Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falco, Mariane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/47745
Resumo: Este texto propõe uma reflexão sobre as experiências de crianças e adultos na educação infantil, situando as tecnologias como parte desses processos, com a devida valorização do protagonismo desses atores, conforme o compromisso ético com as concepções de criança, infância e educação. O estudo parte do referencial internacional sobre o tema e propõe uma articulação com as pedagogias participativas. Para isso, retoma tópicos dos estudos de autores como Vygotski e Dewey para compor a sustentação de uma análise de inspiração praxeológica. Que tipos de experiências na educação infantil escolar acolhem a exploração da tecnologia? De que modo as tecnologias viabilizam a construção de visibilidade ao protagonismo das crianças e comunicam aprendizagens significativas? Conclui-se que contextos escolares que acolhem as tecnologias de forma significativa tendem a expandir as possibilidades de relações no processo de construção de conhecimento tanto para as crianças quanto para os docentes.
id UFRJ-20_f4ce25db1a2e3ab5e5973f05495c7645
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47745
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidadeeducação infantiltecnologiaspedagogias participativasdocumentação pedagógicaexperiênciaEste texto propõe uma reflexão sobre as experiências de crianças e adultos na educação infantil, situando as tecnologias como parte desses processos, com a devida valorização do protagonismo desses atores, conforme o compromisso ético com as concepções de criança, infância e educação. O estudo parte do referencial internacional sobre o tema e propõe uma articulação com as pedagogias participativas. Para isso, retoma tópicos dos estudos de autores como Vygotski e Dewey para compor a sustentação de uma análise de inspiração praxeológica. Que tipos de experiências na educação infantil escolar acolhem a exploração da tecnologia? De que modo as tecnologias viabilizam a construção de visibilidade ao protagonismo das crianças e comunicam aprendizagens significativas? Conclui-se que contextos escolares que acolhem as tecnologias de forma significativa tendem a expandir as possibilidades de relações no processo de construção de conhecimento tanto para as crianças quanto para os docentes.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4774510.54948/desidades.v0i32.47745DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 206-224DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 206-2242318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/47745/2882110.54948/desidades.v0i32.47745.g28821Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalco, Mariane2023-10-08T03:45:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47745Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T03:45:37Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
title Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
spellingShingle Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
Falco, Mariane
educação infantil
tecnologias
pedagogias participativas
documentação pedagógica
experiência
title_short Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
title_full Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
title_fullStr Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
title_full_unstemmed Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
title_sort Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
author Falco, Mariane
author_facet Falco, Mariane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falco, Mariane
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
tecnologias
pedagogias participativas
documentação pedagógica
experiência
topic educação infantil
tecnologias
pedagogias participativas
documentação pedagógica
experiência
description Este texto propõe uma reflexão sobre as experiências de crianças e adultos na educação infantil, situando as tecnologias como parte desses processos, com a devida valorização do protagonismo desses atores, conforme o compromisso ético com as concepções de criança, infância e educação. O estudo parte do referencial internacional sobre o tema e propõe uma articulação com as pedagogias participativas. Para isso, retoma tópicos dos estudos de autores como Vygotski e Dewey para compor a sustentação de uma análise de inspiração praxeológica. Que tipos de experiências na educação infantil escolar acolhem a exploração da tecnologia? De que modo as tecnologias viabilizam a construção de visibilidade ao protagonismo das crianças e comunicam aprendizagens significativas? Conclui-se que contextos escolares que acolhem as tecnologias de forma significativa tendem a expandir as possibilidades de relações no processo de construção de conhecimento tanto para as crianças quanto para os docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/47745
10.54948/desidades.v0i32.47745
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/47745
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i32.47745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/47745/28821
10.54948/desidades.v0i32.47745.g28821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 206-224
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 206-224
2318-9282
10.54948/desidades.v0i32
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693299335168