Prejuízos da implementação do ensino remoto para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional: Disadvantage from the implementation of remote education for undergraduate courses in occupational therapy
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Data de Publicação: | 2024 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59628 |
Resumo: | Introdução: Atualmente, o curso de Terapia Ocupacional no Brasil mantém-se majoritariamente em modalidade presencial, priorizando as aulas práticas e os estágios presenciais como formas de ensino essenciais para o aluno compreender o real funcionamento prático da profissão. Todavia, a utilização da modalidade de ensino remoto, impulsionados pelo isolamento da pandemia da COVID-19, têm gerado preocupações sobre o aprendizado do curso. Objetivo: Avaliar os prejuízos da implementação do ensino remoto e as possíveis implicações para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras, através da percepção de discentes e docentes da área. Métodos: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando Formulário Google®. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes sobre os prejuízos gerados pelo ensino remoto no aprendizado destes. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Do total de respostas, 72,8% foram classificadas e utilizadas como base para a análise. Entre os discentes, 58,7% afirmaram que o ensino remoto causa prejuízo na formação acadêmica e profissional, e 44% dos docentes destacaram o prejuízo na interação social. Conclusões: O aumento de discussões sobre a oferta de cursos da saúde em modalidade remoto, fomentadas pela implementação emergencial do ensino remoto, devem ser desmotivadas, buscando evidenciar o caráter preocupante e prejudicial da implementação desta modalidade nos cursos da área da saúde, que necessitam de atividades e intervenções práticas em conjunto com docentes, pacientes e pares. Palavra-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. |
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Prejuízos da implementação do ensino remoto para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional: Disadvantage from the implementation of remote education for undergraduate courses in occupational therapyEnsino OnlineTerapia OcupacionalAprendizagemEnsino OnlineTerapia OcupacionalAprendizagemIntrodução: Atualmente, o curso de Terapia Ocupacional no Brasil mantém-se majoritariamente em modalidade presencial, priorizando as aulas práticas e os estágios presenciais como formas de ensino essenciais para o aluno compreender o real funcionamento prático da profissão. Todavia, a utilização da modalidade de ensino remoto, impulsionados pelo isolamento da pandemia da COVID-19, têm gerado preocupações sobre o aprendizado do curso. Objetivo: Avaliar os prejuízos da implementação do ensino remoto e as possíveis implicações para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras, através da percepção de discentes e docentes da área. Métodos: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando Formulário Google®. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes sobre os prejuízos gerados pelo ensino remoto no aprendizado destes. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Do total de respostas, 72,8% foram classificadas e utilizadas como base para a análise. Entre os discentes, 58,7% afirmaram que o ensino remoto causa prejuízo na formação acadêmica e profissional, e 44% dos docentes destacaram o prejuízo na interação social. Conclusões: O aumento de discussões sobre a oferta de cursos da saúde em modalidade remoto, fomentadas pela implementação emergencial do ensino remoto, devem ser desmotivadas, buscando evidenciar o caráter preocupante e prejudicial da implementação desta modalidade nos cursos da área da saúde, que necessitam de atividades e intervenções práticas em conjunto com docentes, pacientes e pares. Palavra-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5962810.47222/2526-3544.rbto59628Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 1 (2024): p. 2243-2417 (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59628/40084Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Beatriz dos SantosSilva, Gabriela Massaro Ribeiro daCardoso, Gabriela PissantePfeifer, Luzia Iara2024-02-01T17:24:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59628Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-02-01T17:24:05Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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