O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180 |
Resumo: | O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática. A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ. AbstractThe Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course. Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities. |
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O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de JaneiroTerapia Ocupacional; Formação ProfissionalCapacitação Profissional; Congressos como Assunto; Estágios; Terapia Ocupacional; Universidades.Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Terapia Ocupacional. Estágios, UniversidadesO Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática. A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ. AbstractThe Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course. Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities.Universidade Federal do Rio de JaneiroNão há agencias de fomento.Gonçalves, Monica VillaçaBauab, Juliana Pedroso2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1418010.47222/2526-3544.rbto14180Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 3 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 668-6842526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3840https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3841/*ref*/Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saude Publica. 2004 Out;20(5):1400--10. 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