Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/49232 |
Resumo: | Introdução: O convívio direto entre os profissionais de Terapia Ocupacional e os seus clientes é essencial para uma maior eficácia nas intervenções e no alcance do objetivo traçado, sendo as aulas práticas e os estágios presenciais de extrema importância para o aluno de graduação. Todavia, em 2020, devido à pandemia da COVID-19, as universidades se adaptaram ao ensino remoto/não presencial, evidenciando diversas barreiras e desafios. Objetivo: Avaliar os impactos, positivos e negativos, da implementação do ensino remoto/não presencial, devido à pandemia da COVID-19, e suas possíveis implicações futuras, através da percepção de docentes e discentes dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras públicas e privadas. Método: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, utilizando formulário desenvolvido por meio do aplicativo de Formulário Google®, enviado às instituições de ensino superior, autorizadas pelo Ministério da Educação, que oferecem o curso de bacharelado em Terapia Ocupacional no Brasil. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes em relação aos impactos gerados pela pandemia no ensino e aprendizagem. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, sendo obtidas respostas de 21 instituições, sendo 16 universidades públicas e 5 universidades privadas, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Conclusão: Foi possível concluir que o ensino remoto, apesar de ser uma boa estratégia para a oferta de ensino de maneira emergencial, não é o suficiente para abarcar todas as necessidades que o curso de Terapia Ocupacional demanda.Palavras-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. COVID-19 AbstractIntroduction: The interaction between occupational therapy professionals and their clients is essential considering greater effectiveness in interventions and achieving the established objective; in this way, practical classes and internships are vital for undergraduate students. However, in 2020, due to the COVID-19 pandemic, the universities have readapted, since then, to remote teaching/non-classroom teaching, highlighting several obstacles and challenges. Objective: To assess the negative and positive impacts of the remote teaching/non-classroom teaching implementation due to the COVID-19 pandemic, and their possible future implications, through the perception of professors and students in undergraduate courses of Occupational Therapy at Brazilian public and private universities. Method: Exploratory study through data collection with quantitative character, by applying a questionnaire developed through Google Forms® applicative and sent to higher education institutions authorized by the Ministry of Education, which offers the bachelor's degree in Occupational Therapy in Brazil. The data were analyzed to understand the participants' conceptions and opinions related to the impacts caused by the pandemic on teaching and learning. Results: Of the 32 universities contacted, we obtained 21 responses, which were 16 public universities and 5 private universities, with 216 participants, which were 178 students and 38 professors. Conclusion: It was possible to conclude that despite being an excellent strategy to provide education in an emergency way, remote teaching is not enough to cover all the needs that the Occupational Therapy course requires.Keywords: Online Education. Occupational Therapy. Learning. COVID-19 ResumenIntroducción: La interacción directa entre los profesionales de la Terapia Ocupacional y sus clientes es fundamental para una mayor efectividad en las intervenciones y el logro del objetivo establecido, siendo las clases prácticas y las prácticas presenciales de suma importancia para los estudiantes de pregrado. Sin embargo, en 2020, debido a la pandemia de COVID-19, las universidades se adaptaron a la enseñanza remota/fuera del sitio, evidenciando varias barreras y desafios. Objetivo: Evaluar los impactos, positivos y negativos, de la implementación de la enseñanza a distancia/fuera del sitio, debido a la pandemia COVID-19, y sus posibles implicaciones futuras, a través de la percepción de profesores y estudiantes de carreras de grado en Terapia Ocupacional en Universidades brasileñas públicas y privadas. Método: Estudio exploratorio mediante recolección de datos, con enfoque cuantitativo, utilizando un formulario desarrollado a través de la aplicación Formulario Google®, enviado a instituciones de educación superior, autorizadas por el Ministerio de Educación, que ofrecen la carrera de Licenciatura en Terapia Ocupacional en Brasil. Se contabilizaron los datos, analizando las concepciones y opiniones de los participantes sobre los impactos generados por la pandemia en la enseñanza y el aprendizaje. Resultados: Se contactó con 32 universidades, con respuestas obtenidas de 21 instituciones, 16 universidades públicas y 5 universidades privadas, con 216 participantes, 178 estudiantes y 38 docentes. Conclusión: Se pudo concluir que la enseñanza a distancia, a pesar de ser una buena estrategia para brindar docencia de manera urgente, no es suficiente para cubrir todas las necesidades que demanda el curso de Terapia Ocupacional.Palabras clave: Enseñanza en línea. Terapia Ocupacional. Aprendizaje. COVID-19 |
id |
