Canções-preces na poesia mélica grega arcaica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Codex : Revista de Estudos Clássicos |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/32363 |
Resumo: | O presente artigo visa a analisar, comentar e traduzir um conjunto de canções gregas arcaicas, de poetas abarcados nos séculos VII-V a.C., cuja fundamental característica é o endereçamento de súplica e elogio a um deus, comumente chamadas de canções-preces. Em diálogo com a prática de oferecer hinos e preces como elemento de culto aos deuses, essas composições são a expressão poética da interlocução entre os mundos mortal e divino. O corpus ora contemplado é composto por 21 fragmentos de 7 diferentes poetas do gênero, a mélica (ou lírica), e cada canção é estudada sob três aspectos articulados: forma, porque é a forma que distingue a canção-prece das demais composições mélicas; linguagem, porque se trata de análise de poesia; e, enfim, religião, porque as canções-preces estão em constante diálogo com o mito e o culto ao divino. |
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Canções-preces na poesia mélica grega arcaicaPrayer-songs in archaic Greek melic poetryletras clássicas; poesia grega antiga; poesia grega arcaica; religião gregacanção-prece; hino; prece; mélica grega arcaica e tardo-arcaicaClassical Studiesprayer-song; hymn; prayer; archaic and late archaic Greek melic poetryO presente artigo visa a analisar, comentar e traduzir um conjunto de canções gregas arcaicas, de poetas abarcados nos séculos VII-V a.C., cuja fundamental característica é o endereçamento de súplica e elogio a um deus, comumente chamadas de canções-preces. Em diálogo com a prática de oferecer hinos e preces como elemento de culto aos deuses, essas composições são a expressão poética da interlocução entre os mundos mortal e divino. O corpus ora contemplado é composto por 21 fragmentos de 7 diferentes poetas do gênero, a mélica (ou lírica), e cada canção é estudada sob três aspectos articulados: forma, porque é a forma que distingue a canção-prece das demais composições mélicas; linguagem, porque se trata de análise de poesia; e, enfim, religião, porque as canções-preces estão em constante diálogo com o mito e o culto ao divino.This article aims at commenting a group of archaic Greek songs (7th-5th centuries bce), which presents as its fundamental characteristic the address of prayer and praise to a god, and are thus usually known as prayer-songs. Closely related to the practice of offering hymns and prayers as an element of cult to the gods, these compositions are the poetic expression of communication between mortal and divine worlds. The corpus herein studied presents 21 fragments from 7 different poets of the genre, melic poetry, and each of its songs is commented in view of three articulated aspects: form, because it distinguishes prayer-songs from other melic compositions; language, because we are dealing with poetry; and, finally, religion, because prayer-songs are in constant dialogue with myth and the cult of the divine.Proaera-UFRJBolsa FFLCH-USPReishtatter, Raphael QuinteiroRagusa, Giuliana2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/3236310.25187/codex.v8i1.32363CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 71-98CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 71-982176-177910.25187/codex.v8i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/32363/19875/*ref*/Andrade, T. B. Da C. A referencialidade tradicional na poesia de Safo de Lesbos. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 2019. BERGK, T. (ed.) Poetae lyrici Graeci. Lipsiae: B. G. Teubner, 1843. Boedeker, D. D. Aphrodite’s entry into Greek epic. Leiden: Brill, 1974. BUDELMANN, F. Introducing Greek lyric. In: __________. (ed.). The Cambridge companion to Greek lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, pp. 1-18. BUDELMANN, F.. (ed.). Greek lyric. A selection. