CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Borba, Gilberto Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Barros, Rodrigo Trevisano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174
Resumo: Demandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história.
id CP2-1_1ba7f04e96ef840127ff6dcdbbaae312
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3174
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLAeducaçãoquilombolacontra-hegemoniadecolonialidade e trabalhoDemandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 184-2072525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174/2141de Borba, Gilberto Silvade Barros, Rodrigo Trevisanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3174Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
title CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
de Borba, Gilberto Silva
educação
quilombola
contra-hegemonia
decolonialidade e trabalho
title_short CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
title_full CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
author de Borba, Gilberto Silva
author_facet de Borba, Gilberto Silva
de Barros, Rodrigo Trevisano
author_role author
author2 de Barros, Rodrigo Trevisano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Borba, Gilberto Silva
de Barros, Rodrigo Trevisano
dc.subject.por.fl_str_mv educação
quilombola
contra-hegemonia
decolonialidade e trabalho
topic educação
quilombola
contra-hegemonia
decolonialidade e trabalho
description Demandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174/2141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 184-207
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180923621376