UFRJ-14_95f780450560f180c37d42b6e87d1e1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/49232 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapyciências da Saúde - Terapia OcupacionalEnsino Online; Terapia Ocupacional; Aprendizagem; COVID-19.Terapia OcupacionalIntrodução: O convívio direto entre os profissionais de Terapia Ocupacional e os seus clientes é essencial para uma maior eficácia nas intervenções e no alcance do objetivo traçado, sendo as aulas práticas e os estágios presenciais de extrema importância para o aluno de graduação. Todavia, em 2020, devido à pandemia da COVID-19, as universidades se adaptaram ao ensino remoto/não presencial, evidenciando diversas barreiras e desafios. Objetivo: Avaliar os impactos, positivos e negativos, da implementação do ensino remoto/não presencial, devido à pandemia da COVID-19, e suas possíveis implicações futuras, através da percepção de docentes e discentes dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras públicas e privadas. Método: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, utilizando formulário desenvolvido por meio do aplicativo de Formulário Google®, enviado às instituições de ensino superior, autorizadas pelo Ministério da Educação, que oferecem o curso de bacharelado em Terapia Ocupacional no Brasil. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes em relação aos impactos gerados pela pandemia no ensino e aprendizagem. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, sendo obtidas respostas de 21 instituições, sendo 16 universidades públicas e 5 universidades privadas, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Conclusão: Foi possível concluir que o ensino remoto, apesar de ser uma boa estratégia para a oferta de ensino de maneira emergencial, não é o suficiente para abarcar todas as necessidades que o curso de Terapia Ocupacional demanda.Palavras-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. COVID-19 AbstractIntroduction: The interaction between occupational therapy professionals and their clients is essential considering greater effectiveness in interventions and achieving the established objective; in this way, practical classes and internships are vital for undergraduate students. However, in 2020, due to the COVID-19 pandemic, the universities have readapted, since then, to remote teaching/non-classroom teaching, highlighting several obstacles and challenges. Objective: To assess the negative and positive impacts of the remote teaching/non-classroom teaching implementation due to the COVID-19 pandemic, and their possible future implications, through the perception of professors and students in undergraduate courses of Occupational Therapy at Brazilian public and private universities. Method: Exploratory study through data collection with quantitative character, by applying a questionnaire developed through Google Forms® applicative and sent to higher education institutions authorized by the Ministry of Education, which offers the bachelor's degree in Occupational Therapy in Brazil. The data were analyzed to understand the participants' conceptions and opinions related to the impacts caused by the pandemic on teaching and learning. Results: Of the 32 universities contacted, we obtained 21 responses, which were 16 public universities and 5 private universities, with 216 participants, which were 178 students and 38 professors. Conclusion: It was possible to conclude that despite being an excellent strategy to provide education in an emergency way, remote teaching is not enough to cover all the needs that the Occupational Therapy course requires.Keywords: Online Education. Occupational Therapy. Learning. COVID-19 ResumenIntroducción: La interacción directa entre los profesionales de la Terapia Ocupacional y sus clientes es fundamental para una mayor efectividad en las intervenciones y el logro del objetivo establecido, siendo las clases prácticas y las prácticas presenciales de suma importancia para los estudiantes de pregrado. Sin embargo, en 2020, debido a la pandemia de COVID-19, las universidades se adaptaron a la enseñanza remota/fuera del sitio, evidenciando varias barreras y desafios. Objetivo: Evaluar los impactos, positivos y negativos, de la implementación de la enseñanza a distancia/fuera del sitio, debido a la pandemia COVID-19, y sus posibles implicaciones futuras, a través de la percepción de profesores y estudiantes de carreras de grado en Terapia Ocupacional en Universidades brasileñas públicas y privadas. Método: Estudio exploratorio mediante recolección de datos, con enfoque cuantitativo, utilizando un formulario desarrollado a través de la aplicación Formulario Google®, enviado a instituciones de educación superior, autorizadas por el Ministerio de Educación, que ofrecen la carrera de Licenciatura en Terapia Ocupacional en Brasil. Se contabilizaron los datos, analizando las concepciones y opiniones de los participantes sobre los impactos generados por la pandemia en la enseñanza y el aprendizaje. Resultados: Se contactó con 32 universidades, con respuestas obtenidas de 21 instituciones, 16 universidades públicas y 5 universidades privadas, con 216 participantes, 178 estudiantes y 38 docentes. Conclusión: Se pudo concluir que la enseñanza a distancia, a pesar de ser una buena estrategia para brindar docencia de manera urgente, no es suficiente para cubrir todas las necesidades que demanda el curso de Terapia Ocupacional.Palabras clave: Enseñanza en línea. Terapia Ocupacional. Aprendizaje. COVID-19Universidade Federal do Rio de JaneirocnpqGomes, Ana Beatriz dos SantosSilva, Gabriela Massaro Ribeiro daCardoso, Gabriela PissanteDella Barba, Patrícia Carla de SouzaSantos, Jair Lício FerreiraPfeifer, Luzia Iara2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4923210.47222/2526-3544.rbto49232Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1089-11002526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/49232/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17433https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17434https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17435/*ref*/Borba, P. L. O., Bassi, B. G. C, Pereira, B. P., Vasters, G. P., Correia, R. L., & Barreiro, R. G. (2020). Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28 (3), 1103-1115. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110/*ref*/Portaria nº 343, de 18 de março de 2020 (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO (2020). Terapia Ocupacional. Definição. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382./*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (2020b) COFFITO participa de discussão na Câmara sobre Ead em Saúde e ganha apoio de parlamentares também contrários à prática. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15039/*ref*/Recomendação nº 061, de 03 de setembro de 2020 (2020). Recomenda medidas acerca do uso da modalidade Educação a Distância (EaD) nos cursos de graduação da área da saúde. Conselho Nacional de saúde. Porto Alegre, RS: Ministério da Saúde. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/recomendacoes-2020/996-recomendac-a-o-n-003-de-24-de-janeiro-de-2020/*ref*/Ebrahim, S., Ahmed, Q., Gozzer, E., Schlagenhauf, P., & Memish, Z. (2020). Covid-19 and community mitigation strategies in a pandemic. British Medical Journal, 368, m1066. https://doi.org/10.1136/bmj.m1066/*ref*/Elavarasan, R. M., & Pugazhendhi, R. (2020). Restructured society and environment: A review on potential technological strategies to control the COVID-19 pandemic. Science of The Total Environment, 725, 138858. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138858/*ref*/Felix, J. B., & Lima, A. C. D. (2020). Perspectivas sobre o uso da análise da atividade na Terapia Ocupacional: um estudo com preceptores. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(6):933-949. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35442/*ref*/Junior, E., Carraro, M., Teixeira, N., Rech, R., & Kassab, S. (2021) Os impactos do ensino remoto para o ensino superior brasileiro. Recuperado em 23 de novembro de 2021. http://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2021/04/29/os-impactos-do-ensino-remoto-para-o-ensino-superior-brasileiro/*ref*/Normando, D.; Tjäderhane, L. Quintão, C. C. A. (2010). A escolha do teste estatístico - um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint. Dental Press Journal of Orthodontics, 15(1): 101-106. https://doi.org/10.1590/S2176-94512010000100012/*ref*/Peloso, R. M.; Cotrin, P.; Oliveira, R. C. G. de; Oliveira, R. C.; Camacho, D. P.; Pelloso, S. M.; Freitas, K. M. S. de. (2020). Impact of COVID-19 on healthcare graduation courses: students and professors’ perspective. Research, Society and Development, 9(9): e893998099. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8099/*ref*/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (2021). Formação em TO no Brasil. Recuperado em 23 de novembro de 2021. http://reneto.org.br/formacao-em-to-no-brasil//*ref*/Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - CREFITO-3 (2020). Terapia Ocupacional. Definição. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://www.crefito3.org.br/dsn/terapiaocup.asp/*ref*/Pró reitoria de Graduação – PROGRAD da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Ensino Não Presencial Emergencial - ENPE. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://www.prograd.ufscar.br/ensino-remoto/*ref*/Unidade Saúde Escola – USE - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Terapia Ocupacional promove atendimentos remotos na pandemia. Recuperado em 21 de dezembro de 2020.https://www.use.ufscar.br/news/terapia-ocupacional-da-use-promove-atendimentos-remotos-na-pandemia/*ref*/Vogel, B., Benetton, J., & Goubert, J. P. (2002). Terapia Ocupacional - História de uma Profissão Feminina. Revista do Centro de Estudos de Terapia Ocupacional, 7(7): 38-41. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/2002-revista-do-CETO-ano-7.pdfDireitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-13T23:11:17Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/49232Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-13T23:11:17Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
title |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
spellingShingle |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy Gomes, Ana Beatriz dos Santos ciências da Saúde - Terapia Ocupacional Ensino Online; Terapia Ocupacional; Aprendizagem; COVID-19. Terapia Ocupacional |
title_short |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
title_full |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
title_fullStr |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
title_full_unstemmed |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
title_sort |
Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em Terapia Ocupacional/Implications of a remote teaching in the learning process of undergraduates in occupational therapy |
