Tigre, M, das G. do E. S. (2013). Escola, Juventude e Violência: um estudo no ensino médio. Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, SP, Brasil./*ref*/Tremblay, R., Gervais, J., & Petitclerc, A. (2008). Prevenir a violência pelo aprendizado na primeira infância. Montréal: Centre d’excellence pour le Departamento de Psicologia 10 développement des jeunes enfants. Disponível em: http://www.excellencejeunesenfants.ca/documents/Tremblay_RelatorioAgressao_PRT.pdf.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-12T03:33:21Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/34621Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-05-12T03:33:21Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
title Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
spellingShingle Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
CALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOS
Terapia Ocupacional;Educação; Ciências Sociais
Terapia Ocupacional, violência, escola, crianças
violência, escola, crianças, Terapia Ocupacional, crianças
title_short Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
title_full Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
title_fullStr Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
title_full_unstemmed Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
title_sort Terapia ocupacional x violência na escola: possibilidades de enfrentamento na educação infantil/ Occupational Therapy X Violence at school: possibility of coping in early childhood education
author CALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOS
author_facet CALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOS
Monteiro, Natália Sobral
Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque
author_role author
author2 Monteiro, Natália Sobral
Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CALHEIROS, MARIA NATALIA SANTOS
Monteiro, Natália Sobral
Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional;Educação; Ciências Sociais
Terapia Ocupacional, violência, escola, crianças
violência, escola, crianças, Terapia Ocupacional, crianças
topic Terapia Ocupacional;Educação; Ciências Sociais
Terapia Ocupacional, violência, escola, crianças
violência, escola, crianças, Terapia Ocupacional, crianças
description Introdução: Sabe-se que a escola é um ambiente que contribui não só para o desenvolvimento de aprendizagem, mas também para a construção da cidadania, e nesse contexto diversas medidas vêm sendo tomadas para o enfrentamento da violência. Objetivo: Este artigo propõe investigar as possíveis intervenções da terapia ocupacional para o enfrentamento da violência na escola na educação infantil através de um diagnóstico situacional. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo realizada numa escola pública de educação básica localizada no município de João Pessoa-PB e sua coleta de dados se deu por meio de observações das crianças no recreio e aplicação de entrevista semiestruturada com professores e profissionais da educação infantil. Resultados: Utilizou-se a análise categorial de Bardin e desenvolveu-se três categorias abrangendo o significado da violência para os profissionais, as realidades do contexto frente a violência na escola e propostas de enfrentamento. Conclusão: Concluiu-se que, para o enfrentamento, é necessário construir um trabalho de atenção e cuidado articulado com a escola, crianças, família e comunidade.Palavras-chave: Violência. Escola. Terapia Ocupacional. Educação Infantil. Enfrentamento da violência. Crianças. AbstractIntroduction: It is known that the school is an environment that contributes not only to the development of learning, but also to the construction of citizenship, and in this context several measures have been taken to confront violence. Objective: This article proposes to investigate the possible interventions of occupational therapy to cope with violence at school in early childhood education through a situational diagnosis. Method: The research is characterized as qualitative, being carried out in a public school of basic education located in the city of João Pessoa-PB and its data collection occurred through observations of children in the playground and application of semi-structured interviews with teachers and early childhood education professionals. Results: Bardin's categorical analysis was used and three categories were developed covering the meaning of violence for professionals, the realities of the context in the face of violence at school and proposals for coping. Conclusion: It was concluded that, in order to cope, it is necessary to build a work of attention and care articulated with the school, children, family and community.Keywords: Violence. School; Occupational Therapy. Early Childhood Education. Coping with violence. Children. ResumenIntroduction: Se sabe que la escuela es un entorno que contribuye no sólo al desarrollo del aprendizaje, sino también a la construcción de la ciudadanía, y en este contexto se han tomado varias medidas para hacer frente a la violencia. Objetivo: Este artículo propone investigar las posibles intervenciones de terapia ocupacional para hacer frente a la violencia en la escuela en la educación de la primera infancia a través de un diagnóstico situacional. Método: La investigación se caracteriza por cualitativa, realizada en una escuela pública de educación básica ubicada en la ciudad de Joao Pessoa-PB y su recopilación de datos se produjo a través de observaciones de niños en el patio de recreo y aplicación de entrevistas semiestructuradas con profesores y profesionales de la educación de la primera infancia. Resultado: Se utilizó el análisis categórico de Bardin y se desarrollaron tres categorías que abarcan el significado de la violencia para los profesionales, las realidades del contexto frente a la violencia en la escuela y las propuestas para hacer frente a la violencia. Conclusión: Se llegó a la conclusión de que, para hacer frente, es necesario construir una obra de atención y cuidado articulada con la escuela, los niños, la familia y la comunidad.Palabras clave: Violencia. Escuela. Terapia Ocupacional. Educación en la primera infância. Afrontamiento de la violência. Niños. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34621
10.47222/2526-3544.rbto34621
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34621
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto34621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34621/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11451
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11452
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34621/11453
/*ref*/Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
/*ref*/Becker, K., & Kassouf, A. (2016). Violência nas escolas públicas brasileiras: uma análise da relação entre o comportamento agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Nova economia. 26(2), 653-677.
