Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911 |
Resumo: | Contextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations: It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy. ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional. |
id |
UFRJ-14_e174ad62c8ed909c668ade1db43145a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/37911 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health careFisioterapia e Terapia OcupacionalAtenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia OcupacionalTerapia Ocupacional e Atenção Primária à SaúdeContextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations: It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy. ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Rio de JaneiroDa silva, Manuela Martinsde Oliveira, Maria Gisele Cavalcantidos Santos, Aline Maria GomesCruz, Maria Soraida SilvaFalcão, Ilka Verasde Almeida Alves, Cinthia Kalyne2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3791110.47222/2526-3544.rbto37911Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 449-4562526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12939https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12940/*ref*/Botti, S. H. O., Rego, S. (2008). Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3), 363-373. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011 Brasil. (1990). Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html Brasil. (2014). Cadernos de Atenção Básica, n. 39. Brasília: Ministério da Saúde. 116 p. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https://central3.to.gov.br/arquivo/404122/ Brasil. (2010). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde. 153p. Acesso em 2020 jul. 10]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf Cardoso, R. R., Brito, D. M., Soares, C. M. A., Souza, S. M., Mendes, P. H. C. (2016). Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência. Revista Norte Mineira de Enfermagem, 5(1), 97-104. Cruz, D. M. C., & Toyoda, C. Y. (2009). Terapia Ocupacional no tratamento do AVC. ComCiência, (109), 0-0. Freire P. (1978). Justificativa da pedagogia do oprimido In: Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gomes, J. A., Brito, C. M. D. (2013). Apoio matricial e Terapia Ocupacional: uma experiência de abordagem na saúde da criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 24(1), 81-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p81-86 Felicidade, P. J., Martins, L. C. N., Campai, A. L. M., Rezende, M. P., Farinelli, M. R. (2019). Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 7(4), 528-535. Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. (2017). Ações e Programas. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html Peduzzi, M., Agreli, H. F. (2018). Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface, Comunicação e Saúde, 22(2), 1525-1534. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827 Reis, F., Gomes, M. L., Aoki, M. (2012). Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre as populações atendidas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 20(3), 341-350. Reis, J. G., Harzheim, E., Nachif, M. C. A., Freitas, J. C., D’ávila, O., Hauser, L., Martins, C., Pedebos, L. A., Pinto, L. F. (2019). Criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e suas implicações para o SUS. Ciênc. Saúde coletiva, 24(9), 3457-3462. https://doi.org/10.1590/1413-81232018249.18612019 Serpa, E. A., Lima, A. C. D., Silva, A. C. D. (2018). Terapia Ocupacional e grupo hiperdia. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(3), 680-691. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784 Sundfeld, A. C. (2010). Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 20:1079-1097.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T03:23:05Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/37911Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-08-03T03:23:05Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
title |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
spellingShingle |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care Da silva, Manuela Martins Fisioterapia e Terapia Ocupacional Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde |
title_short |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
title_full |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
title_fullStr |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
title_full_unstemmed |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
title_sort |
Graduação em serviço: Terapia Ocupacional na atenção primaria à saúde/ Graduation in service: Occupational Therapy in primary health care |
author |
Da silva, Manuela Martins |
author_facet |
Da silva, Manuela Martins de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti dos Santos, Aline Maria Gomes Cruz, Maria Soraida Silva Falcão, Ilka Veras de Almeida Alves, Cinthia Kalyne |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti dos Santos, Aline Maria Gomes Cruz, Maria Soraida Silva Falcão, Ilka Veras de Almeida Alves, Cinthia Kalyne |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da silva, Manuela Martins de Oliveira, Maria Gisele Cavalcanti dos Santos, Aline Maria Gomes Cruz, Maria Soraida Silva Falcão, Ilka Veras de Almeida Alves, Cinthia Kalyne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional e Atenção Primária à Saúde |
description |