author |
Gomes, Ana Beatriz dos Santos |
author_facet |
Gomes, Ana Beatriz dos Santos Silva, Gabriela Massaro Ribeiro da Cardoso, Gabriela Pissante Della Barba, Patrícia Carla de Souza Santos, Jair Lício Ferreira Pfeifer, Luzia Iara |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriela Massaro Ribeiro da Cardoso, Gabriela Pissante Della Barba, Patrícia Carla de Souza Santos, Jair Lício Ferreira Pfeifer, Luzia Iara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
cnpq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Beatriz dos Santos Silva, Gabriela Massaro Ribeiro da Cardoso, Gabriela Pissante Della Barba, Patrícia Carla de Souza Santos, Jair Lício Ferreira Pfeifer, Luzia Iara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências da Saúde - Terapia Ocupacional Ensino Online; Terapia Ocupacional; Aprendizagem; COVID-19. Terapia Ocupacional |
topic |
ciências da Saúde - Terapia Ocupacional Ensino Online; Terapia Ocupacional; Aprendizagem; COVID-19. Terapia Ocupacional |
description |
Introdução: O convívio direto entre os profissionais de Terapia Ocupacional e os seus clientes é essencial para uma maior eficácia nas intervenções e no alcance do objetivo traçado, sendo as aulas práticas e os estágios presenciais de extrema importância para o aluno de graduação. Todavia, em 2020, devido à pandemia da COVID-19, as universidades se adaptaram ao ensino remoto/não presencial, evidenciando diversas barreiras e desafios. Objetivo: Avaliar os impactos, positivos e negativos, da implementação do ensino remoto/não presencial, devido à pandemia da COVID-19, e suas possíveis implicações futuras, através da percepção de docentes e discentes dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras públicas e privadas. Método: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, utilizando formulário desenvolvido por meio do aplicativo de Formulário Google®, enviado às instituições de ensino superior, autorizadas pelo Ministério da Educação, que oferecem o curso de bacharelado em Terapia Ocupacional no Brasil. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes em relação aos impactos gerados pela pandemia no ensino e aprendizagem. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, sendo obtidas respostas de 21 instituições, sendo 16 universidades públicas e 5 universidades privadas, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Conclusão: Foi possível concluir que o ensino remoto, apesar de ser uma boa estratégia para a oferta de ensino de maneira emergencial, não é o suficiente para abarcar todas as necessidades que o curso de Terapia Ocupacional demanda.Palavras-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. COVID-19 AbstractIntroduction: The interaction between occupational therapy professionals and their clients is essential considering greater effectiveness in interventions and achieving the established objective; in this way, practical classes and internships are vital for undergraduate students. However, in 2020, due to the COVID-19 pandemic, the universities have readapted, since then, to remote teaching/non-classroom teaching, highlighting several obstacles and challenges. Objective: To assess the negative and positive impacts of the remote teaching/non-classroom teaching implementation due to the COVID-19 pandemic, and their possible future implications, through the perception of professors and students in undergraduate courses of Occupational Therapy at Brazilian public and private universities. Method: Exploratory study through data collection with quantitative character, by applying a questionnaire developed through Google Forms® applicative and sent to higher education institutions authorized by the Ministry of Education, which offers the bachelor's degree in Occupational Therapy in Brazil. The data were analyzed to understand the participants' conceptions and opinions related to the impacts caused by the pandemic on teaching and learning. Results: Of the 32 universities contacted, we obtained 21 responses, which were 16 public universities and 5 private universities, with 216 participants, which were 178 students and 38 professors. Conclusion: It was possible to conclude that despite being an excellent strategy to provide education in an emergency way, remote teaching is not enough to cover all the needs that the Occupational Therapy course requires.Keywords: Online Education. Occupational Therapy. Learning. COVID-19 ResumenIntroducción: La interacción directa entre los profesionales de la Terapia Ocupacional y sus clientes es fundamental para una mayor efectividad en las intervenciones y el logro del objetivo establecido, siendo las clases prácticas y las prácticas presenciales de suma importancia para los estudiantes de pregrado. Sin embargo, en 2020, debido a la pandemia de COVID-19, las universidades se adaptaron a la enseñanza remota/fuera del sitio, evidenciando varias barreras y desafios. Objetivo: Evaluar los impactos, positivos y negativos, de la implementación de la enseñanza a distancia/fuera del sitio, debido a la pandemia COVID-19, y sus posibles implicaciones futuras, a través de la percepción de profesores y estudiantes de carreras de grado en Terapia Ocupacional en Universidades brasileñas públicas y privadas. Método: Estudio exploratorio mediante recolección de datos, con enfoque cuantitativo, utilizando