ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dabul,Lígia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000100163
Resumo: Resumo Este artigo trata de aspecto nem sempre enfocado da arte, a venda, refletindo sobre as formas por meio das quais ela se liga a procedimentos criativos e a diversos atributos que costumam compor a identidade de artista, como o caráter original, individualizado e comercialmente desinteressado de sua produção. Analisando situação na qual artistas plásticos trabalham em feira de artesanato de Fortaleza, Estado do Ceará - Brasil, as aproximações e os distanciamentos das categorias artista/arte, de um lado, das categorias artesão/artesanato, de outro, contribuem para a reflexão sobre o significado variável de procedimentos vinculados à venda de seus produtos, as condições nas quais se realiza, e o quanto concorre para a diferenciação dos e entre artistas plásticos.
id UFRJ-18_d284916899384dce333c9c9719840e61
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752014000100163
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTEArteArtista plásticoVendaFeira de artesanatoCriaçãoResumo Este artigo trata de aspecto nem sempre enfocado da arte, a venda, refletindo sobre as formas por meio das quais ela se liga a procedimentos criativos e a diversos atributos que costumam compor a identidade de artista, como o caráter original, individualizado e comercialmente desinteressado de sua produção. Analisando situação na qual artistas plásticos trabalham em feira de artesanato de Fortaleza, Estado do Ceará - Brasil, as aproximações e os distanciamentos das categorias artista/arte, de um lado, das categorias artesão/artesanato, de outro, contribuem para a reflexão sobre o significado variável de procedimentos vinculados à venda de seus produtos, as condições nas quais se realiza, e o quanto concorre para a diferenciação dos e entre artistas plásticos.Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000100163Sociologia & Antropologia v.4 n.1 2014reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752014v417info:eu-repo/semantics/openAccessDabul,Lígiapor2017-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752014000100163Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2017-04-04T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
title ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
spellingShingle ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
Dabul,Lígia
Arte
Artista plástico
Venda
Feira de artesanato
Criação
title_short ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
title_full ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
title_fullStr ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
title_full_unstemmed ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
title_sort ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE
author Dabul,Lígia
author_facet Dabul,Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dabul,Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Artista plástico
Venda
Feira de artesanato
Criação
topic Arte
Artista plástico
Venda
Feira de artesanato
Criação
description Resumo Este artigo trata de aspecto nem sempre enfocado da arte, a venda, refletindo sobre as formas por meio das quais ela se liga a procedimentos criativos e a diversos atributos que costumam compor a identidade de artista, como o caráter original, individualizado e comercialmente desinteressado de sua produção. Analisando situação na qual artistas plásticos trabalham em feira de artesanato de Fortaleza, Estado do Ceará - Brasil, as aproximações e os distanciamentos das categorias artista/arte, de um lado, das categorias artesão/artesanato, de outro, contribuem para a reflexão sobre o significado variável de procedimentos vinculados à venda de seus produtos, as condições nas quais se realiza, e o quanto concorre para a diferenciação dos e entre artistas plásticos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000100163
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000100163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752014v417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.4 n.1 2014
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734732441026560