Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cedro, Amanda Amaro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias, Magno Nunes, Lins, Sarah Raquel Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176
Resumo: Introdução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la Población
id UFRJ-14_d63f0ff069f9defe14a285524e1e1a7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57176
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural educationZona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População.Zona RuralIntrodução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la PoblaciónUniversidade Federal do Rio de Janeiro2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5717610.47222/2526-3544.rbto57176Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 3 (2023): Dossiê Temático - AÇÕES TERRITORIAIS NA TERAPIA OCUPACIONAL; 2011-20212526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39207https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39208Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCedro, Amanda AmaroFarias, Magno NunesLins, Sarah Raquel Almeida2023-08-15T20:31:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57176Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-08-15T20:31:36Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
title Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
spellingShingle Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
Cedro, Amanda Amaro
Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População.
Zona Rural
title_short Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
title_full Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
title_fullStr Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
title_full_unstemmed Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
title_sort Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
author Cedro, Amanda Amaro
author_facet Cedro, Amanda Amaro
Farias, Magno Nunes
Lins, Sarah Raquel Almeida
author_role author
author2 Farias, Magno Nunes
Lins, Sarah Raquel Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cedro, Amanda Amaro
Farias, Magno Nunes
Lins, Sarah Raquel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População.
Zona Rural
topic Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População.
Zona Rural
description Introdução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la Población
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176
10.47222/2526-3544.rbto57176
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto57176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39207
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 3 (2023): Dossiê Temático - AÇÕES TERRITORIAIS NA TERAPIA OCUPACIONAL; 2011-2021
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180360310784