A prática clínica de Terapia Ocupacional em tempos de pandemia: a intervenção precoce através da telessaúde
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Data de Publicação: | 2022 |
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Resumo: | Contextualização: Frente aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a Telessaúde se destaca por possibilitar a continuidade do cuidado a distância. Processo de Intervenção: Trata-se de uma Análise da Prática, com o objetivo de relatar intervenções clínicas da Terapia Ocupacional em Intervenção Precoce, através da teleconsulta e do telemonitoramento, com crianças e seus pais/cuidadores (as). Análise crítica da prática: O estudo aponta a Telessaúde como uma importante ferramenta para terapeutas ocupacionais que trabalham com Intervenção Precoce, destacando as potencialidades para o apoio do desenvolvimento infantil, bem como as dificuldades dessa modalidade. Síntese das considerações: A prática considera a continuidade da utilização da Telessaúde após o período da pandemia, tendo em vista os resultados positivos no processo de cuidado. Além disso, destaca o papel das crianças como sujeitos ativos no processo de tratamento. Ademais, aponta a relevância da Telessaúde no processo de formação profissional através de intervenções inovadoras.Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Terapia Ocupacional. Telessaúde. Telemonitoramento. Pandemia Abstract Contextualization: Faced with the challenges posed by the COVID-19 pandemic, Telehealth stands out for allowing the continuity of care at a distance. Intervention Process: This work is a Practice Analysis, with the objective of reporting clinical interventions of Occupational Therapy in Early Intervention through teleconsultation and telemonitoring with children and their parents/caregivers. Critical analysis of the practice: The study points to Telehealth as an important tool for occupational therapists who work with Early Intervention, highlighting the potential for supporting child development, as well as the difficulties of this modality. Summary of considerations: The practice considers the continuity of Telehealth usage after the pandemic period, given the positive results in the care process. Moreover, it highlights the role of children as active subjects in the treatment process. Furthermore, it points out the relevance of Telehealth in the professional training process through innovative interventions.Keywords: Child Development. Occupational Therapy. Telehealth. Telemonitoring. Pandemic Resumen Contextualización: Delante de los desafíos impuestos por la pandemia del COVID-19, la Telesalud se destaca por posibilitar la continuidad del cuidado a distancia. Proceso de intervención: Se trata de un Análisis de la Práctica, con el objetivo de relatar intervenciones clínicas de la Terapia Ocupacional en Atención Temprana a través de la Teleconsulta y del Telemonitoreo con niños y sus padres/niñeras. Análisis crítico de la práctica: El estudio apunta la Telesalud como una importante herramienta para terapeutas ocupacionales que trabajan con Atención Temprana, destacando las potencialidades para el apoyo del desarrollo infantil, así como las dificultades de esa modalidad. Resumen de consideraciones: La práctica considera la continuidad de la utilización de la Telesalud tras el periodo de pandemia, teniendo en cuenta los resultados positivos en el proceso de cuidado. Añadido a eso, destaca el papel de los niños como sujetos activos en el proceso de tratamiento. Además, apunta la relevancia de la Telesalud en el proceso de formación profesional a través de intervenciones innovadoras.Palabras clave: Desarrollo Infantil. Terapia Ocupacional. Telesalud. Telemonitorización. Pandemia |
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Critical analysis of the practice: The study points to Telehealth as an important tool for occupational therapists who work with Early Intervention, highlighting the potential for supporting child development, as well as the difficulties of this modality. Summary of considerations: The practice considers the continuity of Telehealth usage after the pandemic period, given the positive results in the care process. Moreover, it highlights the role of children as active subjects in the treatment process. Furthermore, it points out the relevance of Telehealth in the professional training process through innovative interventions.Keywords: Child Development. Occupational Therapy. Telehealth. Telemonitoring. Pandemic Resumen Contextualización: Delante de los desafíos impuestos por la pandemia del COVID-19, la Telesalud se destaca por posibilitar la continuidad del cuidado a distancia. Proceso de intervención: Se trata de un Análisis de la Práctica, con el objetivo de relatar intervenciones clínicas de la Terapia Ocupacional en Atención Temprana a través de la Teleconsulta y del Telemonitoreo con niños y sus padres/niñeras. Análisis crítico de la práctica: El estudio apunta la Telesalud como una importante herramienta para terapeutas ocupacionales que trabajan con Atención Temprana, destacando las potencialidades para el apoyo del desarrollo infantil, así como las dificultades de esa modalidad. Resumen de consideraciones: La práctica considera la continuidad de la utilización de la Telesalud tras el periodo de pandemia, teniendo en cuenta los resultados positivos en el proceso de cuidado. Añadido a eso, destaca el papel de los niños como sujetos activos en el proceso de tratamiento. Además, apunta la relevancia de la Telesalud en el proceso de formación profesional a través de intervenciones innovadoras.Palabras clave: Desarrollo Infantil. Terapia Ocupacional. Telesalud. Telemonitorización. Pandemia Universidade Federal do Rio de JaneiroPesquisa realizada sem apoio financeiroBulegon Hermes, JuliaTimm, Ellen CarolinePietro Minato, JulianaHoerbe Beltrame, VitóriaPeruzzolo, Dani Laura2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4166410.47222/2526-3544.rbto41664Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1036-10432526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41664/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41664/14447https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41664/14448/*ref*/Beltrame, V. H., Moraes, A. B de., & Souza, A. P. R. (2018). 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Terapia Ocupacional Social: reflexões e possibilidades de atuação durante a pandemia da Covid-19. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 4(3), 554-566. http:doi.org1047222/2526-3544.rbto34432/*ref*/Pichini, F. S., Rodrigues, N. G. S., Ambrós, T. M. B., & Souza, A. P. R de. (2016). Percepção da família e do terapeuta sobre a evolução de crianças em uma abordagem interdisciplinar de intervenção precoce. Revista CEFAC, 18(1), 55-66. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161810915/*ref*/Pierce, D. (2011). Co‐occupation: The challenges of defining concepts original to occupational science. Journal of Occupational Science, 16(3), 203-207. httP://doi.org/10.1080/14427591.2009.9686663/*ref*/Roley, S. S., & Jacobs, E. S. E. (2011). Integração Sensorial. In E. B. Crepeau, E. S. Cohn & B. A. B. Schell (Eds.), Willard & Spackman Terapia Ocupacional (pp.1124-1149). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan./*ref*/Silva, J. J. B., & Nascimento, A. C. B. (2020). Terapia Ocupacional e Telessaúde em tempos de Covid-19. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(6), 1013-1022. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36001/*ref*/Wallisch, A., Little, L., Pope, E., & Dunn, W. (2019). Parent Perspectives of an Occupational Therapy Telehealth Intervention. International Journal of Telerehabilitation, 11(1), 15-22. DOI: https://doi.org/10.5195/ijt.2019.6274/*ref*/World Federation of Occupational Therapist—WFOT. Tradução: Omura KM, Carreteiro G. Declaração de Posição Telessaúde. (2020). Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. 4(3), 416-421. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34165Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:20:23Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41664Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-11T14:20:23Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1036-1043 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
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