Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793 |
Resumo: | Contextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrollo |
id |
UFRJ-14_b4f70586646da7dd29da8eb58ced121b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/42793 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disordersFisioterapia e Terapia OcupacionalTelessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimentoTelessaúdeContextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrolloUniversidade Federal do Rio de Janeironão houve financiamentoValverde, AmandaPêgo, CarolinaSilva, Elisa Ferreira Pena eNavarro, Karol Cristiano Salomão FelipeBispo, LuanaPereira, Ramadan do Prado CostaBarcelos, Thallita LinharesFigueiredo, VâniaFerreira, Yasmin Carolina da PazCardoso, Ana Amélia2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4279310.47222/2526-3544.rbto42793Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1044-10522526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15102https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15103https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15104https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18355https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18356/*ref*/Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A.A. CO-OPerando para o sucesso na participação: cartilha educativa para pais. 2016. Available: http://www.eeffto.ufmg.br/ideia//*ref*/Brichi, A.C.S., & Oliveira, A.K.C. (2013). A utilização da abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica. Ver. Bras. Ciênc. Saúde, 11(38), 74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006/*ref*/Bundy, A. C., & Bulkeley, K. (2020). Using Sensory Integration Theory in Coaching. In: Bundy, A. C., Jane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 393-415./*ref*/Cason J. (2014). Telehealth: a rapidly developing service delivery model for occupational therapy. Int J telerehabilitation, 6(1), Artigo. https://doi.org/10.5195/ijt.2014.6148/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2020a). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825/*ref*/Gibbs, V., & Toth-Cohen, S. (2011). Family-centered occupational therapy and telerehabilitation for children with autism spectrum disorders. Occup Ther Health Care, 25(4), 298-314. https://doi.org/10.3109/07380577.2011.606460/*ref*/Keane, Y. (2020). Telepractice for Early Childhood Intervention Practitioners. Early Childhood Intervention Australia. https://www.flipsnack.com/earlychildhoodintervention/ecia-telepractice-for-eci-practitioners-april-2020/full-view.html/*ref*/Klozovski, M. L. et al. (2011). Comunicação e Interação com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Rev. Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), 143-169. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329/*ref*/Law, M. et al; Cardoso, A.A., Magalhães, L.V., & Magalhães, L.C. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional - COPM. Belo Horizonte, ed. UFMG, 63 p./*ref*/Magalhães, L. C. (2008). Integração sensorial: uma abordagem específica de Terapia Ocupacional. In: Drummond, A. F; Rezende, M. B. Intervenções de Terapia ocupacional. Belo Horizonte, ed. UFMG, 45-69./*ref*/Magalhães, L.C. (2011). Transtornos da coordenação motora e da aprendizagem. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan, 314-327/*ref*/Maldonado, J. M S et al. (2016). Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(2). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00155615/*ref*/Malfitano, A. P. S.; Cruz, D. M. C., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(2). http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed22802/*ref*/Marques, M. R. et al. (2014). Aplicações e benefícios dos programas de Telessaúde e Telerreabilitação: uma revisão da literatura. Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde, 8(1), 43-52. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.501/*ref*/Polatajko, H. J., Mandich, A., & Mcewen, S. E. (2018). Orientação cognitiva para desempenho ocupacional diário: intervenção com base na cognição para crianças e adultos. In: Katz; Noomi. Neurociência, reabilitação cognitiva e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional. 3 ed., São Paulo, 279- 300./*ref*/Santos, M. T. N. et al. (2014). Aplicação da telessaúde na reabilitação de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 32(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000100020/*ref*/Schell, B. A. B. (2002) Raciocínio profissional na prática. In: Willard & Spackman. Terapia Ocupacional, Ed. Guanabara Koogan, 318- 331./*ref*/Silva, M. R. et al. (2020) A terapia ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: Reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171/*ref*/Vanleit, B., & Crowe, T.K. (2002). Outcomes of an Occupational Therapy Program for Mothers of Children with Disabilities: Impact on Satisfaction With Time Use and Occupational Performance. American Journal of Occupational Therapy, 56, 402–410. https://doi.org/10.5014/ajot.56.4.402/*ref*/Williams, M.S., & Shellenberger, S. (2020). Section 2: The alert program® for self-regulation. In A.C. Bundy, S. J. Lane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 432-438.Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:20:23Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42793Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-11T14:20:23Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
