Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonio Ailton de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Francisco Gleidison, Castro, Gabriela Silvestre de, Jaguaribara, Merremii Karão, Melo, Davi Jerry Alves, Nascimento Neto, José Freires, Silva, Ana Maria Eugenio da, Nascimento, Francisca Marleide, Nascimento, Lauriane de Castro, Moura Jr., James Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020
Resumo: As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência.
id UFRJ-20_a8147e100c7c4fa9ea54f867716966d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53020
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Cearáindígenaquilombolaação afirmativadecolonialidadeAs ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/5302010.54948/desidades.v0i34.53020DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-1242318-928210.54948/desidades.v0i34reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020/3142510.54948/desidades.v0i34.53020.g31425Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Antonio Ailton de SousaLima, Francisco GleidisonCastro, Gabriela Silvestre deJaguaribara, Merremii KarãoMelo, Davi Jerry AlvesNascimento Neto, José FreiresSilva, Ana Maria Eugenio daNascimento, Francisca MarleideNascimento, Lauriane de CastroMoura Jr., James Ferreira2023-10-17T11:46:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53020Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-17T11:46:19Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
title Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
spellingShingle Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
Lima, Antonio Ailton de Sousa
indígena
quilombola
ação afirmativa
decolonialidade
title_short Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
title_full Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
title_fullStr Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
title_full_unstemmed Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
title_sort Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
author Lima, Antonio Ailton de Sousa
author_facet Lima, Antonio Ailton de Sousa
Lima, Francisco Gleidison
Castro, Gabriela Silvestre de
Jaguaribara, Merremii Karão
Melo, Davi Jerry Alves
Nascimento Neto, José Freires
Silva, Ana Maria Eugenio da
Nascimento, Francisca Marleide
Nascimento, Lauriane de Castro
Moura Jr., James Ferreira
author_role author
author2 Lima, Francisco Gleidison
Castro, Gabriela Silvestre de
Jaguaribara, Merremii Karão
Melo, Davi Jerry Alves
Nascimento Neto, José Freires
Silva, Ana Maria Eugenio da
Nascimento, Francisca Marleide
Nascimento, Lauriane de Castro
Moura Jr., James Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antonio Ailton de Sousa
Lima, Francisco Gleidison
Castro, Gabriela Silvestre de
Jaguaribara, Merremii Karão
Melo, Davi Jerry Alves
Nascimento Neto, José Freires
Silva, Ana Maria Eugenio da
Nascimento, Francisca Marleide
Nascimento, Lauriane de Castro
Moura Jr., James Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv indígena
quilombola
ação afirmativa
decolonialidade
topic indígena
quilombola
ação afirmativa
decolonialidade
description As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020
10.54948/desidades.v0i34.53020
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i34.53020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020/31425
10.54948/desidades.v0i34.53020.g31425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124
2318-9282
10.54948/desidades.v0i34
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693656899584