HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitoreti, Jéssica Beluco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pandini-Simiano, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849
Resumo: O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.
id FURG-12_93e8e7ed7c029d04ad9fb007f843835d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11849
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIADocumentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1184910.14295/rds.v23i1.11849Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 271-2861809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849/9245Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVitoreti, Jéssica BelucoPandini-Simiano, Luciane2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11849Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
title HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
Vitoreti, Jéssica Beluco
Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.
title_short HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
author Vitoreti, Jéssica Beluco
author_facet Vitoreti, Jéssica Beluco
Pandini-Simiano, Luciane
author_role author
author2 Pandini-Simiano, Luciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitoreti, Jéssica Beluco
Pandini-Simiano, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.
topic Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.
description O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849
10.14295/rds.v23i1.11849
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.11849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849/9245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 271-286
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938436718592