Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
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Data de Publicação: | 2024 |
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Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258 |
Resumo: | Introdução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs. Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. |
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Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universitiesClassificação internacional de funcionalidadeIncapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. UniversidadesTerapia OcupacionalIntrodução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs. Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5925810.47222/2526-3544.rbto59258Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258/40552Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Huryel TarcioRodrigues, Gleyson Hiego VieiraRocha, Tainara DavidisFangel, RenanFangel, Leticia Meda Vendrusculo2024-04-30T03:30:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59258Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:34Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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