Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duque, Andrezza Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664
Resumo: Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.  ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.
id UFRJ-14_5cc4fd590df551e91a8da19231e56e6b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55664
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação socialTerapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesTerapia OcupacionalObjetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.  ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5566410.47222/2526-3544.rbto55664Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1483-14932526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39099https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39100https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39101https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39108Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marina Batista Chaves Azevedo deDuque, Andrezza Marques2023-03-07T13:43:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55664Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-03-07T13:43:33Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
title Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
spellingShingle Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades
Terapia Ocupacional
title_short Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
title_full Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
title_fullStr Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
title_full_unstemmed Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
title_sort Ensino em saúde e metodologias ativas: uma construção acadêmica e artística de “degraus” individuais e coletivos com destino à aprendizagem e transformação social
author Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
author_facet Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Duque, Andrezza Marques
author_role author
author2 Duque, Andrezza Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de
Duque, Andrezza Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades
Terapia Ocupacional
topic Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. Universidades
Terapia Ocupacional
description Objetivo: Pretende-se refletir sobre as potencialidades de uma formação graduada inserida em um campus universitário que possui como premissa filosófica a utilização de metodologias ativas de ensino. Descrição da imagem: Trata-se da imagem de uma escada localizada no ambiente universitário, a qual foi reformada/pintada pela comunidade acadêmica como estudantes, docentes, técnicos, funcionários terceirizados. Essa construção artística, em nossa reflexão, simboliza o que é o conhecimento construído através de metodologias ativas - um exercício autodirigido, coletivo e com o objetivo de proporcionar a “subida” para a formação. Ainda, compreende-se a arte e a educação como potencializadoras de processos de transformação social.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Ensino. Arte. UniversidadesAbstractAim: It is intended to reflect about the potentialities of a graduation course that is inserted in a university campus that have, as a philosophic premise, the use of active methodologies. Image description: Is the image of stairs in the university, that was painted by students, professors, and university workers. This artistic construction represents the concreteness that is the knowledge built by active methodologies, a process that happens in a self-directed and collective form, with the aim to propose the "climb" to the final of the graduation course. We consider art and education as good resources to produce social transformation.Keywords: Occupational Therapy. Teaching. Art. Universities.  ResumenObjetivo: Se pretende reflexionar sobre las potencialidades de una educación de posgrado inserta en un campus universitario que tiene como premisa filosófica el uso de metodologías activas. Descripción de la imagen: Es la imagen de las escaleras de la universidad, que fue pintada por estudiantes, profesores y trabajadores universitarios. Esta construcción artística representa la concreción de lo que es un conocimiento construido paulatinamente a través de metodologías activas, que sucede de manera autodirigida y colectiva, con el objetivo de brindar la “ascensión” para la formación. Aun así, el arte y la educación se entienden como potencializadores transformación social.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Enseñando. Arte. Universidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Capa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664
10.47222/2526-3544.rbto55664
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto55664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39099
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39100
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39101
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/55664/39108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 1 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1483-1493
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253320930328576