Remodelando exempla: o paradigma da crueldade e da inclemência no mito do exílio ovidiano

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Autor(a) principal: Ugartemendía, Cecilia Marcela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/40367
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a forma a partir da qual Ovídio constrói paradigmas de crueldade e inclemência que substituiriam conhecidos exempla, propondo aqueles que pertencem a seu exílio como novos exemplos e termos de comparação. Em um primeiro momento, reflete-se sobre a utilização do tropo da hipérbole durante o exílio no recurso da refutatio exemplorum, mediante a qual Ovídio desestima exempla conhecidos para postular instâncias de sua situação de relegado como novos paradigmas. Depois, analisa-se a forma a partir da qual Ovídio constrói seus inimigos, sejam esses seus detratores ou ainda o próprio Augusto, como mais cruéis e inclementes que qualquer outro. Para isto, se dará atenção a Tr. 3.11. 39-54, 5.1.53-54, 5.12.47-48, Pont. 2.9.44 e 3.5.42, trechos a partir dos quais serão analisadas as figuras de Busíride, Fálaris e Perilo como exempla de crueldade e inclemência. Por último, a modo de conclusão, reflito sobre a utilidade dos exempla, que, longe de serem ineficazes como modelos, oferecem como consequência teórica a oportunidade de manipular a tradição literária anterior por meio das comparações e refutationes. Em consequência, Ovídio propõe-se a si mesmo, e a sua situação, como autoridade.
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Depois, analisa-se a forma a partir da qual Ovídio constrói seus inimigos, sejam esses seus detratores ou ainda o próprio Augusto, como mais cruéis e inclementes que qualquer outro. Para isto, se dará atenção a Tr. 3.11. 39-54, 5.1.53-54, 5.12.47-48, Pont. 2.9.44 e 3.5.42, trechos a partir dos quais serão analisadas as figuras de Busíride, Fálaris e Perilo como exempla de crueldade e inclemência. Por último, a modo de conclusão, reflito sobre a utilidade dos exempla, que, longe de serem ineficazes como modelos, oferecem como consequência teórica a oportunidade de manipular a tradição literária anterior por meio das comparações e refutationes. Em consequência, Ovídio propõe-se a si mesmo, e a sua situação, como autoridade.The aim of this paper is to discuss the way in which Ovid builds paradigms of cruelty and inclemency that would replace known exempla, proposing those belonging to his exile as new examples and as new terms of comparison. First, I reflect on the use of the hyperbole trope during exile on the recourse to the refutatio exemplorum, through which Ovid dismisses known exempla to postulate instances of his situation in exile as new paradigms. Then, I analyze how Ovid presents his enemies, either his detractors or even Augustus, as crueler and more inclement than any other. For this, I turn to Tr. 3.11. 39-54, 5.1.53-54, 5.12.47-48, Pont. 2.9.44 and 3.5.42, from which I examine the figures of Busiris, Phalaris and Perillus as examples of cruelty. Finally, in conclusion, I reflect on the usefulness of exempla, which, far from being ineffective as models, offer the opportunity to manipulate the previous literary tradition by means of comparisons and refutationes. As consequence, Ovid proposes himself, and his situation, as authority.Proaera-UFRJFAPESPUgartemendía, Cecilia Marcela2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/4036710.25187/codex.v8i2.40367CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 2 (2020); 78-91CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 2 (2020); 78-912176-177910.25187/codex.v8i2reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/40367/22180/*ref*/AMANN, M. Komik in den Tristien Ovids. Schweizerische Beiträge zur Altertumswissenschaft, Bd. 31, Basel: Schwabe, 2006. ANDRÉ, J. Epistulae ex Ponto (Pontiques). Texte établi et traduit par J. ANDRÉ. Paris: Belles Lettres, 1977. AUHAGEN, U. Rhetoric and Ovid. In: DOMINIK, W.; HALL, J. (ed.) A companion to Roman rhetoric. 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