A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria Carmen Euler
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
Resumo: O artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.
id UFRJ-20_8c00645dd4fe16206a5437265210001c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34645
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdoO artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3464510.54948/desidades.v0i26.34645DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 25-38DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 25-382318-928210.54948/desidades.v0i26reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645/1937710.54948/desidades.v0i26.34645.g19377Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Maria Carmen Euler2023-10-06T17:30:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34645Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:30:25Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
spellingShingle A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
Torres, Maria Carmen Euler
title_short A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_full A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_fullStr A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_full_unstemmed A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_sort A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
author Torres, Maria Carmen Euler
author_facet Torres, Maria Carmen Euler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria Carmen Euler
description O artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
10.54948/desidades.v0i26.34645
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i26.34645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645/19377
10.54948/desidades.v0i26.34645.g19377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 25-38
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 25-38
2318-9282
10.54948/desidades.v0i26
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067692745687040