CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174 |
Resumo: | Demandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história. |
id |
CP2-1_1ba7f04e96ef840127ff6dcdbbaae312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3174 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLAeducaçãoquilombolacontra-hegemoniadecolonialidade e trabalhoDemandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 184-2072525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174/2141de Borba, Gilberto Silvade Barros, Rodrigo Trevisanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3174Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA de Borba, Gilberto Silva educação quilombola contra-hegemonia decolonialidade e trabalho |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL A UM BRASIL QUILOMBOLA |
author |
de Borba, Gilberto Silva |
author_facet |
de Borba, Gilberto Silva de Barros, Rodrigo Trevisano |
author_role |
author |
author2 |
de Barros, Rodrigo Trevisano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Borba, Gilberto Silva de Barros, Rodrigo Trevisano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação quilombola contra-hegemonia decolonialidade e trabalho |
topic |
educação quilombola contra-hegemonia decolonialidade e trabalho |
description |
Demandas sociais emergem e colocam a escola no debate sobre o papel da educação em um contexto de disputas dos discursos que conduzem a prática docente. O artigo que apresentamos é teórico e construído em resposta à pergunta, Quais são as contribuições de um discurso contra-hegemônico decolonial a um Brasil quilombola? Fazemos uso das dimensões de sustentação do discurso hegemônico trazidas por Ernesto Laclau na construção de uma postura contra-hegemônica para atividade docente e o espaço escolar. Concluímos que uma prática pedagógica contra-hegemônica e decolonial precisa possibilitar tensões capazes de desconstruir e reconstruir o papel do povo escravizado e do quilombo na construção de um país plural, multicultural, diverso e respeitador dos direitos das pessoas na protagonização de sua própria história. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3174/2141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 184-207 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180923621376 |