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. BURKERT. W. Greek religion. Trad. J. Raffan. Oxford: Blackwell, 1985. BURKERT. W. Mito e mitologia. Tradução M. H. da R. Pereira. Lisboa: Edições 70, 1991. CAMPBELL, D. (coment., ed.). Greek lyric poetry. London: Bristol, 1991. [1a ed.: 1967]. CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric I. Sappho and Alcaeus. Cambridge: Harvard University Press, 1994 [1ª ed.: 1982]. CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric II. Anacreon, Anacreontea, choral lyric from Olympus to Alcman. Cambridge: Harvard University Press, 1988. CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric III. Stesichorus, Ibycus, Simonides, and others. Cambridge: Harvard University Press, 1991. CAREY, C. Genre, occasion and performance. In: BUDELMANN, F. (ed.). The Cambridge companion to Greek lyric. New York: Cambridge University Press, 2009, pp. 21-38. DAVIES, M. (ed.). Poetarum melicorum Graecorum fragmenta I. Oxford: Clarendon, 1991. DAVIES, M; Finglass, P. J. (ed., coment., introd., trad., introd.). Stesichorus: the poems. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. DEPEW, M. Reading Greek prayers. CA 16, 1997, pp. 229-258. DEPEW, M. Enacted and represented dedications: genre and Greek hymn. In: ____; OBBINK, D. (eds.) Matrices of genre. Authors, canons, and society. Cambridge: Harvard University Press, 2000, pp. 59-79. FURLEY, W. D.; BREMER, J. Greek hymns. Selected cult songs from the archaic to the Hellenistic period. Part One: the texts in translation. Türbingen: Mohr Siebeck, 2001. FURLEY, W. D. Prayers and hymns. In: OGDEN, D. (ed.). A Companion to Greek religion. Oxford: Blackwell, 2007, pp. 117-131. FURLEY, W. D. Praise and persuasion in Greek hymns. JHS 115, 1995, pp. 29-46. GENTILI, B.; Catenacci, C. (coments., introd., trads.). Polinnia. Poesia greca arcaica. 3a ed. rev. ampl. Messina: G. D’Anna, 2007. GERBER, d. l. General introduction. In: ____. (ed.). A companion to the Greek lyric poets. Leiden: Brill, 1997, pp. 1-10. Gould, J. On making sense of Greek religion. In: EASTERLING, P. E.; MUIR, J. V. (eds.). Greek religion and society. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, pp. 1-33. Graf, F. Greek mythology: an introduction. Transl. T. Marier. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1996. Herington, J. Poetry into drama. Early tragedy and the Greek poetic tradition. Berkeley: University of California Press, 1985. Kirk, G. S. (coment.). The Iliad: a commentary. Volume I: books 1-4. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. MACEDO, J. M. A palavra ofertada. Um estudo retórico dos hinos gregos e indianos. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. Maehler, H. (ed.). Pindarus – pars II: fragmenta, indices. Leipzig: Teubner, 1989. Most, G. W. Greek lyric poets. In: Luce, T. J. (ed.). Ancient writers: Greece and Rome. New York: Charles Scribner & Sons, 1982, pp. 75-98. Oliveira, F. R. (trad. e notas). Rei Édipo. Sófocles. São Paulo: Odysseus, 2015. PAGE, D. L. (ed.). Poetae melici Graeci. Oxford: Clarendon, 1962. PULLEYN, S. Prayer in Greek religion. Oxford: Clarendon, 1997. RAGUSA, G. Fragmentos de uma deusa. A representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. RAGUSA, G. Lira, mito e erotismo. Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. RAGUSA, G. (org., trad.). Lira grega. Antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013. Rossi, L. E. I generi letterari e le loro leggi scritte e non scritte nelle letterature classiche. BICS 18, 1971, pp. 69-94. RUTHERFORD, I. Pindar’s paeans. A reading of the fragments with a survey of the genre. Oxford: Oxford University Press, 2001. SMYTH, H. W. (ed., intro., e coment.). Greek melic poets. New York: Biblo and Tannen, 1963 [1a ed.: 1900]. VOIGT, E.-M. Sappho et Alcaeus: fragmenta. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep, 1971. WERNER, C. (trad.). Homero, Ilíada. São Paulo: Ubu Editora, 2018. WEST, M. L. (ed.) Homerus Ilias. Vol. I. Leipzig: Saur, 1998.Direitos autorais 2020 Raphael Quinteiro Reishtatter, Giuliana Ragusahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:01:02Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/32363Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2020-07-07T13:01:02Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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