Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151 |
Resumo: | Este artigo situa alguns desafios frente à construção coletiva de um trabalho de pesquisavoltado a jovens residentes de uma região periférica da cidade de Niterói-RJ. Trata-se doEspaço Cultural da Grota, que trabalha com a formação musical desta populaçãoespecífica. Neste percurso, discorremos acerca dos labirintos e das saídas possíveis quepovoam o encontro entre os aprendizes de música e o aprendiz-pesquisador, em especiala partir de um trabalho de pesquisa que escolheu chegar a campo sem a rima pronta.Como ferramenta metodológica, elegemos a pesquisa-intervenção (Rocha; Aguiar, 2003),que privilegia uma maneira de pesquisar interessada em partilhar coletivamente osimpasses vividos por jovens de modo a localizar saídas frente às formas de vida vigentes.Nesta partilha, instaurou-se tanto para os aprendizes de música como para os aprendizespesquisadores um trajeto com encontros consistentes que comportaram o inusitado e osdesassossegos disparadores de novos movimentos.Palavras-chave: juventudes, periferias, devir, arte, música. |
id |
UFRJ-20_c73c34552350b03504b90f5aef5d46a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/3151 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovensEste artigo situa alguns desafios frente à construção coletiva de um trabalho de pesquisavoltado a jovens residentes de uma região periférica da cidade de Niterói-RJ. Trata-se doEspaço Cultural da Grota, que trabalha com a formação musical desta populaçãoespecífica. Neste percurso, discorremos acerca dos labirintos e das saídas possíveis quepovoam o encontro entre os aprendizes de música e o aprendiz-pesquisador, em especiala partir de um trabalho de pesquisa que escolheu chegar a campo sem a rima pronta.Como ferramenta metodológica, elegemos a pesquisa-intervenção (Rocha; Aguiar, 2003),que privilegia uma maneira de pesquisar interessada em partilhar coletivamente osimpasses vividos por jovens de modo a localizar saídas frente às formas de vida vigentes.Nesta partilha, instaurou-se tanto para os aprendizes de música como para os aprendizespesquisadores um trajeto com encontros consistentes que comportaram o inusitado e osdesassossegos disparadores de novos movimentos.Palavras-chave: juventudes, periferias, devir, arte, música.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudSant`Anna, Ana Carolina VideiraLima, Silvana MendesQueiroz, Suanny Nogueira deSilva, Vanessa Monteiro2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 10 (2016): Janeiro/Enero - Março/MarzoDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 10 (2016): Janeiro/Enero - Março/Marzo2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151/2499/*ref*/BAREMBLIT, G. Compêndio de Análise institucional e outras correntes. 1. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992./*ref*/BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254./*ref*/CAIAFA, J. Nosso século XXI: notas sobre arte, técnica e poderes. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará, 2002./*ref*/DELEUZE G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1996./*ref*/FERREIRA, J. R. Labirinto e Minotauro: mito de ontem e hoje. Coimbra: Editora Simões e Linhares Ltda, 2008./*ref*/FOUCAULT, M.; DELEUZE, G. Os Intelectuais e o Poder. In: MACHADO, R. (Org.). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 69-78./*ref*/HECKERT, A. L. C. Narrativas de resistências: Educação e política. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2004./*ref*/HOLANDA, A. B. Mini Aurélio Século XXI: O Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000./*ref*/LEMINSK, P. Desencontrários. In: ______. Distraídos Venceremos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 28./*ref*/LIMA, S. M.; MINAYO-GOMEZ, C. Modos de subjetivação na condição de aprendiz: embates atuais. Historia,Ciências, Saúde – Manguinhos (Fiocruz), Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 931-953, set./dez. 2003./*ref*/PASSOS, E.; BARROS, R. B. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: teoria e pesquisa (UNB), Brasília, v. 16, n.1, p. 71-79, jan./abr. 2000./*ref*/PELBART, P. P. Ecologia do Invisível. In: ______. A Nau do Tempo Rei. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1993. p. 47-61./*ref*/PESSOA, F. Não me importo com as rimas. In: Fernando Pessoa e seus Heterônimos: Alberto Caeiro (13/05/96). Disponível em: <users.isr.ist.utl.pt~cfb/VdS/pessoas.html> Acesso em 3 set. 2015./*ref*/PESSOA, F. Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol. 2. Lisboa: Ed. Ática, 1982./*ref*/ROCHA, M.; AGUIAR, K. F. Pesquisa intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003./*ref*/RODRIGUES, H. B. C. S.; SOUZA, V. L. B. A análise institucional e a profissionalização do psicólogo. In: SAIDON, O.; VIDA R. K. (Org.). Análise Institucional no Brasil: Favela, Hospício, Escola, Funabem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987. p. 27-46./*ref*/ROLNIK, S. Cartografia sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.Direitos autorais 2016 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T21:55:05Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/3151Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-01-12T14:08:06.352922Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
