Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazeiro, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barbosa, Sebastião Barbosa de Sousa, Souza, Patrícia Lorena Pimentel de, Melo, Vitória de Araújo, Alonso, Carolina Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769
Resumo: Introdução: A Atenção Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas ainda se discutem as dificuldades para formar profissionais aptos a atuarem neste contexto, incluindo-se o terapeuta ocupacional. Objetivos: Investigar a percepção de egressos de um Curso de Graduação em Terapia Ocupacional sobre o papel deste profissional na Atenção Básica e identificar aspectos da formação que contribuíram para essa percepção. Método: Pesquisa qualitativa que contou com a participação de 41 egressos, que responderam a um questionário com cinco questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: A categorias obtidas relacionam-se tanto aos princípios da Atenção Básica quanto aos referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional. A maioria dos sujeitos considerou que as experiências na graduação foram insuficientes para prepará-los para atuar na Atenção Básica. Discussão: Observa-se que o terapeuta ocupacional pode contribuir de forma diferenciada com as ações da Atenção Básica, tanto ao se considerar a sua especificidade em relação aos demais profissionais das equipes, quanto ao se comparar a sua ação neste e em outros contextos de atuação. Contudo, os esforços do Curso, como a participação em programas indutores da mudança curricular na saúde, mostraram-se insuficientes no fornecimento de instrumentos que permitam que o egresso se perceba capaz de trabalhar na Atenção Básica. Conclusão: Reforça-se a necessidade de repensar a formação do terapeuta ocupacional, favorecendo o contato com a Atenção Básica desde o início da graduação e revendo a inclusão desta temática em outros níveis de formação profissional.
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spelling Formação para atuação na Atenção Básica: a perspectiva de egressos de um curso de Terapia Ocupacional: Educational readiness for primary care practice: insights from alumni of an occupational therapy programAtenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Terapia Ocupacional. Capacitação Profissional.Atenção BásicaIntrodução: A Atenção Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas ainda se discutem as dificuldades para formar profissionais aptos a atuarem neste contexto, incluindo-se o terapeuta ocupacional. Objetivos: Investigar a percepção de egressos de um Curso de Graduação em Terapia Ocupacional sobre o papel deste profissional na Atenção Básica e identificar aspectos da formação que contribuíram para essa percepção. Método: Pesquisa qualitativa que contou com a participação de 41 egressos, que responderam a um questionário com cinco questões abertas, cujas respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: A categorias obtidas relacionam-se tanto aos princípios da Atenção Básica quanto aos referenciais teórico-práticos da Terapia Ocupacional. A maioria dos sujeitos considerou que as experiências na graduação foram insuficientes para prepará-los para atuar na Atenção Básica. Discussão: Observa-se que o terapeuta ocupacional pode contribuir de forma diferenciada com as ações da Atenção Básica, tanto ao se considerar a sua especificidade em relação aos demais profissionais das equipes, quanto ao se comparar a sua ação neste e em outros contextos de atuação. Contudo, os esforços do Curso, como a participação em programas indutores da mudança curricular na saúde, mostraram-se insuficientes no fornecimento de instrumentos que permitam que o egresso se perceba capaz de trabalhar na Atenção Básica. Conclusão: Reforça-se a necessidade de repensar a formação do terapeuta ocupacional, favorecendo o contato com a Atenção Básica desde o início da graduação e revendo a inclusão desta temática em outros níveis de formação profissional.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/6176910.47222/2526-3544.rbto61769Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/61769/40553Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCazeiro, Ana Paula MartinsBarbosa, Sebastião Barbosa de SousaSouza, Patrícia Lorena Pimentel deMelo, Vitória de AraújoAlonso, Carolina Maria do Carmo2024-04-30T03:30:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61769Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:22Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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