title |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
spellingShingle |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders Valverde, Amanda Fisioterapia e Terapia Ocupacional Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento Telessaúde |
title_short |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
title_full |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
title_fullStr |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
title_full_unstemmed |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
title_sort |
Terapia Ocupacional e telessaúde: relato de experiência de atendimento a criança com transtornos do desenvolvimento/Occupational therapy in telehealth: experience report of care for children with development disorders |
author |
Valverde, Amanda |
author_facet |
Valverde, Amanda Pêgo, Carolina Silva, Elisa Ferreira Pena e Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe Bispo, Luana Pereira, Ramadan do Prado Costa Barcelos, Thallita Linhares Figueiredo, Vânia Ferreira, Yasmin Carolina da Paz Cardoso, Ana Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Pêgo, Carolina Silva, Elisa Ferreira Pena e Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe Bispo, Luana Pereira, Ramadan do Prado Costa Barcelos, Thallita Linhares Figueiredo, Vânia Ferreira, Yasmin Carolina da Paz Cardoso, Ana Amélia |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
não houve financiamento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde, Amanda Pêgo, Carolina Silva, Elisa Ferreira Pena e Navarro, Karol Cristiano Salomão Felipe Bispo, Luana Pereira, Ramadan do Prado Costa Barcelos, Thallita Linhares Figueiredo, Vânia Ferreira, Yasmin Carolina da Paz Cardoso, Ana Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento Telessaúde |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional Telessaúde. Terapia Ocupacional. Transtornos do desenvolvimento Telessaúde |
description |
Contextualização: Relato de experiência do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e da Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Processo de Intervenção: Participaram 8 estagiários de graduação, 1 terapeuta ocupacional pós-graduanda em TEA e uma docente terapeuta ocupacional, prestando atendimentos remotos a 14 crianças de 1 a 9 anos de idade e suas famílias. As intervenções ocorreram de maneira síncrona, assíncrona ou ambas. Análise crítica da prática: foram observados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades das crianças, bem como em seu desempenho e satisfação, avaliados pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Síntese de considerações: O estágio no formato telessaúde possibilitou a continuidade das intervenções das crianças previamente atendidas, capacitar pais e cuidadores, além de averiguar possibilidades de atuação em terapia ocupacional pediátrica nesta modalidade, no contexto da COVID-19.Palavras-chave: telessaúde; terapia ocupacional; transtornos do desenvolvimento Abstract Contextualization: Experience report of the mandatory internship of the Undergraduate Course in Occupational Therapy and of the Specialization in Autism Spectrum Disorder (ASD) of Universidade Federal de Minas Gerais Intervention Process: 8 undergraduate interns participated, 1 occupational therapist specializing in ASD and a teaching occupational therapist, providing remote assistance to 14 children aged 1 and 9 years and their families. The interventions took place in a synchronous, asynchronous or both ways. Critical analysis of the practice: positive results were observed in the development of children's skills, as well as in their performance and satisfaction, assessed by the Canadian Occupational Performance Measure. Summary of considerations: The internship in the telehealth format made it possible to continue the interventions of children previously attended, to train parents and caregivers, in addition to investigating possibilities of work in pediatric occupational therapy in this modality, in the context of COVID-19. Keywords: telehealth; occupational therapy; developmental disorders Resumen Contextualización: Antecedentes: Informe de experiencia de la pasantía obligatoria del Curso de Grado en Terapia Ocupacional y de la Especialización en Trastorno del Espectro Autista (TEA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Proceso de intervención: participaron 8 pasantes de pregrado, 1 terapeuta ocupacional especialista en TEA y un terapeuta ocupacional docente, brindando asistencia remota a 14 niños de 1 y 9 años y sus familias. Las intervenciones se produjeron de forma sincrónica, asincrónica o en ambos sentidos. Análisis crítico de la práctica: se observaron resultados positivos en el desarrollo de las habilidades de los niños, así como en su desempeño y satisfacción, evaluados por la Canadian Occupational Performance