Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Amanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pêgo, Carolina, Silva, Elisa Ferreira Pena e, Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe, Bispo, Luana, Pereira, Ramadan do Prado Costa, Barcelos, Thallita Linhares, Figueiredo, Vânia, Ferreira, Yasmin Carolina da Paz, Cardoso, Ana Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793
Resumo: Contextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrollo
id UFRJ-14_b4f70586646da7dd29da8eb58ced121b
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/42793
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disordersFisioterapia e Terapia OcupacionalTelessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimentoTelessaúdeContextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrolloUniversidade Federal do Rio de Janeironão houve financiamentoValverde, AmandaPêgo, CarolinaSilva, Elisa Ferreira Pena eNavarro, Karol Cristiano Salomão FelipeBispo, LuanaPereira, Ramadan do Prado CostaBarcelos, Thallita LinharesFigueiredo, VâniaFerreira, Yasmin Carolina da PazCardoso, Ana Amélia2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4279310.47222/2526-3544.rbto42793Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1044-10522526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15102https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15103https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15104https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18355https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18356/*ref*/Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A.A. CO-OPerando para o sucesso na participação: cartilha educativa para pais. 2016. Available: http://www.eeffto.ufmg.br/ideia//*ref*/Brichi, A.C.S., & Oliveira, A.K.C. (2013). A utilização da abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica. Ver. Bras. Ciênc. Saúde, 11(38), 74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006/*ref*/Bundy, A. C., & Bulkeley, K. (2020). Using Sensory Integration Theory in Coaching. In: Bundy, A. C., Jane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 393-415./*ref*/Cason J. (2014). Telehealth: a rapidly developing service delivery model for occupational therapy. Int J telerehabilitation, 6(1), Artigo. https://doi.org/10.5195/ijt.2014.6148/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2020a). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825/*ref*/Gibbs, V., & Toth-Cohen, S. (2011). Family-centered occupational therapy and telerehabilitation for children with autism spectrum disorders. Occup Ther Health Care, 25(4), 298-314. https://doi.org/10.3109/07380577.2011.606460/*ref*/Keane, Y. (2020). Telepractice for Early Childhood Intervention Practitioners. Early Childhood Intervention Australia. https://www.flipsnack.com/earlychildhoodintervention/ecia-telepractice-for-eci-practitioners-april-2020/full-view.html/*ref*/Klozovski, M. L. et al. (2011). Comunicação e Interação com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Rev. Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), 143-169. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329/*ref*/Law, M. et al; Cardoso, A.A., Magalhães, L.V., & Magalhães, L.C. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional - COPM. Belo Horizonte, ed. UFMG, 63 p./*ref*/Magalhães, L. C. (2008). Integração sensorial: uma abordagem específica de Terapia Ocupacional. In: Drummond, A. F; Rezende, M. B. Intervenções de Terapia ocupacional. Belo Horizonte, ed. UFMG, 45-69./*ref*/Magalhães, L.C. (2011). Transtornos da coordenação motora e da aprendizagem. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan, 314-327/*ref*/Maldonado, J. M S et al. (2016). Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(2). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00155615/*ref*/Malfitano, A. P. S.; Cruz, D. M. C., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(2). http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed22802/*ref*/Marques, M. R. et al. (2014). Aplicações e benefícios dos programas de Telessaúde e Telerreabilitação: uma revisão da literatura. Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde, 8(1), 43-52. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.501/*ref*/Polatajko, H. J., Mandich, A., & Mcewen, S. E. (2018). Orientação cognitiva para desempenho ocupacional diário: intervenção com base na cognição para crianças e adultos. In: Katz; Noomi. Neurociência, reabilitação cognitiva e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional. 3 ed., São Paulo, 279- 300./*ref*/Santos, M. T. N. et al. (2014). Aplicação da telessaúde na reabilitação de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 32(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000100020/*ref*/Schell, B. A. B. (2002) Raciocínio profissional na prática. In: Willard & Spackman. Terapia Ocupacional, Ed. Guanabara Koogan, 318- 331./*ref*/Silva, M. R. et al. (2020) A terapia ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: Reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171/*ref*/Vanleit, B., & Crowe, T.K. (2002). Outcomes of an Occupational Therapy Program for Mothers of Children with Disabilities: Impact on Satisfaction With Time Use and Occupational Performance. American Journal of Occupational Therapy, 56, 402–410. https://doi.org/10.5014/ajot.56.4.402/*ref*/Williams, M.S., & Shellenberger, S. (2020). Section 2: The alert program® for self-regulation. In A.C. Bundy, S. J. Lane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 432-438.Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:20:23Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42793Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-11T14:20:23Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
title Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
spellingShingle Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
Valverde, Amanda
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento
Telessaúde
title_short Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
