Educação democrática, sem medo e sem mordaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Andréa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Jane Santos, Frigotto, Gaudêncio
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508
Resumo: Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática.
id UFRJ-20_2f9ed3203ebcbe7e9a05d25b48949f7f
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/23508
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Educação democrática, sem medo e sem mordaçaNesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudMartello, Andréada Silva, Jane SantosFrigotto, Gaudêncio2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/DiciembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508/13114Direitos autorais 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-22T20:29:52ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Educação democrática, sem medo e sem mordaça
title Educação democrática, sem medo e sem mordaça
spellingShingle Educação democrática, sem medo e sem mordaça
Martello, Andréa
title_short Educação democrática, sem medo e sem mordaça
title_full Educação democrática, sem medo e sem mordaça
title_fullStr Educação democrática, sem medo e sem mordaça
title_full_unstemmed Educação democrática, sem medo e sem mordaça
title_sort Educação democrática, sem medo e sem mordaça
author Martello, Andréa
author_facet Martello, Andréa
da Silva, Jane Santos
Frigotto, Gaudêncio
author_role author
author2 da Silva, Jane Santos
Frigotto, Gaudêncio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martello, Andréa
da Silva, Jane Santos
Frigotto, Gaudêncio
dc.subject.none.fl_str_mv
description Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508/13114
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820607194005504