Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769 |
Resumo: | Introdução: A Atenção Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas ainda se discutem as dificuldades para formar profissionais aptos a atuarem neste contexto, incluindo-se o terapeuta ocupacional. Objetivos: Investigar a percepção de egressos de um Curso de Graduação em Terapia Ocupacional sobre o papel deste profissional na Atenção Básica e identificar aspectos da formação que contribuíram para essa percepção. Método: Pesquisa qualitativa que contou com a participação de 41 egressos, que responderam a um questionário com cinco questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: A categorias obtidas relacionam-se tanto aos princípios da Atenção Básica quanto aos referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional. A maioria dos sujeitos considerou que as experiências na graduação foram insuficientes para prepará-los para atuar na Atenção Básica. Discussão: Observa-se que o terapeuta ocupacional pode contribuir de forma diferenciada com as ações da Atenção Básica, tanto ao se considerar a sua especificidade em relação aos demais profissionais das equipes, quanto ao se comparar a sua ação neste e em outros contextos de atuação. Contudo, os esforços do Curso, como a participação em programas indutores da mudança curricular na saúde, mostraram-se insuficientes no fornecimento de instrumentos que permitam que o egresso se perceba capaz de trabalhar na Atenção Básica. Conclusão: Reforça-se a necessidade de repensar a formação do terapeuta ocupacional, favorecendo o contato com a Atenção Básica desde o início da graduação e revendo a inclusão desta temática em outros níveis de formação profissional. |
id |
UFRJ-14_4c9a0c772db65eb4ab4f0889cd040934 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61769 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy programAtenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Terapia Ocupacional. Capacitação Profissional.Atenção BásicaIntrodução: A Atenção Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas ainda se discutem as dificuldades para formar profissionais aptos a atuarem neste contexto, incluindo-se o terapeuta ocupacional. Objetivos: Investigar a percepção de egressos de um Curso de Graduação em Terapia Ocupacional sobre o papel deste profissional na Atenção Básica e identificar aspectos da formação que contribuíram para essa percepção. Método: Pesquisa qualitativa que contou com a participação de 41 egressos, que responderam a um questionário com cinco questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: A categorias obtidas relacionam-se tanto aos princípios da Atenção Básica quanto aos referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional. A maioria dos sujeitos considerou que as experiências na graduação foram insuficientes para prepará-los para atuar na Atenção Básica. Discussão: Observa-se que o terapeuta ocupacional pode contribuir de forma diferenciada com as ações da Atenção Básica, tanto ao se considerar a sua especificidade em relação aos demais profissionais das equipes, quanto ao se comparar a sua ação neste e em outros contextos de atuação. Contudo, os esforços do Curso, como a participação em programas indutores da mudança curricular na saúde, mostraram-se insuficientes no fornecimento de instrumentos que permitam que o egresso se perceba capaz de trabalhar na Atenção Básica. Conclusão: Reforça-se a necessidade de repensar a formação do terapeuta ocupacional, favorecendo o contato com a Atenção Básica desde o início da graduação e revendo a inclusão desta temática em outros níveis de formação profissional.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/6176910.47222/2526-3544.rbto61769Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769/40553Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCazeiro, Ana Paula MartinsBarbosa, Sebastião Barbosa de SousaSouza, Patrícia Lorena Pimentel deMelo, Vitória de AraújoAlonso, Carolina Maria do Carmo2024-04-30T03:30:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61769Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:22Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
title |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
spellingShingle |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program Cazeiro, Ana Paula Martins Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Terapia Ocupacional. Capacitação Profissional. Atenção Básica |
title_short |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
title_full |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
title_fullStr |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
title_full_unstemmed |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
title_sort |
Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program |
author |
Cazeiro, Ana Paula Martins |
author_facet |
Cazeiro, Ana Paula Martins Barbosa, Sebastião Barbosa de Sousa Souza, Patrícia Lorena Pimentel de Melo, Vitória de Araújo Alonso, Carolina Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Sebastião Barbosa de Sousa Souza, Patrícia Lorena Pimentel de Melo, Vitória de Araújo Alonso, Carolina Maria do Carmo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazeiro, Ana Paula Martins Barbosa, Sebastião Barbosa de Sousa Souza, Patrícia Lorena Pimentel de Melo, Vitória de Araújo Alonso, Carolina Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Terapia Ocupacional. Capacitação Profissional. Atenção Básica |
topic |
Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Terapia Ocupacional. Capacitação Profissional. Atenção Básica |
description |
Introdução: A Atenção Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas ainda se discutem as dificuldades para formar profissionais aptos a atuarem neste contexto, incluindo-se o terapeuta ocupacional. Objetivos: Investigar a percepção de egressos de um Curso de Graduação em Terapia Ocupacional sobre o papel deste profissional na Atenção Básica e identificar aspectos da formação que contribuíram para essa percepção. Método: Pesquisa qualitativa que contou com a participação de 41 egressos, que responderam a um questionário com cinco questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: A categorias obtidas relacionam-se tanto aos princípios da Atenção Básica quanto aos referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional. A maioria dos sujeitos considerou que as experiências na graduação foram insuficientes para prepará-los para atuar na Atenção Básica. Discussão: Observa-se que o terapeuta ocupacional pode contribuir de forma diferenciada com as ações da Atenção Básica, tanto ao se considerar a sua especificidade em relação aos demais profissionais das equipes, quanto ao se comparar a sua ação neste e em outros contextos de atuação. Contudo, os esforços do Curso, como a participação em programas indutores da mudança curricular na saúde, mostraram-se insuficientes no fornecimento de instrumentos que permitam que o egresso se perceba capaz de trabalhar na Atenção Básica. Conclusão: Reforça-se a necessidade de repensar a formação do terapeuta ocupacional, favorecendo o contato com a Atenção Básica desde o início da graduação e revendo a inclusão desta temática em outros níveis de formação profissional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769 10.47222/2526-3544.rbto61769 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto61769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769/40553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544) 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321180463071232 |