A avaliação terapêutica ocupacional (ATO) para adolescentes e adultos com deficiência visual / Occupational Therapy Assessment (ATO) for adolescents and adults with visual impairment

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Autor(a) principal: da Silva, Marissa Romano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Montilha, Rita de Cássia Ietto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/38127
Resumo: Objetivo: Apresentar a organização e o conteúdo da Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual validada.  Síntese: A Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual aproxima o profissional, através da entrevista semiestruturada e observação direta das ocupações, relações interpessoais, contextos e ambientes, dificuldades, interesses, expectativas, capacidades, dentre outros aspectos fundamentais para o rastreio das demandas terapêuticas ocupacionais, empregando uma linguagem única, por meio da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Conclusão: A avaliação apresentada padroniza a avaliação terapêutica ocupacional em deficiência visual e faz uso de uma linguagem universal, facilitando o diálogo entre terapeutas ocupacionais e entre estes e outros profissionais, oportuniza e viabiliza a avaliação, a reavaliação e a análise das intervenções.Palavras-Chave: Terapia Ocupacional. Pessoas com deficiência visual. Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde. Avaliação da deficiência. AbstractObjective: To present the organization and content of the Occupational Therapeutic Assessment for validated Visually Impaired Adolescents and Adults. Synthesis: The Occupational Therapy Assessment for Adolescents and Adults with Visual Impairment offers the opportunity to approach, through semi-structured interview and direct observation, the occupations, interpersonal relationships, contexts and environments, difficulties, interests, expectations, capacities, among other fundamental aspects for the screening of occupational demands, employing a uniform language, through the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health. Conclusion: The evaluation presented standardizes the occupational therapeutic evaluation in visual impairment and makes use of a universal language, facilitating the dialogue between occupational therapists and between these and other professionals, providing opportunities and enabling the evaluation, reevaluation and analysis of interventions.Keywords: Occupational Therapy. Visually Impaired Persons. International Classification of Functioning. Disability and Health. Disability Evaluation. ResumenObjetivo: Presentar la organización y contenido de la Evaluación Terapéutica Ocupacional para adolescentes y adultos con discapacidad visual validados. Síntesis: La Evaluación Terapéutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes y Adultos con Discapacidad Visual acerca los profesionales, a través de entrevista semiestructurada y observación directa, a ocupaciones, relaciones interpersonales, contextos y entornos, dificultades, intereses, expectativas, capacidades, entre otros aspectos fundamentales para la deteccion de las demandas terapéuticas ocupacionales, con un lenguaje único, utilizando la Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud. Conclusión: La evaluación presentada estandariza la evaluación terapéutica ocupacional en la discapacidad visual y hace uso de un lenguaje universal, facilitando el diálogo entre los terapeutas ocupacionales y entre estos y otros profesionales, brindando oportunidades y posibilitando la evaluación, reevaluación y análisis de las intervenciones.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Personas com Daño Visual. Clasificación Internacional del Funcionamiento de la Discapacidad y de la Salud. Evaluación de la Discapacidad.
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Synthesis: The Occupational Therapy Assessment for Adolescents and Adults with Visual Impairment offers the opportunity to approach, through semi-structured interview and direct observation, the occupations, interpersonal relationships, contexts and environments, difficulties, interests, expectations, capacities, among other fundamental aspects for the screening of occupational demands, employing a uniform language, through the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health. Conclusion: The evaluation presented standardizes the occupational therapeutic evaluation in visual impairment and makes use of a universal language, facilitating the dialogue between occupational therapists and between these and other professionals, providing opportunities and enabling the evaluation, reevaluation and analysis of interventions.Keywords: Occupational Therapy. Visually Impaired Persons. International Classification of Functioning. Disability and Health. Disability Evaluation. ResumenObjetivo: Presentar la organización y contenido de la Evaluación Terapéutica Ocupacional para adolescentes y adultos con discapacidad visual validados. Síntesis: La Evaluación Terapéutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes y Adultos con Discapacidad Visual acerca los profesionales, a través de entrevista semiestructurada y observación directa, a ocupaciones, relaciones interpersonales, contextos y entornos, dificultades, intereses, expectativas, capacidades, entre otros aspectos fundamentales para la deteccion de las demandas terapéuticas ocupacionales, con un lenguaje único, utilizando la Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud. Conclusión: La evaluación presentada estandariza la evaluación terapéutica ocupacional en la discapacidad visual y hace uso de un lenguaje universal, facilitando el diálogo entre los terapeutas ocupacionales y entre estos y otros profesionales, brindando oportunidades y posibilitando la evaluación, reevaluación y análisis de las intervenciones.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Personas com Daño Visual. Clasificación Internacional del Funcionamiento de la Discapacidad y de la Salud. Evaluación de la Discapacidad.Universidade Federal do Rio de Janeiroda Silva, Marissa RomanoMontilha, Rita de Cássia Ietto2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3812710.47222/2526-3544.rbto38127Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 2 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 252-2652526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/38127/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/38127/13063https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/38127/13064https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/38127/13065/*ref*/Aljied, R., Aubin, M. J, Buhrmann, R., & Freeman E. (2019). 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(2006). Resolução nº 316, de 19 de julho de 2006. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/./*ref*/Dubey, S., Bedi, H., Bedi, M., & Matah, P. (2019). Impact of visual impairment on the wellbeing and functional disability of patients withs glaucoma in India. Journal of Current Ophthalmology. 32(1), 1-5./*ref*/Elsman, E. B. M, Baaj, M. A., Gerardus, H. M. B vans R., Sijbrandi, W., Elle, G. C. van den B., Hilde, P. A. van der A, Schakel, W., Heymans, M. W., Vries, R. de; Mathijs, P. J. V., Bert, S., & Nispen, R. M. A. van. (2019). Interventions to improve functioning, participation, and quality of life in children with visual impairment: a systematic review. Survey of Ophthalmology. 64(4), 512-57./*ref*/Gori, M., Cappagli, G., Tonelli, A., Baud-Bovy, G., & Finocchietti, S. (2016). Devices for visually impaired people: High technological devices with low user acceptance and no adaptability for children. 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