Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Bruna Fernanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Codex : Revista de Estudos Clássicos
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/57530
Resumo: As Filípicas de Marco Túlio Cícero, escritas após o assassinato de Júlio César em 15 de março de 44 a.C., trazem em seu conteúdo as tensões políticas e históricas daquele momento, além de evidenciarem o conflito entre o próprio orador e Marco Antônio. Esses discursos consistem, basicamente, na difamação da imagem pública e privada de Marco Antônio e vê-se que o seu ethos é construído de modo negativo, contrapondo-se ao de Cícero. Neste artigo, analisa-se a ironia como uma ferramenta retórica para a construção do ethos do adversário. Ao longo dos discursos, as características negativas têm um significado muito claro ao estarem associadas diretamente a Antônio, contudo, ao citar algo positivo querendo dizer o contrário, o orador apenas reforça o tom de deboche para com a imagem do adversário, fazendo uso da ironia. Isso produz, no discurso, um efeito sobre a imagem de Antônio, mas também sobre a própria caracterização do orador, ou seja, o que Cícero diz sobre Antônio significa muito sobre si mesmo. Afirmar que Antônio é um homo eloquens não é coerente com o objetivo invectivo das Filípicas, mas faz sentido se, na verdade, em vez de tomarmos a expressão literalmente, considerarmos seu estatuto irônico. Sempre pensando que o orador retrata a si próprio e a Antônio como antípodas nas várias facetas da vida privada e pública, podemos, diante da expressão homo eloquens, remeter ao ethos pré-discursivo de Cícero diante de seu público, na ocasião dos discursos reconhecido como o maior orador de Roma.
id UFRJ-15_c869afe5877ace6d45f23787db619c1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57530
network_acronym_str UFRJ-15
network_name_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository_id_str
spelling Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de CíceroCíceroFilípicasRetóricaIroniaethos.As Filípicas de Marco Túlio Cícero, escritas após o assassinato de Júlio César em 15 de março de 44 a.C., trazem em seu conteúdo as tensões políticas e históricas daquele momento, além de evidenciarem o conflito entre o próprio orador e Marco Antônio. Esses discursos consistem, basicamente, na difamação da imagem pública e privada de Marco Antônio e vê-se que o seu ethos é construído de modo negativo, contrapondo-se ao de Cícero. Neste artigo, analisa-se a ironia como uma ferramenta retórica para a construção do ethos do adversário. Ao longo dos discursos, as características negativas têm um significado muito claro ao estarem associadas diretamente a Antônio, contudo, ao citar algo positivo querendo dizer o contrário, o orador apenas reforça o tom de deboche para com a imagem do adversário, fazendo uso da ironia. Isso produz, no discurso, um efeito sobre a imagem de Antônio, mas também sobre a própria caracterização do orador, ou seja, o que Cícero diz sobre Antônio significa muito sobre si mesmo. Afirmar que Antônio é um homo eloquens não é coerente com o objetivo invectivo das Filípicas, mas faz sentido se, na verdade, em vez de tomarmos a expressão literalmente, considerarmos seu estatuto irônico. Sempre pensando que o orador retrata a si próprio e a Antônio como antípodas nas várias facetas da vida privada e pública, podemos, diante da expressão homo eloquens, remeter ao ethos pré-discursivo de Cícero diante de seu público, na ocasião dos discursos reconhecido como o maior orador de Roma.Proaera-UFRJ2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/5753010.25187/codex.v11i1.57530CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112307CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e11123072176-177910.25187/codex.v11i1reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicosinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/57530/32303Copyright (c) 2023 Bruna Fernanda Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Bruna Fernanda2024-03-09T19:27:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57530Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/oaicodex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com2176-17792176-1779opendoar:2024-03-09T19:27:16Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
title Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
spellingShingle Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
Abreu, Bruna Fernanda
Cícero
Filípicas
Retórica
Ironia
ethos.
title_short Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
title_full Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
title_fullStr Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
title_full_unstemmed Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
title_sort Homo eloquens e a ironia nas Filípicas de Cícero
author Abreu, Bruna Fernanda
author_facet Abreu, Bruna Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Bruna Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Cícero
Filípicas
Retórica
Ironia
ethos.
topic Cícero
Filípicas
Retórica
Ironia
ethos.
description As Filípicas de Marco Túlio Cícero, escritas após o assassinato de Júlio César em 15 de março de 44 a.C., trazem em seu conteúdo as tensões políticas e históricas daquele momento, além de evidenciarem o conflito entre o próprio orador e Marco Antônio. Esses discursos consistem, basicamente, na difamação da imagem pública e privada de Marco Antônio e vê-se que o seu ethos é construído de modo negativo, contrapondo-se ao de Cícero. Neste artigo, analisa-se a ironia como uma ferramenta retórica para a construção do ethos do adversário. Ao longo dos discursos, as características negativas têm um significado muito claro ao estarem associadas diretamente a Antônio, contudo, ao citar algo positivo querendo dizer o contrário, o orador apenas reforça o tom de deboche para com a imagem do adversário, fazendo uso da ironia. Isso produz, no discurso, um efeito sobre a imagem de Antônio, mas também sobre a própria caracterização do orador, ou seja, o que Cícero diz sobre Antônio significa muito sobre si mesmo. Afirmar que Antônio é um homo eloquens não é coerente com o objetivo invectivo das Filípicas, mas faz sentido se, na verdade, em vez de tomarmos a expressão literalmente, considerarmos seu estatuto irônico. Sempre pensando que o orador retrata a si próprio e a Antônio como antípodas nas várias facetas da vida privada e pública, podemos, diante da expressão homo eloquens, remeter ao ethos pré-discursivo de Cícero diante de seu público, na ocasião dos discursos reconhecido como o maior orador de Roma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/57530
10.25187/codex.v11i1.57530
url https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/57530
identifier_str_mv 10.25187/codex.v11i1.57530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/57530/32303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Bruna Fernanda Abreu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Bruna Fernanda Abreu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Proaera-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv CODEX - Revista de Estudos Clássicos; v. 11 n. 1 (2023): Publicação contínua; e1112307
CODEX - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 11 No. 1 (2023): Publicação contínua; e1112307
2176-1779
10.25187/codex.v11i1
reponame:Codex : Revista de Estudos Clássicos
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Codex : Revista de Estudos Clássicos
collection Codex : Revista de Estudos Clássicos
repository.name.fl_str_mv Codex : Revista de Estudos Clássicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv codex@letras.ufrj.br||codex@letras.ufrj.br||biadipaoli@gmail.com
_version_ 1798321012469661696