Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664 |
Resumo: | Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities. ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades. |
id |
UFRJ-14_5cc4fd590df551e91a8da19231e56e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55664 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação socialTerapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesTerapia OcupacionalObjetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities. ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5566410.47222/2526-3544.rbto55664Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1483-14932526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39099https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39100https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39101https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39108Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marina Batista Chaves Azevedo deDuque, Andrezza Marques2023-03-07T13:43:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55664Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-03-07T13:43:33Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
title |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
spellingShingle |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades Terapia Ocupacional |
title_short |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
title_full |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
title_fullStr |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
title_full_unstemmed |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
title_sort |
Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social |
author |
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de |
author_facet |
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de Duque, Andrezza Marques |
author_role |
author |
author2 |
Duque, Andrezza Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de Duque, Andrezza Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades Terapia Ocupacional |
topic |
Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades Terapia Ocupacional |
description |
Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities. ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Capa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664 10.47222/2526-3544.rbto55664 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto55664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39099 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39100 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39101 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1483-1493 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1814253320930328576 |