Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. |
id |
UFRJ-20_a9e3c867d15f986f63e58fb3618ca850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantisEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3774410.54948/desidades.v0i27.37744DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-762318-928210.54948/desidades.v0i27reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744/2062210.54948/desidades.v0i27.37744.g20622Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Alexsandro SantosSantos, Irene ReisArenhaldt, Rafael2023-10-06T17:30:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:30:34Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
title |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
spellingShingle |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis Machado, Alexsandro Santos |
title_short |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
title_full |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
title_fullStr |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
title_full_unstemmed |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
title_sort |
Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis |
author |
Machado, Alexsandro Santos |
author_facet |
Machado, Alexsandro Santos Santos, Irene Reis Arenhaldt, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Irene Reis Arenhaldt, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alexsandro Santos Santos, Irene Reis Arenhaldt, Rafael |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744 10.54948/desidades.v0i27.37744 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i27.37744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744/20622 10.54948/desidades.v0i27.37744.g20622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76 2318-9282 10.54948/desidades.v0i27 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067692769804288 |