Contextualização: Trata-se de um relato de experiência de estudantes de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento docente e da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Processo de intervenção: As atividades foram direcionadas pelas ferramentas e atividades estruturantes do Nasf-AB. Análise crítica da prática: Experimentar a rotina do serviço e equipe permitiu que as estudantes aplicassem os conteúdos teóricos na prática e dimensionassem a multiplicidade de situações reais na APS. Síntese de considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional nesse campo trabalha potencialidades do usuário para uma vida participativa, contribuindo também para que as estudantes vivenciem a especificidade profissional durante a formação.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional. AbstractContextualization: This is an experience report of occupational therapy students in primary health care (PHC), with teacher and multidisciplinary team follow-up of the Expanded Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Intervention process: The activities were directed by nasf-AB's tools and structuring activities. Critical analysis of the practice: Experiencing the routine of the service and team allowed the students to apply the theoretical contents in practice and dimension the multiplicity of real situations in PHC. Synthesis of considerations: It is understood that Occupational Therapy in this field works the user's potential for a participatory life, also contributing to the students experiencing professional specificity during training.Keywords: Primary Health Care. Public Health. Occupational Therapy. ResumenContextualización: Este es un informe de experiencia de los estudiantes de terapia ocupacional en la atención primaria de salud (PHC), con el seguimiento del maestro y del equipo multidisciplinario del Centro ampliado de salud familiar y atención primaria (NASF-AB). Proceso de intervención: Las actividades fueron dirigidas por las herramientas y actividades de estructuración de nasf-AB. Análisis crítico de la práctica: Experimentar la rutina del servicio y el equipo permitió a los estudiantes aplicar los contenidos teóricos en la práctica y dimensionar la multiplicidad de situaciones reales en LA PHC. Síntesis de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional en este campo trabaja el potencial del usuario para una vida participativa, contribuyendo también a que los estudiantes experimenten especificidad profesional durante la formación.Palabras clave: Atención Primaria de Salud. Salud Pública. Terapia Ocupacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911 10.47222/2526-3544.rbto37911 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto37911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/37911/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12939 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/37911/12940 /*ref*/Botti, S. H. O., Rego, S. (2008). Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3), 363-373. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011 Brasil. (1990). Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html Brasil. (2014). Cadernos de Atenção Básica, n. 39. Brasília: Ministério da Saúde. 116 p. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https://central3.to.gov.br/arquivo/404122/ Brasil. (2010). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde. 153p. Acesso em 2020 jul. 10]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf Cardoso, R. R., Brito, D. M., Soares, C. M. A., Souza, S. M., Mendes, P. H. C. (2016). Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência. Revista Norte Mineira de Enfermagem, 5(1), 97-104. Cruz, D. M. C., & Toyoda, C. Y. (2009). Terapia Ocupacional no tratamento do AVC. ComCiência, (109), 0-0. Freire P. (1978). Justificativa da pedagogia do oprimido In: Freire P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Gomes, J. A., Brito, C. M. D. (2013). Apoio matricial e Terapia Ocupacional: uma experiência de abordagem na saúde da criança. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 24(1), 81-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p81-86 Felicidade, P. J., Martins, L. C. N., Campai, A. L. M., Rezende, M. P., Farinelli, M. R. (2019). Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 7(4), 528-535. Intervenção multiprofissional na sala de espera do HiperDia: relato de experiência Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. (2017). Ações e Programas. Acesso em 2020 jul. 10. Disponível em:https: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html Peduzzi, M., Agreli, H. F. (2018). Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface, Comunicação e Saúde, 22(2), 1525-1534. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827 Reis, F., Gomes, M. L., Aoki, M. (2012). Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde: reflexões sobre as populações atendidas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 20(3), 341-350. Reis, J. G., Harzheim, E., Nachif, M. C. A., Freitas, J. C., D’ávila, O., Hauser, L., Martins, C., Pedebos, L. A., Pinto, L. F. (2019). Criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e suas implicações para o SUS. Ciênc. Saúde coletiva, 24(9), 3457-3462. https://doi.org/10.1590/1413-81232018249.18612019 Serpa, E. A., Lima, A. C. D., Silva, A. C. D. (2018). Terapia Ocupacional e grupo hiperdia. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 26(3), 680-691. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784 Sundfeld, A. C. (2010). Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 20:1079-1097. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 3 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 449-456 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1814253327765995520 |