A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Everardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Corbo,William
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799
Resumo: Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”.
id UFRJ-18_61a3f008db1d63197c640393b7eb686e
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752017000300799
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVAConsumo e narrativa publicitáriafama e celebridadeLeônidas da Silvacultura brasileirahistória do consumo.Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799Sociologia & Antropologia v.7 n.3 2017reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752017v736info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,EverardoCorbo,Williampor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752017000300799Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2018-02-05T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
title A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
spellingShingle A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
Rocha,Everardo
Consumo e narrativa publicitária
fama e celebridade
Leônidas da Silva
cultura brasileira
história do consumo.
title_short A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
title_full A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
title_fullStr A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
title_full_unstemmed A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
title_sort A STAR PLAYER AND THE WORLD OF GOODS: SOCCER AND CONSUMPTION IN THE PUBLIC IMAGE OF LEÔNIDAS DA SILVA
author Rocha,Everardo
author_facet Rocha,Everardo
Corbo,William
author_role author
author2 Corbo,William
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Everardo
Corbo,William
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo e narrativa publicitária
fama e celebridade
Leônidas da Silva
cultura brasileira
história do consumo.
topic Consumo e narrativa publicitária
fama e celebridade
Leônidas da Silva
cultura brasileira
história do consumo.
description Resumo Este trabalho analisa o lugar ocupado por Leônidas da Silva no mercado publicitário nas décadas de 1930 e 1940, auge de sua carreira como jogador de futebol. Trata-se de investigar as formas pelas quais, naquele contexto, consumo e narrativa publicitária se apropriaram do futebol para expandir hábitos de compra e, simultaneamente, aumentar a popularidade e potencializar a dimensão espetacular do esporte. Leônidas era uma celebridade da época e, como tal, inaugurou lojas, estrelou anúncios, foi garoto-propaganda de algumas marcas e emprestou seu nome para produtos de sucesso. A construção de sua figura midiática revela um modelo de articulação entre esporte e consumo que, gestado na primeira metade do século XX, segue permeando o imaginário contemporâneo em um processo de transformação de craques do “universo do futebol” em estrelas do “mundo dos bens”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752017v736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.7 n.3 2017
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734732834242560