Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da silva, Manuela Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti, dos Santos, Aline Maria Gomes, Cruz, Maria Soraida Silva, Falcão, Ilka Veras, de Almeida Alves, Cinthia Kalyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911
Resumo: Contextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations:  It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy.  ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional.  
id UFRJ-14_e174ad62c8ed909c668ade1db43145a1
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/37911
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health careFisioterapia e Terapia OcupacionalAtenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia OcupacionalTerapia Ocupacional e Atenção Primária à SaúdeContextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations:  It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy.  ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional.  Universidade Federal do Rio de JaneiroDa silva, Manuela Martinsde Oliveira, Maria Gisele Cavalcantidos Santos, Aline Maria GomesCruz, Maria Soraida SilvaFalcão, Ilka Verasde Almeida Alves, Cinthia Kalyne2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3791110.47222/2526-3544.rbto37911Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 449-4562526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12939https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12940/*ref*/Botti, S. H. O., Rego, S. (2008). Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3), 363-373. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011 Brasil. (1990). Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html Brasil. (2014). Cadernos de Atenção Básica, n. 39. Brasília: Ministério da Saúde. 116 p. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https://central3.to.gov.br/arquivo/404122/ Brasil. (2010). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde. 153p. Acesso em 2020 jul. 10]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf Cardoso, R. R., Brito, D. M., Soares, C. M. A., Souza, S. M., Mendes, P. H. C. (2016). Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência. Revista Norte Mineira de Enfermagem, 5(1), 97-104. Cruz, D. M. C., & Toyoda, C. Y. (2009). Terapia Ocupacional no tratamento do AVC. ComCiência, (109), 0-0. Freire P. (1978). Justificativa da pedagogia do oprimido In: Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gomes, J. A., Brito, C. M. D. (2013). Apoio matricial e Terapia Ocupacional: uma experiência de abordagem na saúde da criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 24(1), 81-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p81-86 Felicidade, P. J., Martins, L. C. N., Campai, A. L. M., Rezende, M. P., Farinelli, M. R. (2019). Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 7(4), 528-535. Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. (2017). Ações e Programas. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html Peduzzi, M., Agreli, H. F. (2018). Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface, Comunicação e Saúde, 22(2), 1525-1534. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827 Reis, F., Gomes, M. L., Aoki, M. (2012). Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre as populações atendidas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 20(3), 341-350. Reis, J. G., Harzheim, E., Nachif, M. C. A., Freitas, J. C., D’ávila, O., Hauser, L., Martins, C., Pedebos, L. A., Pinto, L. F. (2019). Criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e suas implicações para o SUS. Ciênc. Saúde coletiva, 24(9), 3457-3462. https://doi.org/10.1590/1413-81232018249.18612019 Serpa, E. A., Lima, A. C. D., Silva, A. C. D. (2018). Terapia Ocupacional e grupo hiperdia. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(3), 680-691. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784 Sundfeld, A. C. (2010). Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 20:1079-1097.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T03:23:05Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/37911Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-08-03T03:23:05Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
title Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
spellingShingle Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
Da silva, Manuela Martins
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde
title_short Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
title_full Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
title_fullStr Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
title_full_unstemmed Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
title_sort Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
author Da silva, Manuela Martins
author_facet Da silva, Manuela Martins
de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti
dos Santos, Aline Maria Gomes
Cruz, Maria Soraida Silva
Falcão, Ilka Veras
de Almeida Alves, Cinthia Kalyne
author_role author
author2 de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti
dos Santos, Aline Maria Gomes
Cruz, Maria Soraida Silva
Falcão, Ilka Veras
de Almeida Alves, Cinthia Kalyne
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Da silva, Manuela Martins
de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti
dos Santos, Aline Maria Gomes
Cruz, Maria Soraida Silva
Falcão, Ilka Veras
de Almeida Alves, Cinthia Kalyne
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde
description Contextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations:  It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy.  ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911
10.47222/2526-3544.rbto37911
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto37911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12939
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12940
/*ref*/Botti, S. H. O., Rego, S. (2008). Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3), 363-373. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011 Brasil. (1990). Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html Brasil. (2014). Cadernos de Atenção Básica, n. 39. Brasília: Ministério da Saúde. 116 p. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https://central3.to.gov.br/arquivo/404122/ Brasil. (2010). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde. 153p. Acesso em 2020 jul. 10]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf Cardoso, R. R., Brito, D. M., Soares, C. M. A., Souza, S. M., Mendes, P. H. C. (2016). Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência. Revista Norte Mineira de Enfermagem, 5(1), 97-104. Cruz, D. M. C., & Toyoda, C. Y. (2009). Terapia Ocupacional no tratamento do AVC. ComCiência, (109), 0-0. Freire P. (1978). Justificativa da pedagogia do oprimido In: Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gomes, J. A., Brito, C. M. D. (2013). Apoio matricial e Terapia Ocupacional: uma experiência de abordagem na saúde da criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 24(1), 81-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p81-86 Felicidade, P. J., Martins, L. C. N., Campai, A. L. M., Rezende, M. P., Farinelli, M. R. (2019). Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 7(4), 528-535. Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. (2017). Ações e Programas. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html Peduzzi, M., Agreli, H. F. (2018). Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface, Comunicação e Saúde, 22(2), 1525-1534. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827 Reis, F., Gomes, M. L., Aoki, M. (2012). Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre as populações atendidas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 20(3), 341-350. Reis, J. G., Harzheim, E., Nachif, M. C. A., Freitas, J. C., D’ávila, O., Hauser, L., Martins, C., Pedebos, L. A., Pinto, L. F. (2019). Criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e suas implicações para o SUS. Ciênc. Saúde coletiva, 24(9), 3457-3462. https://doi.org/10.1590/1413-81232018249.18612019 Serpa, E. A., Lima, A. C. D., Silva, A. C. D. (2018). Terapia Ocupacional e grupo hiperdia. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(3), 680-691. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784 Sundfeld, A. C. (2010). Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 20:1079-1097.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 449-456
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253327765995520