O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Monica Villaça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bauab, Juliana Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180
Resumo: O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática.  A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ. AbstractThe Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University  (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course. Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities.
id UFRJ-14_9b0f61011aad89874e062d3168073615
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/14180
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de JaneiroTerapia Ocupacional; Formação ProfissionalCapacitação Profissional; Congressos como Assunto; Estágios; Terapia Ocupacional; Universidades.Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Terapia Ocupacional. Estágios, UniversidadesO Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática.  A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ. AbstractThe Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University  (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course. Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities.Universidade Federal do Rio de JaneiroNão há agencias de fomento.Gonçalves, Monica VillaçaBauab, Juliana Pedroso2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1418010.47222/2526-3544.rbto14180Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 3 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 668-6842526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3840https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3841/*ref*/Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saude Publica. 2004 Out;20(5):1400--10. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000500036&lng=pt&tlng=pt/*ref*/Botti SH de O, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008 Set;32(3):363--73. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300011&lng=pt&tlng=pt/*ref*/Afonso DH, Silveira LMC da. Os desafios na formação de futuros preceptores no contexto de reorientação da educação médica. Rev Hosp Univ Pedro Ernesto. 2012; 11 (Supl.(0):82--6. Disponível em:: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=313#citar/*ref*/Bagnato MHS, Monteiro MI. Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde. Trab Educ e Saúde. 2006 Set;4(2):247--58. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003&lng=pt&tlng=pt/*ref*/Delors J. Educação: um tesouro a descobrir Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Brasília; 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf/*ref*/Conselho de Ensino de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução CEG no. 02/2013. 2013. Disponível em: http://www.poli.ufrj.br/arquivos/dade/CEG2013_02.pdf/*ref*/Brasil. Lei Federal no. 10.172. Lei no 10.172 de 09 de janeiro de 2001 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_lei10172.pdf/*ref*/Brasil M da E. Plano Nacional de Educação 2011-2020: Metas e estratégias. 2010 p. 121. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf/*ref*/Menezes APS. Educação em Saúde: elaboração de relato de experiência [Internet]. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/251675566/relato-de-experiencia/*ref*/Conselho Nacional de Educação - CNES, Câmara de educação Superior - CES. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Resolução CNES/CES CNE/CES no 1210 de 12/09/2001 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf/*ref*/Almeida MJ de, Campos JJB de, Turini B, Nicoletto SCS, Pereira LA, Rezende LR, et al. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na Graduação em Medicina no Paraná. Rev Bras Educ Med. 2007;31(2):156--65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v31n2/05.pdf/*ref*/Moreira MA, Masini EFS. A Aprendizagem Significativa: A Teoria De David Ausubel. São Paulo: Morais; 1982./*ref*/Barba PCDS Della, Silva RF, Joaquim RHVT, Brito CMD de. Formação inovadora em Terapia Ocupacional. Interface Comun Saúde, Educ. 2012;16(42):829--42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n42/v16n42a19.pdf/*ref*/Joaquim RHVT, Marcolino TQ, Cid MFB. Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação. Rev Ter Ocup da Univ São Paulo. 2017 Out. 25;28(2):254--60. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/121264Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T14:57:27Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/14180Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2020-08-19T14:57:27Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
title O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
spellingShingle O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
Gonçalves, Monica Villaça
Terapia Ocupacional; Formação Profissional
Capacitação Profissional; Congressos como Assunto; Estágios; Terapia Ocupacional; Universidades.
Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Terapia Ocupacional. Estágios, Universidades
title_short O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
title_full O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
title_fullStr O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
title_sort O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
author Gonçalves, Monica Villaça
author_facet Gonçalves, Monica Villaça
Bauab, Juliana Pedroso
author_role author
author2 Bauab, Juliana Pedroso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não há agencias de fomento.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Monica Villaça
Bauab, Juliana Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional; Formação Profissional
Capacitação Profissional; Congressos como Assunto; Estágios; Terapia Ocupacional; Universidades.
Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Terapia Ocupacional. Estágios, Universidades
topic Terapia Ocupacional; Formação Profissional
Capacitação Profissional; Congressos como Assunto; Estágios; Terapia Ocupacional; Universidades.
Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Terapia Ocupacional. Estágios, Universidades
description O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática.  A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ. AbstractThe Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University  (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course. Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180
10.47222/2526-3544.rbto14180
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto14180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/14180/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3840
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/14180/3841
/*ref*/Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saude Publica. 2004 Out;20(5):1400--10. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000500036&lng=pt&tlng=pt
/*ref*/Botti SH de O, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008 Set;32(3):363--73. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300011&lng=pt&tlng=pt
/*ref*/Afonso DH, Silveira LMC da. Os desafios na formação de futuros preceptores no contexto de reorientação da educação médica. Rev Hosp Univ Pedro Ernesto. 2012; 11 (Supl.(0):82--6. Disponível em:: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=313#citar
/*ref*/Bagnato MHS, Monteiro MI. Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde. Trab Educ e Saúde. 2006 Set;4(2):247--58. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003&lng=pt&tlng=pt
/*ref*/Delors J. Educação: um tesouro a descobrir Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Brasília; 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf
/*ref*/Conselho de Ensino de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução CEG no. 02/2013. 2013. Disponível em: http://www.poli.ufrj.br/arquivos/dade/CEG2013_02.pdf
/*ref*/Brasil. Lei Federal no. 10.172. Lei no 10.172 de 09 de janeiro de 2001 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_lei10172.pdf
/*ref*/Brasil M da E. Plano Nacional de Educação 2011-2020: Metas e estratégias. 2010 p. 121. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf
/*ref*/Menezes APS. Educação em Saúde: elaboração de relato de experiência [Internet]. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/251675566/relato-de-experiencia
/*ref*/Conselho Nacional de Educação - CNES, Câmara de educação Superior - CES. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Resolução CNES/CES CNE/CES no 1210 de 12/09/2001 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf
/*ref*/Almeida MJ de, Campos JJB de, Turini B, Nicoletto SCS, Pereira LA, Rezende LR, et al. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na Graduação em Medicina no Paraná. Rev Bras Educ Med. 2007;31(2):156--65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v31n2/05.pdf
/*ref*/Moreira MA, Masini EFS. A Aprendizagem Significativa: A Teoria De David Ausubel. São Paulo: Morais; 1982.
/*ref*/Barba PCDS Della, Silva RF, Joaquim RHVT, Brito CMD de. Formação inovadora em Terapia Ocupacional. Interface Comun Saúde, Educ. 2012;16(42):829--42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n42/v16n42a19.pdf
/*ref*/Joaquim RHVT, Marcolino TQ, Cid MFB. Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação. Rev Ter Ocup da Univ São Paulo. 2017 Out. 25;28(2):254--60. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/121264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 2, n. 3 (2018): (ISSN eletrônico 2526-3544); 668-684
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253322529406976