un formulario desarrollado a través de la aplicación Formulario Google®, enviado a instituciones de educación superior, autorizadas por el Ministerio de Educación, que ofrecen la carrera de Licenciatura en Terapia Ocupacional en Brasil. Se contabilizaron los datos, analizando las concepciones y opiniones de los participantes sobre los impactos generados por la pandemia en la enseñanza y el aprendizaje. Resultados: Se contactó con 32 universidades, con respuestas obtenidas de 21 instituciones, 16 universidades públicas y 5 universidades privadas, con 216 participantes, 178 estudiantes y 38 docentes. Conclusión: Se pudo concluir que la enseñanza a distancia, a pesar de ser una buena estrategia para brindar docencia de manera urgente, no es suficiente para cubrir todas las necesidades que demanda el curso de Terapia Ocupacional.Palabras clave: Enseñanza en línea. Terapia Ocupacional. Aprendizaje. COVID-19 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/49232 10.47222/2526-3544.rbto49232 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/49232 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto49232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/49232/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17433 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17434 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/49232/17435 /*ref*/Borba, P. L. O., Bassi, B. G. C, Pereira, B. P., Vasters, G. P., Correia, R. L., & Barreiro, R. G. (2020). Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28 (3), 1103-1115. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110 /*ref*/Portaria nº 343, de 18 de março de 2020 (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 /*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO (2020). Terapia Ocupacional. Definição. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382. /*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (2020b) COFFITO participa de discussão na Câmara sobre Ead em Saúde e ganha apoio de parlamentares também contrários à prática. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15039 /*ref*/Recomendação nº 061, de 03 de setembro de 2020 (2020). Recomenda medidas acerca do uso da modalidade Educação a Distância (EaD) nos cursos de graduação da área da saúde. Conselho Nacional de saúde. Porto Alegre, RS: Ministério da Saúde. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/recomendacoes-2020/996-recomendac-a-o-n-003-de-24-de-janeiro-de-2020 /*ref*/Ebrahim, S., Ahmed, Q., Gozzer, E., Schlagenhauf, P., & Memish, Z. (2020). Covid-19 and community mitigation strategies in a pandemic. British Medical Journal, 368, m1066. https://doi.org/10.1136/bmj.m1066 /*ref*/Elavarasan, R. M., & Pugazhendhi, R. (2020). Restructured society and environment: A review on potential technological strategies to control the COVID-19 pandemic. Science of The Total Environment, 725, 138858. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138858 /*ref*/Felix, J. B., & Lima, A. C. D. (2020). Perspectivas sobre o uso da análise da atividade na Terapia Ocupacional: um estudo com preceptores. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(6):933-949. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35442 /*ref*/Junior, E., Carraro, M., Teixeira, N., Rech, R., & Kassab, S. (2021) Os impactos do ensino remoto para o ensino superior brasileiro. Recuperado em 23 de novembro de 2021. http://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2021/04/29/os-impactos-do-ensino-remoto-para-o-ensino-superior-brasileiro /*ref*/Normando, D.; Tjäderhane, L. Quintão, C. C. A. (2010). A escolha do teste estatístico - um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint. Dental Press Journal of Orthodontics, 15(1): 101-106. https://doi.org/10.1590/S2176-94512010000100012 /*ref*/Peloso, R. M.; Cotrin, P.; Oliveira, R. C. G. de; Oliveira, R. C.; Camacho, D. P.; Pelloso, S. M.; Freitas, K. M. S. de. (2020). Impact of COVID-19 on healthcare graduation courses: students and professors’ perspective. Research, Society and Development, 9(9): e893998099. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8099 /*ref*/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (2021). Formação em TO no Brasil. Recuperado em 23 de novembro de 2021. http://reneto.org.br/formacao-em-to-no-brasil/ /*ref*/Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - CREFITO-3 (2020). Terapia Ocupacional. Definição. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://www.crefito3.org.br/dsn/terapiaocup.asp /*ref*/Pró reitoria de Graduação – PROGRAD da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Ensino Não Presencial Emergencial - ENPE. Recuperado em 21 de dezembro de 2020. http://www.prograd.ufscar.br/ensino-remoto /*ref*/Unidade Saúde Escola – USE - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Terapia Ocupacional promove atendimentos remotos na pandemia. Recuperado em 21 de dezembro de 2020.https://www.use.ufscar.br/news/terapia-ocupacional-da-use-promove-atendimentos-remotos-na-pandemia /*ref*/Vogel, B., Benetton, J., & Goubert, J. P. (2002). Terapia Ocupacional - História de uma Profissão Feminina. Revista do Centro de Estudos de Terapia Ocupacional, 7(7): 38-41. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/2002-revista-do-CETO-ano-7.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1089-1100 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321181278863360 |