Educação democrática, sem medo e sem mordaça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
DOI: | 10.54948/desidades.v0i21.23508 |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508 |
Resumo: | Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática. |
id |
UFRJ-20_68aee3fe5f424915aa130c50edc3f273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23508 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
spelling |
Educação democrática, sem medo e sem mordaçaNesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática.Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2350810.54948/desidades.v0i21.23508DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 94-110DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 94-1102318-928210.54948/desidades.v0i21reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508/1311410.54948/desidades.v0i21.23508.g13114Copyright (c) 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartello, Andréada Silva, Jane SantosFrigotto, Gaudêncio2023-10-06T17:29:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23508Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:29:11Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
title |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
spellingShingle |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça Educação democrática, sem medo e sem mordaça Martello, Andréa Martello, Andréa |
title_short |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
title_full |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
title_fullStr |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
title_full_unstemmed |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
title_sort |
Educação democrática, sem medo e sem mordaça |
author |
Martello, Andréa |
author_facet |
Martello, Andréa Martello, Andréa da Silva, Jane Santos Frigotto, Gaudêncio da Silva, Jane Santos Frigotto, Gaudêncio |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Jane Santos Frigotto, Gaudêncio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martello, Andréa da Silva, Jane Santos Frigotto, Gaudêncio |
description |
Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, porexemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrarem discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileirotêm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo noBrasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidadedas encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadoresbrasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagaçãodo discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educaçãoaos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508 10.54948/desidades.v0i21.23508 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i21.23508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23508/13114 10.54948/desidades.v0i21.23508.g13114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 94-110 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 94-110 2318-9282 10.54948/desidades.v0i21 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1822178859815010304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.54948/desidades.v0i21.23508 |