Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408 |
Resumo: | O artigo problematiza os projetos de vida e a relação com a escola de jovens alunos do 3° ano do ensino médio do sertão de Alagoas, cidade Delmiro Gouveia. Tratam-se de resultados parciais da dissertação de mestrado desenvolvida numa perspectiva quali-quantitativa, por meio de questionário estruturado envolvendo 116 jovens, entrevista coletiva com nove alunos(as) e observações da rotina escolar. Refletimos sobre a importância dos projetos de vida para a mudança social dos(as) jovens, num cenário em que o contexto da seca, frequentemente explorado pelas mídias, invisibiliza outros aspectos igualmente relevantes, a saber, a escolarização, os sonhos, a luta por dias melhores. Os desafios que permeiam esses projetos emergem nas falas dos(as) alunos(as), indicando os aspectos subjetivos e estruturais que se entrecruzam constantemente. Ser alguém na vida e colaborar com o sustento da família de origem foram dois eixos comuns aos depoimentos dos(as) jovens que estão no último ano do ensino médio.palavras-chave: ensino médio, juventude, jovens, projetos de vida. |
id |
UFRJ-20_40a6ae463ab37423700616f8bb29aadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/32408 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de AlagoasO artigo problematiza os projetos de vida e a relação com a escola de jovens alunos do 3° ano do ensino médio do sertão de Alagoas, cidade Delmiro Gouveia. Tratam-se de resultados parciais da dissertação de mestrado desenvolvida numa perspectiva quali-quantitativa, por meio de questionário estruturado envolvendo 116 jovens, entrevista coletiva com nove alunos(as) e observações da rotina escolar. Refletimos sobre a importância dos projetos de vida para a mudança social dos(as) jovens, num cenário em que o contexto da seca, frequentemente explorado pelas mídias, invisibiliza outros aspectos igualmente relevantes, a saber, a escolarização, os sonhos, a luta por dias melhores. Os desafios que permeiam esses projetos emergem nas falas dos(as) alunos(as), indicando os aspectos subjetivos e estruturais que se entrecruzam constantemente. Ser alguém na vida e colaborar com o sustento da família de origem foram dois eixos comuns aos depoimentos dos(as) jovens que estão no último ano do ensino médio.palavras-chave: ensino médio, juventude, jovens, projetos de vida. DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudOliveira da Silva, Isabel CristinaFreitas Teixeira, Ana Maria2020-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 25 (2019): Outubro/Octubre - Dezembro/DiciembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 25 (2019): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408/18318/*ref*/ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educ. Pesquisa, São Paulo, v.4, n. 2, p. 375-390, 2005./*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/CARNEIRO, M. Ruralidade: novas identidades em construção. Revista Estudos, sociedade e agricultura, CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, 1997./*ref*/CARNEIRO, M. Juventude rural: projetos e valores. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 243-261./*ref*/CASTRO, E. G. de et al.. Os jovens estão indo embora? Juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2009./*ref*/CASTRO, I. E. de. Natureza, imaginário e a reinvenção do Nordeste. In. ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 103-133./*ref*/CASTRO, I. E. de. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001./*ref*/LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011./*ref*/NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015./*ref*/SILVA, I. C. O. da. Juventudes e expressividades musicais no espaço escolar do Alto Sertão de Alagoas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, 2018./*ref*/TEXEIRA, A. M. F. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. In: SAMPAIO, S. M. R. Observatórios da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011./*ref*/WELLER, W. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In. DAYRELL, J. T.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogos, 2014. p. 135-154.Direitos autorais 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-22T20:29:18Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/32408Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-01-12T14:07:54.256165Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
title |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
spellingShingle |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas Oliveira da Silva, Isabel Cristina |
title_short |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
title_full |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
title_fullStr |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
title_full_unstemmed |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
title_sort |
Escola e Projetos de Vida: o que dizem os(as) jovens sertanejos(as) de Alagoas |
author |
Oliveira da Silva, Isabel Cristina |
author_facet |
Oliveira da Silva, Isabel Cristina Freitas Teixeira, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Freitas Teixeira, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, Isabel Cristina Freitas Teixeira, Ana Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo problematiza os projetos de vida e a relação com a escola de jovens alunos do 3° ano do ensino médio do sertão de Alagoas, cidade Delmiro Gouveia. Tratam-se de resultados parciais da dissertação de mestrado desenvolvida numa perspectiva quali-quantitativa, por meio de questionário estruturado envolvendo 116 jovens, entrevista coletiva com nove alunos(as) e observações da rotina escolar. Refletimos sobre a importância dos projetos de vida para a mudança social dos(as) jovens, num cenário em que o contexto da seca, frequentemente explorado pelas mídias, invisibiliza outros aspectos igualmente relevantes, a saber, a escolarização, os sonhos, a luta por dias melhores. Os desafios que permeiam esses projetos emergem nas falas dos(as) alunos(as), indicando os aspectos subjetivos e estruturais que se entrecruzam constantemente. Ser alguém na vida e colaborar com o sustento da família de origem foram dois eixos comuns aos depoimentos dos(as) jovens que estão no último ano do ensino médio.palavras-chave: ensino médio, juventude, jovens, projetos de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/32408/18318 /*ref*/ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educ. Pesquisa, São Paulo, v.4, n. 2, p. 375-390, 2005. /*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. /*ref*/CARNEIRO, M. Ruralidade: novas identidades em construção. Revista Estudos, sociedade e agricultura, CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, 1997. /*ref*/CARNEIRO, M. Juventude rural: projetos e valores. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 243-261. /*ref*/CASTRO, E. G. de et al.. Os jovens estão indo embora? Juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2009. /*ref*/CASTRO, I. E. de. Natureza, imaginário e a reinvenção do Nordeste. In. ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 103-133. /*ref*/CASTRO, I. E. de. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. /*ref*/LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. /*ref*/NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. /*ref*/SILVA, I. C. O. da. Juventudes e expressividades musicais no espaço escolar do Alto Sertão de Alagoas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, 2018. /*ref*/TEXEIRA, A. M. F. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. In: SAMPAIO, S. M. R. Observatórios da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011. /*ref*/WELLER, W. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In. DAYRELL, J. T.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogos, 2014. p. 135-154. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 25 (2019): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 25 (2019): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067694272413696 |