Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicio, Ana Azevedo Bezerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59279
Resumo: Este artigo pretende verificar como se dá a presença das emoções na peça senequiana As Troianas, bem como compreender sua possível relação com a filosofia do mesmo autor, segundo o qual as emoções envolvem uma avaliação de aspectos do mundo (De Ira 2.1). Nesse sentido, chamaremos a atenção para duas reações afetivas específicas: a esperança (spes) e o medo (metus, timor). Ao longo de nossa leitura da peça, propomo-nos a dar destaque a passagens que evidenciam as emoções em suas diversas expressões levando em conta os seus efeitos no desenvolver da trama e na construção dos personagens senequianos. Se considerarmos a teoria senequiana das emoções enquadrada dentro das teorias antiemocionalistas (“anti-emotionalist”, Kazantzidis e Spatharas 2018) encontradas nos escritos éticos estoicos, é de se perguntar como a possível presença desses preceitos na poesia senequiana afetaria a nossa leitura e a audiência de Troades. Como resultado, constata-se que considerar a compreensão estoica e especialmente senequiana das emoções – ou seja, o modo como o elemento racional funciona como parte da concepção senequiana de emoção – é relevante para precisamente compreender a complexidade de algumas cenas de As Troianas e entender como as emoções estoicas podem funcionar na tragédia de Sêneca.
id UFRJ-15_bfe0a42e9b9c3b5a6233ebb02d4b2517
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59279
network_acronym_str UFRJ-15
network_name_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository_id_str
spelling Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de SênecaemoçõestragédiaSênecaAs Troianasfilosofia estoica.Este artigo pretende verificar como se dá a presença das emoções na peça senequiana As Troianas, bem como compreender sua possível relação com a filosofia do mesmo autor, segundo o qual as emoções envolvem uma avaliação de aspectos do mundo (De Ira 2.1). Nesse sentido, chamaremos a atenção para duas reações afetivas específicas: a esperança (spes) e o medo (metus, timor). Ao longo de nossa leitura da peça, propomo-nos a dar destaque a passagens que evidenciam as emoções em suas diversas expressões levando em conta os seus efeitos no desenvolver da trama e na construção dos personagens senequianos. Se considerarmos a teoria senequiana das emoções enquadrada dentro das teorias antiemocionalistas (“anti-emotionalist”, Kazantzidis e Spatharas 2018) encontradas nos escritos éticos estoicos, é de se perguntar como a possível presença desses preceitos na poesia senequiana afetaria a nossa leitura e a audiência de Troades. Como resultado, constata-se que considerar a compreensão estoica e especialmente senequiana das emoções – ou seja, o modo como o elemento racional funciona como parte da concepção senequiana de emoção – é relevante para precisamente compreender a complexidade de algumas cenas de As Troianas e entender como as emoções estoicas podem funcionar na tragédia de Sêneca.Proaera-UFRJ2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de convidadosapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/5927910.25187/codex.v11i1.59279CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112314CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e11123142176-177910.25187/codex.v11i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59279/32578Copyright (c) 2023 Ana Azevedo Bezerra Felicioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelicio, Ana Azevedo Bezerra2024-03-09T19:27:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59279Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2024-03-09T19:27:16Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
title Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
spellingShingle Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
Felicio, Ana Azevedo Bezerra
emoções
tragédia
Sêneca
As Troianas
filosofia estoica.
title_short Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
title_full Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
title_fullStr Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
title_full_unstemmed Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
title_sort Uma emoção guia a cena: uma leitura do medo e da esperança nas Troianas de Sêneca
author Felicio, Ana Azevedo Bezerra
author_facet Felicio, Ana Azevedo Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicio, Ana Azevedo Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv emoções
tragédia
Sêneca
As Troianas
filosofia estoica.
topic emoções
tragédia
Sêneca
As Troianas
filosofia estoica.
description Este artigo pretende verificar como se dá a presença das emoções na peça senequiana As Troianas, bem como compreender sua possível relação com a filosofia do mesmo autor, segundo o qual as emoções envolvem uma avaliação de aspectos do mundo (De Ira 2.1). Nesse sentido, chamaremos a atenção para duas reações afetivas específicas: a esperança (spes) e o medo (metus, timor). Ao longo de nossa leitura da peça, propomo-nos a dar destaque a passagens que evidenciam as emoções em suas diversas expressões levando em conta os seus efeitos no desenvolver da trama e na construção dos personagens senequianos. Se considerarmos a teoria senequiana das emoções enquadrada dentro das teorias antiemocionalistas (“anti-emotionalist”, Kazantzidis e Spatharas 2018) encontradas nos escritos éticos estoicos, é de se perguntar como a possível presença desses preceitos na poesia senequiana afetaria a nossa leitura e a audiência de Troades. Como resultado, constata-se que considerar a compreensão estoica e especialmente senequiana das emoções – ou seja, o modo como o elemento racional funciona como parte da concepção senequiana de emoção – é relevante para precisamente compreender a complexidade de algumas cenas de As Troianas e entender como as emoções estoicas podem funcionar na tragédia de Sêneca.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de convidados
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59279
10.25187/codex.v11i1.59279
url https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59279
identifier_str_mv 10.25187/codex.v11i1.59279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/59279/32578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Azevedo Bezerra Felicio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Azevedo Bezerra Felicio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112314
CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e1112314
2176-1779
10.25187/codex.v11i1
reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicos
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
collection Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository.name.fl_str_mv Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv codex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com
_version_ 1798321012484341760