/*ref*/Buelau, R. M., Inforsato, E. A., & Lima, E. M. F. A. (2009). Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 20(3), 164-170.
/*ref*/Caimi, C. L., Oliveira, L. F. L., & Haushahn, R. C. (2008). Concepções de Agressividade no Âmbito da Educação Infantil. In: Contexto e Educação (pp. 155-179). São Geraldo: Editora Unijuí.
/*ref*/Candreva, T., Cassiani, V., Ruy, M. P., Thomazini, L., Freita H. C. de, & Prodócimo, E. (2009) A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de intervenção. Pensar a prática. 12(1), 1-11.
/*ref*/Carleto, D. G. S., Alves, H. C., & Gontijo, D. T. (2010). Promoção de saúde, desempenho ocupacional e vulnerabilidade social: subsídios para a intervenção da Terapia Ocupacional com adolescentes acolhidas institucionalmente. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 21(1), 89-97.
/*ref*/Charlot, B. (2002). A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias. 4(8), 432-443. Conselho Federal De Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. (2005). Revista Coffito. Brasília. Ano 7, n. 24.
/*ref*/Côrtes, C., Gontijo, D. T., & Alves, H. C. (2011). Ações da Terapia Ocupacional para a prevenção da violência com adolescentes: relato de pesquisa. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 22(3), 208-215.
/*ref*/Costa, P. A. da S. (2011). Violência no cotidiano escolar: a visão dos professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Corumbá-MS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, MS, Brasil.
/*ref*/Farias, M. N., & Faleiro, W. (2017). Contribuições da Terapia Ocupacional Social nas escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo. 2(--), 542-562.
/*ref*/Fontanella, B. J. B., Ricas, J., & Turato, E. R. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública. 24(1), 17-27.
/*ref*/Galvão, L. (2008). Cenas do cotidiano escolar: conflitos sim, violência não. Petrópolis: Vozes.
/*ref*/Gontijo, D., Julião, C., Kappel, V., Alves, H., & Farinelli, M. (2013). Identificação e caracterização da violência escolar: subsídios para ações de enfrentamento. Mundo Saúde. 37(1), 16-24.
/*ref*/Guimarães, C. M., Lopes, C. C. G. P., Fernandes, J. G. D., Sábio, S. C., Rodrigues, S. A, & Toninato, T. D. (2008). A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para a educação infantil no período de 1996-2006. Revista Interações. 9(--), 32-65.
/*ref*/Kappel, V., Gontijo, D., Medeiros, M., & Monteiro, E. (2014). Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface: Botucatu. 18(51), 723-35.
/*ref*/Lacourse, E., Coté, S., Nagin, D. S., Vitaro, F., Brendgen, M., & Tremblay, R. E. (2002). A Longitudinal-experimental Approach to Testing Theories of Antisocial Behavior Development. Development & Psychopathology. 14(--), 909- 924.
/*ref*/Malhotra, N. K., Rocha, I., Laudissio, M. C., Altheman, E., & Borges, F. M. (2005). Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
/*ref*/Marcolino, T. Q. (2014). Reflexões sobre a investigação do raciocínio clínico em terapia ocupacional em saúde mental: o caso do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 22(3), 635-642.
/*ref*/Marques, R. (2011). Professores, família e projecto educativo. Lisboa: Asa Editores.
/*ref*/Minayo, M. C. S. (2006). Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
/*ref*/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. (2002). Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra.
/*ref*/Ponce, J. (2016). Equipes Multidisciplinares e seu papel nas escolas: Uma experiência baseada em Obras de Arte. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEED/PR.
/*ref*/Reis, L. (2010). A participação da família no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
/*ref*/Santos, H. (2016). A violência presente nas relações entre alunos e professores no contexto escolar: um estudo bibliográfico. Disponível em: https://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Helen.pdf.
/*ref*/Silva, J. P. da. (2016). Violência na educação infantil: apreensão dos sentidos e significados docentes. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, MS, Brasil.
/*ref*/Silva, R. P. da. (2012). A escola enquanto espaço de construção do conhecimento. Revista Espaço Acadêmico. 12(139), 83-91.
/*ref*/Spósito, M. P. (2001). Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa. 27(1), 87-103.
/*ref*/Tigre, M, das G. do E. S. (2013). Escola, Juventude e Violência: um estudo no ensino médio. Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, SP, Brasil.
/*ref*/Tremblay, R., Gervais, J., & Petitclerc, A. (2008). Prevenir a violência pelo aprendizado na primeira infância. Montréal: Centre d’excellence pour le Departamento de Psicologia 10 développement des jeunes enfants. Disponível em: http://www.excellencejeunesenfants.ca/documents/Tremblay_RelatorioAgressao_PRT.pdf.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 2 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 153-169
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321181321854976