Measure. Resumen de consideraciones: La pasantía en el formato de telesalud permitió continuar las intervenciones de los niños previamente atendidos, capacitar a los padres y cuidadores, además de investigar posibilidades de trabajo en terapia ocupacional pediátrica en esta modalidad, en el contexto de COVID- 19.Palavras clave: Telesalud. Terapia ocupacional. Trastornos del desarrollo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793 10.47222/2526-3544.rbto42793 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto42793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42793/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15102 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15103 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/15104 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18355 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42793/18356 /*ref*/Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A.A. CO-OPerando para o sucesso na participação: cartilha educativa para pais. 2016. Available: http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/ /*ref*/Brichi, A.C.S., & Oliveira, A.K.C. (2013). A utilização da abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica. Ver. Bras. Ciênc. Saúde, 11(38), 74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006 /*ref*/Bundy, A. C., & Bulkeley, K. (2020). Using Sensory Integration Theory in Coaching. In: Bundy, A. C., Jane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 393-415. /*ref*/Cason J. (2014). Telehealth: a rapidly developing service delivery model for occupational therapy. Int J telerehabilitation, 6(1), Artigo. https://doi.org/10.5195/ijt.2014.6148 /*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2020a). Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825 /*ref*/Gibbs, V., & Toth-Cohen, S. (2011). Family-centered occupational therapy and telerehabilitation for children with autism spectrum disorders. Occup Ther Health Care, 25(4), 298-314. https://doi.org/10.3109/07380577.2011.606460 /*ref*/Keane, Y. (2020). Telepractice for Early Childhood Intervention Practitioners. Early Childhood Intervention Australia. https://www.flipsnack.com/earlychildhoodintervention/ecia-telepractice-for-eci-practitioners-april-2020/full-view.html /*ref*/Klozovski, M. L. et al. (2011). Comunicação e Interação com o Professor: Percepção de Valor e a Satisfação dos Estudantes no Ensino a Distância e no Ensino Presencial. Rev. Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(1), 143-169. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329 /*ref*/Law, M. et al; Cardoso, A.A., Magalhães, L.V., & Magalhães, L.C. (2009). Medida canadense de desempenho ocupacional - COPM. Belo Horizonte, ed. UFMG, 63 p. /*ref*/Magalhães, L. C. (2008). Integração sensorial: uma abordagem específica de Terapia Ocupacional. In: Drummond, A. F; Rezende, M. B. Intervenções de Terapia ocupacional. Belo Horizonte, ed. UFMG, 45-69. /*ref*/Magalhães, L.C. (2011). Transtornos da coordenação motora e da aprendizagem. In: Cavalcanti, A., Galvão, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan, 314-327 /*ref*/Maldonado, J. M S et al. (2016). Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(2). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00155615 /*ref*/Malfitano, A. P. S.; Cruz, D. M. C., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(2). http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed22802 /*ref*/Marques, M. R. et al. (2014). Aplicações e benefícios dos programas de Telessaúde e Telerreabilitação: uma revisão da literatura. Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde, 8(1), 43-52. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.501 /*ref*/Polatajko, H. J., Mandich, A., & Mcewen, S. E. (2018). Orientação cognitiva para desempenho ocupacional diário: intervenção com base na cognição para crianças e adultos. In: Katz; Noomi. Neurociência, reabilitação cognitiva e modelos de intervenção em Terapia Ocupacional. 3 ed., São Paulo, 279- 300. /*ref*/Santos, M. T. N. et al. (2014). Aplicação da telessaúde na reabilitação de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 32(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000100020 /*ref*/Schell, B. A. B. (2002) Raciocínio profissional na prática. In: Willard & Spackman. Terapia Ocupacional, Ed. Guanabara Koogan, 318- 331. /*ref*/Silva, M. R. et al. (2020) A terapia ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: Reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 /*ref*/Vanleit, B., & Crowe, T.K. (2002). Outcomes of an Occupational Therapy Program for Mothers of Children with Disabilities: Impact on Satisfaction With Time Use and Occupational Performance. American Journal of Occupational Therapy, 56, 402–410. https://doi.org/10.5014/ajot.56.4.402 /*ref*/Williams, M.S., & Shellenberger, S. (2020). Section 2: The alert program® for self-regulation. In A.C. Bundy, S. J. Lane, S. J. Sensory Integration Theory and Practice. 3 ed. F.A.Davis, Philadelphia, 432-438. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1044-1052 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1814253322719199232 |