Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Claudia Gersen
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Patrocinio, Laís Barbosa, Barbi, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
Resumo: Objetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.
id UFRJ-20_ea71578c0d609919a77ca71d6dcce9f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43332
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade socialObjetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4333210.54948/desidades.v0i29.43332DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril; 186-199DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril; 186-1992318-928210.54948/desidades.v0i29reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332/2319710.54948/desidades.v0i29.43332.g23197Copyright (c) 2021 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Claudia GersenPatrocinio, Laís BarbosaBarbi, Lucas2023-10-06T17:30:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43332Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:30:52Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
spellingShingle Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Alvarenga, Claudia Gersen
title_short Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_full Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_fullStr Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
title_sort Discutindo projetos de vida com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
author Alvarenga, Claudia Gersen
author_facet Alvarenga, Claudia Gersen
Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
author_role author
author2 Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Claudia Gersen
Patrocinio, Laís Barbosa
Barbi, Lucas
description Objetivou-se analisar um trabalho sobre projetos de vida com crianças e adolescentes de uma região periférica de Belo Horizonte, Brasil, que se deu por oficinas de educação em saúde ocorridas em uma instituição filantrópica durante 10 meses. Foram abordados temas como autoconhecimento, autoestima, relações familiares e vínculos afetivos, cuidados com o corpo, cidadania, desigualdades, violências. A análise foi empreendida por meio de questionário diagnóstico aplicado a participantes, atividades realizadas pelo grupo e caderno de campo. Os meninos demonstraram predileção por carreiras de menor qualificação e as meninas por profissões de Ensino Superior. Observou-se a ausência de articulação entre os projetos mencionados e as ações concretas para empreendê-los. A escola não foi mencionada positivamente como um espaço para o alcance dos objetivos. As oficinas de educação em saúde focadas na promoção de projetos de vida se mostraram estratégias potentes para a construção do autoconhecimento, oportunizando a projeção do futuro desejado.Palavras-chave: projetos de vida, crianças e adolescentes, vulnerabilidade social, educação em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
10.54948/desidades.v0i29.43332
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i29.43332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/43332/23197
10.54948/desidades.v0i29.43332.g23197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril; 186-199
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 29 (2021): Janeiro/enero - abril/abril; 186-199
2318-9282
10.54948/desidades.v0i29
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693217546240