Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020 |
Resumo: | As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência. |
id |
UFRJ-20_a8147e100c7c4fa9ea54f867716966d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53020 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Cearáindígenaquilombolaação afirmativadecolonialidadeAs ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/5302010.54948/desidades.v0i34.53020DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-1242318-928210.54948/desidades.v0i34reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020/3142510.54948/desidades.v0i34.53020.g31425Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Antonio Ailton de SousaLima, Francisco GleidisonCastro, Gabriela Silvestre deJaguaribara, Merremii KarãoMelo, Davi Jerry AlvesNascimento Neto, José FreiresSilva, Ana Maria Eugenio daNascimento, Francisca MarleideNascimento, Lauriane de CastroMoura Jr., James Ferreira2023-10-17T11:46:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53020Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-17T11:46:19Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
title |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
spellingShingle |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará Lima, Antonio Ailton de Sousa indígena quilombola ação afirmativa decolonialidade |
title_short |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
title_full |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
title_fullStr |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
title_full_unstemmed |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
title_sort |
Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará |
author |
Lima, Antonio Ailton de Sousa |
author_facet |
Lima, Antonio Ailton de Sousa Lima, Francisco Gleidison Castro, Gabriela Silvestre de Jaguaribara, Merremii Karão Melo, Davi Jerry Alves Nascimento Neto, José Freires Silva, Ana Maria Eugenio da Nascimento, Francisca Marleide Nascimento, Lauriane de Castro Moura Jr., James Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Francisco Gleidison Castro, Gabriela Silvestre de Jaguaribara, Merremii Karão Melo, Davi Jerry Alves Nascimento Neto, José Freires Silva, Ana Maria Eugenio da Nascimento, Francisca Marleide Nascimento, Lauriane de Castro Moura Jr., James Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Antonio Ailton de Sousa Lima, Francisco Gleidison Castro, Gabriela Silvestre de Jaguaribara, Merremii Karão Melo, Davi Jerry Alves Nascimento Neto, José Freires Silva, Ana Maria Eugenio da Nascimento, Francisca Marleide Nascimento, Lauriane de Castro Moura Jr., James Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indígena quilombola ação afirmativa decolonialidade |
topic |
indígena quilombola ação afirmativa decolonialidade |
description |
As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020 10.54948/desidades.v0i34.53020 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i34.53020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/53020/31425 10.54948/desidades.v0i34.53020.g31425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre; 106-124 2318-9282 10.54948/desidades.v0i34 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067693656899584 |