Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Claudia Gersen
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Patrocinio, Laís Barbosa, Barbi, Lucas
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
Resumo: Objetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.
id UFRJ-20_db6e0014e897c685a51e3d9cb3db5bdf
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/43332
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade socialObjetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudAlvarenga, Claudia GersenPatrocinio, Laís BarbosaBarbi, Lucas2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abrilDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332/23197/*ref*/AFONSO, M. L. M. (Org.). Oficinas em Dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Campo Social, 2000./*ref*/ASSIS, S. G. de; AVANCI, J. Q. Labirinto de Espelhos: Formação da Auto-Estima na Infância e Adolescência. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004./*ref*/AZEVEDO, I. C. de; VALE, L. D.; ARAÚJO, M. G. de. Compartilhando saberes através da Educação em Saúde na Escola: Interfaces do Estágio Supervisionado em Enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, vol. 4, n. 1, p. 1048-1056, 2014./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3 ed. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BOURDIEU, P. Espaço social e poder simbólico. In: BOURDIEU, P. Coisas ditas. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 149–168./*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2019./*ref*/CHACHAM, A. S.; MAIA, M. B.; CAMARGO, M. B. Autonomia, gênero e gravidez na adolescência: uma análise comparativa da experiência de adolescentes e mulheres jovens provenientes de camadas médias e populares em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 29, n. 2, p. 389–407, 2012./*ref*/COSTA, M. C. O.; BIGRAS, M. Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 5, p. 1101–1109, out. 2007./*ref*/DURU-BELLAT, M. Filles et garçons à l’école, approches sociologiques et psychosociales. In: FOURQUIN, J. C. (Org.). Sociologie de l’éducation : nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: INRP, 2000. p. 221–287./*ref*/FELTRAN, G. de S. Margens da política, fronteiras da violência: uma ação coletiva das periferias de São Paulo. Lua Nova. n. 79, p. 201–233, 2010./*ref*/FERRETTI, C. J. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988./*ref*/FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 2, p. 388–394, fev. 2011./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002./*ref*/GOMES, F. Z. et al. Adolescentes e construção do projeto de vida: um relato de experiência. Revista do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, v. 3, p. 1–14, 2016./*ref*/JULIANO, M. C. C.; YUNES, M. A. M. Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 135–154, set. 2014./*ref*/LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1067–1084, dez. 2011./*ref*/MASCARENHAS, M. Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios. PORVIR. Disponível em: <http://porvir.org/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/>. Acesso em: 19 jun. 2019./*ref*/MINAYO, M. C. de S. Contextualização do debate sobre violência contra crianças e adolescentes. In: LIMA, C. A. de. (Org.). Violência faz mal à saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 13–17./*ref*/MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 2014./*ref*/MORAES, S. P. de; VITALLE, M. S. de S. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência: interações ONU-Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2523–2531, ago. 2015./*ref*/NASCIMENTO, I. P. As representações do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. Psicologia da Educação, v. 14-15, p. 265–283, 2002./*ref*/NAVARRO, A. M. A. S.; ANDRADE, R. G. N. Questões da autonomia e da vulnerabilidade cultural da comunidade da Mangueira do Rio de Janeiro. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Maceió, 2007./*ref*/PÁTARO, C. S. de O.; ARANTES, V. A. A dimensão afetiva dos projetos vitais: um estudo com jovens paranaenses. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 1, p. 145–156, mar. 2014./*ref*/PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1994./*ref*/PILON, A. F. O jovem e seu projeto de vida. Revista de Saúde Pública, v. 20, n. 3, p. 246-252, jun. 1986./*ref*/PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. M. Da esperança ao ódio: a juventude periférica bolsonarista. In: SOLANO, E. (Org.). O ódio como política. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 53–63./*ref*/PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. dos. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 2, p. 247–256, ago. 2007./*ref*/RICOLDI, A.; ARTES, A. Mulheres no ensino superior brasileiro: espaço garantido e novos desafios. Ex Aequo Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, n. 33, 1 jun. 2016. Disponível em: <http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/33-mulheres-no-ensino-superior-brasileiro-espaco-garantido-e-nov>. Acesso em: 14 jun. 2020./*ref*/SARRIERA, J. C. et al. Formação da identidade ocupacional em adolescentes. Estudos de Psicologia, v. 6, n. 1, p. 27–32, jun. 2001./*ref*/SENKEVICS, A. S.; CARVALHO, M. P. de. “O que você quer ser quando crescer?”: Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 245, p. 179-194, abr. 2016./*ref*/SERRÃO, M.; BALEEIRO, M. C. Aprendendo a ser e a conviver. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999./*ref*/TEIXEIRA, E. J. Juventude pobre, participação e redes de sociabilidade na construção do projeto de vida. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005./*ref*/UNICEF. Situação Mundial da Infância 2011, Caderno Brasil. Brasil: UNICEF, 2011./*ref*/VENTURINI, A. P. C.; PICCININI, C. A. Percepção de adolescentes não-pais sobre projetos de vida e sobre a paternidade adolescente. Psicologia & Sociedade, v. 26, número especial, p. 172–182, 2014.Direitos autorais 2021 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T21:09:08ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
spellingShingle Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Alvarenga, Claudia Gersen
title_short Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_full Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_fullStr Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_sort Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
author Alvarenga, Claudia Gersen
author_facet Alvarenga, Claudia Gersen
Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
author_role author
author2 Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Claudia Gersen
Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
dc.subject.none.fl_str_mv
description Objetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332/23197
/*ref*/AFONSO, M. L. M. (Org.). Oficinas em Dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Campo Social, 2000.
