Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Huryel Tarcio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Gleyson Hiego Vieira, Rocha, Tainara Davidis, Fangel, Renan, Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258
Resumo: Introdução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória      dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs.  Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
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