Editorial Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Lucia Rabello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230
Resumo: Em uma sociedade que se quer democrática, a participação de todos e todas não é somente desejável como fundamental. No entanto, alguns segmentos sociais, como odas crianças, ainda se encontram alijados de seus direitos políticos. É quase um truísmo dizer que não se espera que as crianças possam participar plenamente da vida política,já que, assim se pensa, elas não dispõem das condições psicológicas e morais para esse exercício. Afnal, como afrma um dos renomados flósofos da política moderna, JohnRawls, a cidadania política implica na possibilidade de autonomia, ou seja, de poder expressar livre e autonomamente como e porquê se escolhe e se vota (Rawls, 1993). No entanto, esta tese tem sido questionada. Wall (2011) argumenta que só com mudanças a respeito de como se pensam a democracia e a representação, que práticas mais democráticas – como a do voto das crianças – poderão ser instituídas permitindo que as crianças possam expressar publicamente suas diferenças em relação aos outros. Walldiz que nenhum governo que responde apenas para uma porcentagem pequena de seus cidadãos pode ser considerado democrático.
id UFRJ-20_3304300a1d9148c770c033290eed692d
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/21230
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Editorial PortuguêsEm uma sociedade que se quer democrática, a participação de todos e todas não é somente desejável como fundamental. No entanto, alguns segmentos sociais, como odas crianças, ainda se encontram alijados de seus direitos políticos. É quase um truísmo dizer que não se espera que as crianças possam participar plenamente da vida política,já que, assim se pensa, elas não dispõem das condições psicológicas e morais para esse exercício. Afnal, como afrma um dos renomados flósofos da política moderna, JohnRawls, a cidadania política implica na possibilidade de autonomia, ou seja, de poder expressar livre e autonomamente como e porquê se escolhe e se vota (Rawls, 1993). No entanto, esta tese tem sido questionada. Wall (2011) argumenta que só com mudanças a respeito de como se pensam a democracia e a representação, que práticas mais democráticas – como a do voto das crianças – poderão ser instituídas permitindo que as crianças possam expressar publicamente suas diferenças em relação aos outros. Walldiz que nenhum governo que responde apenas para uma porcentagem pequena de seus cidadãos pode ser considerado democrático.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventudde Castro, Lucia Rabello2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/SeptiembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230/11995/*ref*/Rawls, J. Political Liberalism. New York: Columbia University Press, 1993./*ref*/Wall, J. Can democracy represent children? Toward a politics of difference. Childhood, v.19, n.1, 86-100, 2011.Direitos autorais 2018 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T20:01:59ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Editorial Português
title Editorial Português
spellingShingle Editorial Português
de Castro, Lucia Rabello
title_short Editorial Português
title_full Editorial Português
title_fullStr Editorial Português
title_full_unstemmed Editorial Português
title_sort Editorial Português
author de Castro, Lucia Rabello
author_facet de Castro, Lucia Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Lucia Rabello
dc.subject.none.fl_str_mv
description Em uma sociedade que se quer democrática, a participação de todos e todas não é somente desejável como fundamental. No entanto, alguns segmentos sociais, como odas crianças, ainda se encontram alijados de seus direitos políticos. É quase um truísmo dizer que não se espera que as crianças possam participar plenamente da vida política,já que, assim se pensa, elas não dispõem das condições psicológicas e morais para esse exercício. Afnal, como afrma um dos renomados flósofos da política moderna, JohnRawls, a cidadania política implica na possibilidade de autonomia, ou seja, de poder expressar livre e autonomamente como e porquê se escolhe e se vota (Rawls, 1993). No entanto, esta tese tem sido questionada. Wall (2011) argumenta que só com mudanças a respeito de como se pensam a democracia e a representação, que práticas mais democráticas – como a do voto das crianças – poderão ser instituídas permitindo que as crianças possam expressar publicamente suas diferenças em relação aos outros. Walldiz que nenhum governo que responde apenas para uma porcentagem pequena de seus cidadãos pode ser considerado democrático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21230/11995
/*ref*/Rawls, J. Political Liberalism. New York: Columbia University Press, 1993.
/*ref*/Wall, J. Can democracy represent children? Toward a politics of difference. Childhood, v.19, n.1, 86-100, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820608978681856