“Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Milton
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59281
Resumo: O medo é uma emoção universal que funciona como síntese das atividades mentais que levam a reações de terror, pânico e angústia. O objetivo deste estudo é fazer uma leitura dos fragmentos da Exagoge, de Ezequiel Trágico, dramaturgo judaico que escrevia em grego, a fim de identificar como o drama helenístico trata a experiência estética do medo. Em cada um dos conjecturados cinco atos da Exagoge, o medo se faz presente com uma mesma marca de imponderabilidade. A tese do artigo é a de que a Exagoge demonstra que o medo é também uma reação a um perigo “imponderável” ou ponderável a partir não de experiências pessoais anteriores, mas de elementos externos que interagem com o estado emocional interior. Assim, o artigo pretende caracterizar a emoção do medo, em suas manifestações de caráter negativo e dissociadas do elemento estereotípico e cognitivo de experiências anteriores, a partir do exame da Exagoge, com base em cinco efeitos de amedrontamento: diante do desconhecido, o medo do imponderável; diante das divindades, o medo do sobrenatural; diante da exibição de força bruta, o medo do poderoso; diante da exibição de superioridade numérica, o medo do numeroso; e, diante do desproporcional, o medo do monstruoso.
id UFRJ-15_4cee015fd4777b8e89f56594c6ed3bc9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59281
network_acronym_str UFRJ-15
network_name_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository_id_str
spelling “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de EzequielmedoExagogeEzequiel trágicoemoçõesÊxodo.O medo é uma emoção universal que funciona como síntese das atividades mentais que levam a reações de terror, pânico e angústia. O objetivo deste estudo é fazer uma leitura dos fragmentos da Exagoge, de Ezequiel Trágico, dramaturgo judaico que escrevia em grego, a fim de identificar como o drama helenístico trata a experiência estética do medo. Em cada um dos conjecturados cinco atos da Exagoge, o medo se faz presente com uma mesma marca de imponderabilidade. A tese do artigo é a de que a Exagoge demonstra que o medo é também uma reação a um perigo “imponderável” ou ponderável a partir não de experiências pessoais anteriores, mas de elementos externos que interagem com o estado emocional interior. Assim, o artigo pretende caracterizar a emoção do medo, em suas manifestações de caráter negativo e dissociadas do elemento estereotípico e cognitivo de experiências anteriores, a partir do exame da Exagoge, com base em cinco efeitos de amedrontamento: diante do desconhecido, o medo do imponderável; diante das divindades, o medo do sobrenatural; diante da exibição de força bruta, o medo do poderoso; diante da exibição de superioridade numérica, o medo do numeroso; e, diante do desproporcional, o medo do monstruoso.Proaera-UFRJ2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de convidadosapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/5928110.25187/codex.v11i1.59281CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112315CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e11123152176-177910.25187/codex.v11i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59281/32579Copyright (c) 2023 Milton Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Milton2024-03-09T19:27:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59281Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2024-03-09T19:27:16Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
title “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
spellingShingle “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
Torres, Milton
medo
Exagoge
Ezequiel trágico
emoções
Êxodo.
title_short “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
title_full “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
title_fullStr “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
title_full_unstemmed “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
title_sort “Amedrontado, acordei do sono”: o medo trágico na Exagoge de Ezequiel
author Torres, Milton
author_facet Torres, Milton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv medo
Exagoge
Ezequiel trágico
emoções
Êxodo.
topic medo
Exagoge
Ezequiel trágico
emoções
Êxodo.
description O medo é uma emoção universal que funciona como síntese das atividades mentais que levam a reações de terror, pânico e angústia. O objetivo deste estudo é fazer uma leitura dos fragmentos da Exagoge, de Ezequiel Trágico, dramaturgo judaico que escrevia em grego, a fim de identificar como o drama helenístico trata a experiência estética do medo. Em cada um dos conjecturados cinco atos da Exagoge, o medo se faz presente com uma mesma marca de imponderabilidade. A tese do artigo é a de que a Exagoge demonstra que o medo é também uma reação a um perigo “imponderável” ou ponderável a partir não de experiências pessoais anteriores, mas de elementos externos que interagem com o estado emocional interior. Assim, o artigo pretende caracterizar a emoção do medo, em suas manifestações de caráter negativo e dissociadas do elemento estereotípico e cognitivo de experiências anteriores, a partir do exame da Exagoge, com base em cinco efeitos de amedrontamento: diante do desconhecido, o medo do imponderável; diante das divindades, o medo do sobrenatural; diante da exibição de força bruta, o medo do poderoso; diante da exibição de superioridade numérica, o medo do numeroso; e, diante do desproporcional, o medo do monstruoso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de convidados
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59281
10.25187/codex.v11i1.59281
url https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59281
identifier_str_mv 10.25187/codex.v11i1.59281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59281/32579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Milton Torres
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Milton Torres
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112315
CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e1112315
2176-1779
10.25187/codex.v11i1
reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicos
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
collection Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository.name.fl_str_mv Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv codex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com
_version_ 1798321012487487488