O lúdico em questão: Brinquedos e brincadeiras indígenas
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2615 |
Resumo: | ResumoO trabalho versa sobre brinquedos, ou melhor, utensílios lúdico-infantis, encontrados no acervo etnográfico do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, da Universidade Federal do Pará, e também no relato etnográfico sobre as brincadeiras de crianças pertencentes ao povo Xikrín. Os brinquedos são tomados como modos particulares de apropriação de objetos utilizados pelas crianças no quotidiano de cada sociedade, desempenhando muitas vezes uma tripla tarefa: divertir, educar e construir as representações e os modos de socialização das crianças. Por outro lado, o ato de brincar evidencia a liberdade das crianças indígenas no processo de (re)apropriação dos valores culturais, entre os quais, o “saber da criança” mescla-se ao “saber sobre a criança” para construir a noção nativa do “saber tornar-se criança”, condições antropológicas que reclamam a tradução intercultural dos direitos voltados às crianças indígenas.Palavras-chave: Brinquedos, brincadeiras, crianças indígenas, coleções etnográficas, direitos. |
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O lúdico em questão: Brinquedos e brincadeiras indígenasResumoO trabalho versa sobre brinquedos, ou melhor, utensílios lúdico-infantis, encontrados no acervo etnográfico do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, da Universidade Federal do Pará, e também no relato etnográfico sobre as brincadeiras de crianças pertencentes ao povo Xikrín. Os brinquedos são tomados como modos particulares de apropriação de objetos utilizados pelas crianças no quotidiano de cada sociedade, desempenhando muitas vezes uma tripla tarefa: divertir, educar e construir as representações e os modos de socialização das crianças. Por outro lado, o ato de brincar evidencia a liberdade das crianças indígenas no processo de (re)apropriação dos valores culturais, entre os quais, o “saber da criança” mescla-se ao “saber sobre a criança” para construir a noção nativa do “saber tornar-se criança”, condições antropológicas que reclamam a tradução intercultural dos direitos voltados às crianças indígenas.Palavras-chave: Brinquedos, brincadeiras, crianças indígenas, coleções etnográficas, direitos.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/261510.54948/desidades.v0i6.2615DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 6 (2015): Janeiro/Enero - Março/Marzo; 25-39DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 6 (2015): Janeiro/Enero - Março/Marzo; 25-392318-928210.54948/desidades.v0i6reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2615/218510.54948/desidades.v0i6.2615.g2185Copyright (c) 2015 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues-Lopes, Rita de CássiaOliveira, Assis da CostaBeltrão, Jane Felipe2023-10-06T17:24:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2615Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:24:27Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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