A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria Carmen Euler
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
Resumo: O artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.
id UFRJ-20_917fe7a86f0a97f3b2f7ffc3e876a517
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/34645
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdoO artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudTorres, Maria Carmen Euler2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - AbrilDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645/19377/*ref*/ALBARES, R. S.S.; BENASSI, C. A. Comunicação gestual caseira e LIBRAS: semelhanças e diferenças oriundas das necessidades comunicacionais. Revista Diálogos: linguagens em movimento, ano 3, n. 1, jan./jun., 2015./*ref*/AQUINO, L. Educação da infância e pedagogia descolonizadora: reflexões a partir do debate sobre identidades. In: FARIA, A. L. G. de et al (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2015./*ref*/BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017./*ref*/BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010./*ref*/BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Educação, 1998./*ref*/CASTRO, L. R. Conhecer, transformar-se e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, L. R de; BESSET, V. L. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau Editora e FAPERJ, 2008./*ref*/CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2ª ed. Trad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011./*ref*/HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2017./*ref*/PAGNI, P. A.; MARTINS, V. R. O Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019./*ref*/PASSOS, E.; BARROS, M. R. B de. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012./*ref*/PEREIRA, M. C. C. Aquisição da língua(gem) por crianças surdas, filhas de pais ouvintes. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2015./*ref*/SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Mota). São Paulo: Cia das Letras, 2010./*ref*/SILVA, D. N. H. Como brincam as crianças surdas. São Paulo: Ed. Plexus, 2002./*ref*/TUNES, E.; TUNES, G. O adulto, a criança e a brincadeira. Revista Em aberto, Brasília, v. 18, n. 73, julho, 2001, p. 78-88./*ref*/VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e eu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de iniciativas sociais, v. 11, junho, 2008./*ref*/VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y Habla. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2012.Direitos autorais 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T16:40:12ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
spellingShingle A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
Torres, Maria Carmen Euler
title_short A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_full A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_fullStr A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_full_unstemmed A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
title_sort A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo
author Torres, Maria Carmen Euler
author_facet Torres, Maria Carmen Euler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria Carmen Euler
dc.subject.none.fl_str_mv
description O artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele quenão pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.Palavras-chave: brincadeira, desenvolvimento, cultura lúdica, criança surda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/34645/19377
/*ref*/ALBARES, R. S.S.; BENASSI, C. A. Comunicação gestual caseira e LIBRAS: semelhanças e diferenças oriundas das necessidades comunicacionais. Revista Diálogos: linguagens em movimento, ano 3, n. 1, jan./jun., 2015.
/*ref*/AQUINO, L. Educação da infância e pedagogia descolonizadora: reflexões a partir do debate sobre identidades. In: FARIA, A. L. G. de et al (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2015.
/*ref*/BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
/*ref*/BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010.
/*ref*/BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Educação, 1998.
/*ref*/CASTRO, L. R. Conhecer, transformar-se e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, L. R de; BESSET, V. L. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau Editora e FAPERJ, 2008.
/*ref*/CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2ª ed. Trad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.
/*ref*/HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2017.
/*ref*/PAGNI, P. A.; MARTINS, V. R. O Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019.
/*ref*/PASSOS, E.; BARROS, M. R. B de. Diário de bordo de uma viagem-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012.
/*ref*/PEREIRA, M. C. C. Aquisição da língua(gem) por crianças surdas, filhas de pais ouvintes. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2015.
/*ref*/SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Mota). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
/*ref*/SILVA, D. N. H. Como brincam as crianças surdas. São Paulo: Ed. Plexus, 2002.
/*ref*/TUNES, E.; TUNES, G. O adulto, a criança e a brincadeira. Revista Em aberto, Brasília, v. 18, n. 73, julho, 2001, p. 78-88.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e eu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de iniciativas sociais, v. 11, junho, 2008.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y Habla. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 26 (2020): Janeiro/Enero - Abril
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820608318078976