Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexsandro Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Irene Reis, Arenhaldt, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. 
id UFRJ-20_a9e3c867d15f986f63e58fb3618ca850
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantisEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3774410.54948/desidades.v0i27.37744DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-762318-928210.54948/desidades.v0i27reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744/2062210.54948/desidades.v0i27.37744.g20622Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Alexsandro SantosSantos, Irene ReisArenhaldt, Rafael2023-10-06T17:30:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37744Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:30:34Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
title Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
spellingShingle Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
Machado, Alexsandro Santos
title_short Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
title_full Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
title_fullStr Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
title_full_unstemmed Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
title_sort Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças: pedagogias emergentes na participação em grêmios estudantis
author Machado, Alexsandro Santos
author_facet Machado, Alexsandro Santos
Santos, Irene Reis
Arenhaldt, Rafael
author_role author
author2 Santos, Irene Reis
Arenhaldt, Rafael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexsandro Santos
Santos, Irene Reis
Arenhaldt, Rafael
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Tem como objetivo analisar narrativas (auto)biográficas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos:o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, fizemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas (auto)biográficas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biografização e heterobiografização dos entrevistados. Por fim, apresentamos reflexões sobre as pedagogias múltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da confiança, do gesto e da ascese. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744
10.54948/desidades.v0i27.37744
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i27.37744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/37744/20622
10.54948/desidades.v0i27.37744.g20622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 27 (2020): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 63-76
2318-9282
10.54948/desidades.v0i27
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067692769804288