/*ref*/ASSIS, S. G. de; AVANCI, J. Q. Labirinto de Espelhos: Formação da Auto-Estima na Infância e Adolescência. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004.
/*ref*/AZEVEDO, I. C. de; VALE, L. D.; ARAÚJO, M. G. de. Compartilhando saberes através da Educação em Saúde na Escola: Interfaces do Estágio Supervisionado em Enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, vol. 4, n. 1, p. 1048-1056, 2014.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BOURDIEU, P. Espaço social e poder simbólico. In: BOURDIEU, P. Coisas ditas. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 149–168.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2019.
/*ref*/CHACHAM, A. S.; MAIA, M. B.; CAMARGO, M. B. Autonomia, gênero e gravidez na adolescência: uma análise comparativa da experiência de adolescentes e mulheres jovens provenientes de camadas médias e populares em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 29, n. 2, p. 389–407, 2012.
/*ref*/COSTA, M. C. O.; BIGRAS, M. Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 5, p. 1101–1109, out. 2007.
/*ref*/DURU-BELLAT, M. Filles et garçons à l’école, approches sociologiques et psychosociales. In: FOURQUIN, J. C. (Org.). Sociologie de l’éducation : nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: INRP, 2000. p. 221–287.
/*ref*/FELTRAN, G. de S. Margens da política, fronteiras da violência: uma ação coletiva das periferias de São Paulo. Lua Nova. n. 79, p. 201–233, 2010.
/*ref*/FERRETTI, C. J. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988.
/*ref*/FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 2, p. 388–394, fev. 2011.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
/*ref*/GOMES, F. Z. et al. Adolescentes e construção do projeto de vida: um relato de experiência. Revista do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família, v. 3, p. 1–14, 2016.
/*ref*/JULIANO, M. C. C.; YUNES, M. A. M. Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 135–154, set. 2014.
/*ref*/LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1067–1084, dez. 2011.
/*ref*/MASCARENHAS, M. Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios. PORVIR. Disponível em: <http://porvir.org/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/>. Acesso em: 19 jun. 2019.
/*ref*/MINAYO, M. C. de S. Contextualização do debate sobre violência contra crianças e adolescentes. In: LIMA, C. A. de. (Org.). Violência faz mal à saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 13–17.
/*ref*/MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 2014.
/*ref*/MORAES, S. P. de; VITALLE, M. S. de S. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência: interações ONU-Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2523–2531, ago. 2015.
/*ref*/NASCIMENTO, I. P. As representações do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. Psicologia da Educação, v. 14-15, p. 265–283, 2002.
/*ref*/NAVARRO, A. M. A. S.; ANDRADE, R. G. N. Questões da autonomia e da vulnerabilidade cultural da comunidade da Mangueira do Rio de Janeiro. V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Maceió, 2007.
/*ref*/PÁTARO, C. S. de O.; ARANTES, V. A. A dimensão afetiva dos projetos vitais: um estudo com jovens paranaenses. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 1, p. 145–156, mar. 2014.
/*ref*/PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
/*ref*/PILON, A. F. O jovem e seu projeto de vida. Revista de Saúde Pública, v. 20, n. 3, p. 246-252, jun. 1986.
/*ref*/PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. M. Da esperança ao ódio: a juventude periférica bolsonarista. In: SOLANO, E. (Org.). O ódio como política. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 53–63.
/*ref*/PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. dos. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 2, p. 247–256, ago. 2007.
/*ref*/RICOLDI, A.; ARTES, A. Mulheres no ensino superior brasileiro: espaço garantido e novos desafios. Ex Aequo Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, n. 33, 1 jun. 2016. Disponível em: <http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/33-mulheres-no-ensino-superior-brasileiro-espaco-garantido-e-nov>. Acesso em: 14 jun. 2020.
/*ref*/SARRIERA, J. C. et al. Formação da identidade ocupacional em adolescentes. Estudos de Psicologia, v. 6, n. 1, p. 27–32, jun. 2001.
/*ref*/SENKEVICS, A. S.; CARVALHO, M. P. de. “O que você quer ser quando crescer?”: Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 245, p. 179-194, abr. 2016.
/*ref*/SERRÃO, M.; BALEEIRO, M. C. Aprendendo a ser e a conviver. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.
/*ref*/TEIXEIRA, E. J. Juventude pobre, participação e redes de sociabilidade na construção do projeto de vida. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
/*ref*/UNICEF. Situação Mundial da Infância 2011, Caderno Brasil. Brasil: UNICEF, 2011.
/*ref*/VENTURINI, A. P. C.; PICCININI, C. A. Percepção de adolescentes não-pais sobre projetos de vida e sobre a paternidade adolescente. Psicologia & Sociedade, v. 26, número especial, p. 172–182, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820607207636992