A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologia & Antropologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799 |
Resumo: | Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”. |
id |
UFRJ-18_61a3f008db1d63197c640393b7eb686e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-38752017000300799 |
network_acronym_str |
UFRJ-18 |
network_name_str |
Sociologia & Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVAConsumo e narrativa publicitáriafama e celebridadeLeônidas da Silvacultura brasileirahistória do consumo.Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799Sociologia & Antropologia v.7 n.3 2017reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752017v736info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,EverardoCorbo,Williampor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752017000300799Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2018-02-05T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
title |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
spellingShingle |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA Rocha,Everardo Consumo e narrativa publicitária fama e celebridade Leônidas da Silva cultura brasileira história do consumo. |
title_short |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
title_full |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
title_fullStr |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
title_full_unstemmed |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
title_sort |
A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA |
author |
Rocha,Everardo |
author_facet |
Rocha,Everardo Corbo,William |
author_role |
author |
author2 |
Corbo,William |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Everardo Corbo,William |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo e narrativa publicitária fama e celebridade Leônidas da Silva cultura brasileira história do consumo. |
topic |
Consumo e narrativa publicitária fama e celebridade Leônidas da Silva cultura brasileira história do consumo. |
description |
Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-38752017v736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia & Antropologia v.7 n.3 2017 reponame:Sociologia & Antropologia instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Sociologia & Antropologia |
collection |
Sociologia & Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistappgsa@gmail.com |
_version_ |
1754734732834242560 |