title_full Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
title_fullStr Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
title_full_unstemmed Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
title_sort Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
author Valverde, Amanda
author_facet Valverde, Amanda
Pêgo, Carolina
Silva, Elisa Ferreira Pena e
Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe
Bispo, Luana
Pereira, Ramadan do Prado Costa
Barcelos, Thallita Linhares
Figueiredo, Vânia
Ferreira, Yasmin Carolina da Paz
Cardoso, Ana Amélia
author_role author
author2 Pêgo, Carolina
Silva, Elisa Ferreira Pena e
Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe
Bispo, Luana
Pereira, Ramadan do Prado Costa
Barcelos, Thallita Linhares
Figueiredo, Vânia
Ferreira, Yasmin Carolina da Paz
Cardoso, Ana Amélia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv não houve financiamento
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Amanda
Pêgo, Carolina
Silva, Elisa Ferreira Pena e
Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe
Bispo, Luana
Pereira, Ramadan do Prado Costa
Barcelos, Thallita Linhares
Figueiredo, Vânia
Ferreira, Yasmin Carolina da Paz
Cardoso, Ana Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento
Telessaúde
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento
Telessaúde
description Contextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrollo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793
10.47222/2526-3544.rbto42793
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto42793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15102
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15103
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15104
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18355
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18356
/*ref*/Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A.A. CO-OPerando para o sucesso na participação: cartilha educativa para pais. 2016. Available: http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/
/*ref*/Brichi, A.C.S., & Oliveira, A.K.C. (2013). A utilização da abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica. Ver. Bras. Ciênc. Saúde, 11(38), 74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006
/*ref*/Bundy, A. C., & Bulkeley, K. (2020). Using Sensory Integration Theory in Coaching. In: Bundy, A. C., Jane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 393-415.
/*ref*/Cason J. (2014). Telehealth: a rapidly developing service delivery model for occupational therapy. Int J telerehabilitation, 6(1), Artigo. https://doi.org/10.5195/ijt.2014.6148
/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2020a). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825
/*ref*/Gibbs, V., & Toth-Cohen, S. (2011). Family-centered occupational therapy and telerehabilitation for children with autism spectrum disorders. Occup Ther Health Care, 25(4), 298-314. https://doi.org/10.3109/07380577.2011.606460
/*ref*/Keane, Y. (2020). Telepractice for Early Childhood Intervention Practitioners. Early Childhood Intervention Australia. https://www.flipsnack.com/earlychildhoodintervention/ecia-telepractice-for-eci-practitioners-april-2020/full-view.html
/*ref*/Klozovski, M. L. et al. (2011). Comunicação e Interação com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Rev. Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), 143-169. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329
/*ref*/Law, M. et al; Cardoso, A.A., Magalhães, L.V., & Magalhães, L.C. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional - COPM. Belo Horizonte, ed. UFMG, 63 p.
/*ref*/Magalhães, L. C. (2008). Integração sensorial: uma abordagem específica de Terapia Ocupacional. In: Drummond, A. F; Rezende, M. B. Intervenções de Terapia ocupacional. Belo Horizonte, ed. UFMG, 45-69.
/*ref*/Magalhães, L.C. (2011). Transtornos da coordenação motora e da aprendizagem. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan, 314-327
/*ref*/Maldonado, J. M S et al. (2016). Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(2). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00155615
/*ref*/Malfitano, A. P. S.; Cruz, D. M. C., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(2). http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed22802
/*ref*/Marques, M. R. et al. (2014). Aplicações e benefícios dos programas de Telessaúde e Telerreabilitação: uma revisão da literatura. Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde, 8(1), 43-52. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.501
/*ref*/Polatajko, H. J., Mandich, A., & Mcewen, S. E. (2018). Orientação cognitiva para desempenho ocupacional diário: intervenção com base na cognição para crianças e adultos. In: Katz; Noomi. Neurociência, reabilitação cognitiva e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional. 3 ed., São Paulo, 279- 300.
/*ref*/Santos, M. T. N. et al. (2014). Aplicação da telessaúde na reabilitação de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 32(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000100020
/*ref*/Schell, B. A. B. (2002) Raciocínio profissional na prática. In: Willard & Spackman. Terapia Ocupacional, Ed. Guanabara Koogan, 318- 331.
/*ref*/Silva, M. R. et al. (2020) A terapia ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: Reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171
/*ref*/Vanleit, B., & Crowe, T.K. (2002). Outcomes of an Occupational Therapy Program for Mothers of Children with Disabilities: Impact on Satisfaction With Time Use and Occupational Performance. American Journal of Occupational Therapy, 56, 402–410. https://doi.org/10.5014/ajot.56.4.402
/*ref*/Williams, M.S., & Shellenberger, S. (2020). Section 2: The alert program® for self-regulation. In A.C. Bundy, S. J. Lane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 432-438.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1044-1052
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1814253322719199232