title |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
spellingShingle |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens Sant`Anna, Ana Carolina Videira |
title_short |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
title_full |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
title_fullStr |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
title_full_unstemmed |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
title_sort |
Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens |
author |
Sant`Anna, Ana Carolina Videira |
author_facet |
Sant`Anna, Ana Carolina Videira Lima, Silvana Mendes Queiroz, Suanny Nogueira de Silva, Vanessa Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Silvana Mendes Queiroz, Suanny Nogueira de Silva, Vanessa Monteiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant`Anna, Ana Carolina Videira Lima, Silvana Mendes Queiroz, Suanny Nogueira de Silva, Vanessa Monteiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo situa alguns desafios frente à construção coletiva de um trabalho de pesquisavoltado a jovens residentes de uma região periférica da cidade de Niterói-RJ. Trata-se doEspaço Cultural da Grota, que trabalha com a formação musical desta populaçãoespecífica. Neste percurso, discorremos acerca dos labirintos e das saídas possíveis quepovoam o encontro entre os aprendizes de música e o aprendiz-pesquisador, em especiala partir de um trabalho de pesquisa que escolheu chegar a campo sem a rima pronta.Como ferramenta metodológica, elegemos a pesquisa-intervenção (Rocha; Aguiar, 2003),que privilegia uma maneira de pesquisar interessada em partilhar coletivamente osimpasses vividos por jovens de modo a localizar saídas frente às formas de vida vigentes.Nesta partilha, instaurou-se tanto para os aprendizes de música como para os aprendizespesquisadores um trajeto com encontros consistentes que comportaram o inusitado e osdesassossegos disparadores de novos movimentos.Palavras-chave: juventudes, periferias, devir, arte, música. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/3151/2499 /*ref*/BAREMBLIT, G. Compêndio de Análise institucional e outras correntes. 1. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. /*ref*/BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254. /*ref*/CAIAFA, J. Nosso século XXI: notas sobre arte, técnica e poderes. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará, 2002. /*ref*/DELEUZE G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1996. /*ref*/FERREIRA, J. R. Labirinto e Minotauro: mito de ontem e hoje. Coimbra: Editora Simões e Linhares Ltda, 2008. /*ref*/FOUCAULT, M.; DELEUZE, G. Os Intelectuais e o Poder. In: MACHADO, R. (Org.). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 69-78. /*ref*/HECKERT, A. L. C. Narrativas de resistências: Educação e política. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2004. /*ref*/HOLANDA, A. B. Mini Aurélio Século XXI: O Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. /*ref*/LEMINSK, P. Desencontrários. In: ______. Distraídos Venceremos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 28. /*ref*/LIMA, S. M.; MINAYO-GOMEZ, C. Modos de subjetivação na condição de aprendiz: embates atuais. Historia,Ciências, Saúde – Manguinhos (Fiocruz), Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 931-953, set./dez. 2003. /*ref*/PASSOS, E.; BARROS, R. B. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: teoria e pesquisa (UNB), Brasília, v. 16, n.1, p. 71-79, jan./abr. 2000. /*ref*/PELBART, P. P. Ecologia do Invisível. In: ______. A Nau do Tempo Rei. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1993. p. 47-61. /*ref*/PESSOA, F. Não me importo com as rimas. In: Fernando Pessoa e seus Heterônimos: Alberto Caeiro (13/05/96). Disponível em: <users.isr.ist.utl.pt~cfb/VdS/pessoas.html> Acesso em 3 set. 2015. /*ref*/PESSOA, F. Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol. 2. Lisboa: Ed. Ática, 1982. /*ref*/ROCHA, M.; AGUIAR, K. F. Pesquisa intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003. /*ref*/RODRIGUES, H. B. C. S.; SOUZA, V. L. B. A análise institucional e a profissionalização do psicólogo. In: SAIDON, O.; VIDA R. K. (Org.). Análise Institucional no Brasil: Favela, Hospício, Escola, Funabem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987. p. 27-46. /*ref*/ROLNIK, S. Cartografia sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 10 (2016): Janeiro/Enero - Março/Marzo DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 10 (2016): Janeiro/Enero - Março/Marzo 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067696276242432 |