Écfrase e presentificação de imagens: o episódio de Aracne nas "Metamorfoses" de Ovídio (VI, 1-145)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Letícia Nataly
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/32875
Resumo: A écfrase é um procedimento retórico e descritivo que visa descrever visualmente um objeto ou evento como se ele estivesse ocorrendo diante dos olhos do receptor do discurso. Desta forma, através de um trabalho bastante minucioso com a linguagem, o procedimento ecfrástico é capaz de tornar presentes as imagens do discurso, o que confere a este um grande poder persuasivo. O presente artigo tem por objetivo discutir a potencialidade estética do conceito de écfrase e enargeia, através da análise do episódio de Aracne, constante no sexto livro das Metamorfoses de Ovídio, em tradução inédita feita por António Feliciano de Castilho no século XIX. Tal episódio apresenta uma descrição bastante pormenorizada das tecelagens elaboradas pela deusa Palas e pela mortal Aracne, as quais resultam na metamorfose da segunda em aranha. Pretendeu-se mostrar como a écfrase opera dentro de uma produção poética e de que modo ela é capaz de conferir um forte efeito de presença nas imagens descritas, bem como uma forte influência na ação principal da narrativa épica.
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spelling Écfrase e presentificação de imagens: o episódio de Aracne nas "Metamorfoses" de Ovídio (VI, 1-145)"Ekphrasis" and Image Presentification: The Aracne Episode in Ovid’s "Metamorphoses" (VI, 1-145)Letras Clássicas; Tradução Poética; Poesia ÉpicaEkphrasis; Metamorfoses; Enargeia; Ovídio; António Feliciano de CastilhoClassical Studiesekphrasis; Metamorphoses; enargeia; Ovid; António Feliciano de CastilhoA écfrase é um procedimento retórico e descritivo que visa descrever visualmente um objeto ou evento como se ele estivesse ocorrendo diante dos olhos do receptor do discurso. Desta forma, através de um trabalho bastante minucioso com a linguagem, o procedimento ecfrástico é capaz de tornar presentes as imagens do discurso, o que confere a este um grande poder persuasivo. O presente artigo tem por objetivo discutir a potencialidade estética do conceito de écfrase e enargeia, através da análise do episódio de Aracne, constante no sexto livro das Metamorfoses de Ovídio, em tradução inédita feita por António Feliciano de Castilho no século XIX. Tal episódio apresenta uma descrição bastante pormenorizada das tecelagens elaboradas pela deusa Palas e pela mortal Aracne, as quais resultam na metamorfose da segunda em aranha. Pretendeu-se mostrar como a écfrase opera dentro de uma produção poética e de que modo ela é capaz de conferir um forte efeito de presença nas imagens descritas, bem como uma forte influência na ação principal da narrativa épica.Ekphrasis is a rhetorical and descriptive procedure that aims to visually describe an object or event as occurring before the eyes of the speech receiver. Thus, through a very thorough work with language, the ecfrastic procedure is able to make the images of speech present, which gives it a great persuasive power. This article aims to discuss the aesthetic potentiality of the concept of ekphrasis and enargeia, through the analysis of the episode of Arachne, contained in the sixth book of Ovid’s Metamorphoses, in an unpublished translation created by António Feliciano de Castilho in the 19th century. This episode presents a very detailed description of the weavings elaborated by the goddess Palas and the mortal Aracne, which result in the metamorphosis of the second  in a spider. It was intended to show how the ekphrasis operates within a poetic production and how it is able to confer a strong presence effect on the described images, as well as a strong influence on the main action of the epic narrative Proaera-UFRJCNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – BrasilAlmeida, Letícia Nataly2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/3287510.25187/codex.v8i1.32875CODEX -- Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 154-168CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 8, n. 1 (2020); 154-1682176-177910.25187/codex.v8i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/32875/19880/*ref*/BARTHES, R. O efeito do real. IN: BARTHES, R.. O rumor da língua. Prefácio de Leyla Perrone-Moisés. Tradução de Maria Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 181-190. [CÍCERO]. Retórica a Herênio. Tradução e introdução de Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005. CÍCERO. De Oratore. Bilingual Edition. Translated by H. Rackham, M. A. London: Harvard University Press, 1960. COSTA, Leila de Aguiar. A ilusão da imagem: a écfrase, da Antigüidade ao século XX. Revista USP, n. 71, pp. 82-84, 1 nov. 2006. COSTA, Leila de Aguiar. O poder real em figuração: a écfrase seiscentista em Charles Perraulte André Félibien. Revista USP, n. 71, pp. 116-126, 1 nov. 2006. HANSEN, J. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, n. 71, pp. 85-105, 1 nov. 2006. HORACIO. Arte poética. Ed. bilíngue. Tradução de Dante Tringali. São Paulo: Musa, 1993. HORÁCIO. Arte Poética, vv. 1-100. Tradução de Brunno V. G. Vieira. Revista de Letras Clássicas. n. 15, v. 1, pp. 88-90, 2011. Disponível em «https://www.revistas.usp.br/letrasclassicas/issue/view/7913». LAUSBERG, Heinrich. Handbook of literary Rhetoric: a foundation for literary study. Foreword by George A. Kennedy. Translated by Matthew T. Bliss, Annemiek Jansen, David E. Orton. Edited by David E. Orton. Leiden; Boston; Koln: Brill, 1998. MARTINS, Paulo. Uma visão periegemática sobre a Écfrase. Revista Classica, v. 29, n. 2, pp. 163-204, 2016. MATOS FRIAS, J. Écfrase: 10 aporias. eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, n. 8, 13 dez. 2016. MATTOS, C. Goethe, o Eikones de Filóstrato e a resistência aos românticos. Revista USP, n. 71, pp. 106-115, 1 nov. 2006. OVIDIO. As metamorphóses de Publio Ovidio Nasão: poema em quinze livros (Tomo I). Tradução de Antonio Feliciano de Castilho. Lisboa: Imprensa Nacional, 1841. OVÍDIO. Metamorfoses. Compilação da tradução integral de António Feliciano de Castilho por Júlio de Castilho, 1907. (Manuscrito da Coleção Júlio de Castilho - Torre do Tombo: Cx 35 M.1 N.1). OVÍDIO. Metamorfoses. Ed bilíngue. Tradução, introdução e notas de Domingos Lucas Dias; apresentação de João Angelo de Oliva Neto. São Paulo: Editora 34, 2017. PAVLOCK, B. The image of the poet in Ovid’s Metamorphoses. Madison: The University of Wisconsin Press, 2009. QUINTILIANO. Instituição oratória (Tomo II). Tradução, apresentação e notas Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora da Unicamp, 2015. QUINTILIANO. Instituição oratória (Tomo III). Tradução, apresentação e notas Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. RODOLPHO, M. Écfrase e evidência. Letras Clássicas, v. 18, n. 1, pp. 94-113, 2 ago. 2014. TEÓN, HERMÓGENES, AFTONIO. Ejercicios de retórica. Madrid: Editorial Gredos S.A., 1991. VIEIRA, Brunno. Em que diferem os versos de Virgílio e Lucano. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [s.l.], v. 19, n. 3, pp. 29-45, 31 dez. 2009. Faculdade de Letras da UFMG. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.19.3.29-45. WEBB, Ruth. Ekphrasis ancient and modern: the invention of genre. Word & Image: a Journal of verbal/visual enquiry, v. 15, pp. 7-18, 1999.Direitos autorais 2020 Letícia Nataly Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T13:01:02Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/32875Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2020-07-07T13:01:02Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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