“Meninas com Ciência” vive e resiste pelo Museu Nacional / UFRJ
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/35947 |
Resumo: | O curso de extensão “Meninas com Ciência” é uma ação concebida e executada pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ), voltado para alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. Ocorre desde 2017, em edições semestrais, com oficinas práticas e lúdicas em Geociências. Aqui, são apresentados o histórico do curso, as atualizações ao método, avaliações de acesso e permanência das alunas, além das perspectivas futuras. O objetivo deste trabalho é inspirar novas iniciativas, democratizando o acesso às ações de divulgação no país. Desde sua criação, o curso enfrentou diversos desafios; entre eles, a perda de toda a sua estrutura física, durante o incêndio do MN/UFRJ, mas a equipe persiste e, ao longo de seis edições, teve 2333 inscritas e ofertou 455 vagas. Além disso, é crescente o interesse de outras instituições em replicar o modelo. Até o momento, “Meninas com Ciência” inspirou, com sucesso, a execução de sete ações semelhantes nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Pará, o que corrobora a receptividade da sociedade e a importância destas iniciativas voltadas às questões de gênero. Este trabalho demonstra que é possível realizar divulgação científica de qualidade e gratuita, mesmo sob condições adversas e com baixo orçamento. Ainda, traz os desafios em popularizar o acesso de meninas de diferentes condições, sociais e econômicas, ao curso. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as duas edições previstas estão suspensas. Porém, a partir desta adversidade, “Meninas com Ciência” cresce e torna-se um projeto de extensão. Trata-se de uma estrutura maior e permanente, que abriga: a) o curso presencial, que será retomado assim que possível; b) um canal online direto com a sociedade, visando propor atividades, tirar dúvidas sobre Geociências, conversar sobre as experiências de mulheres cientistas, etc. e c) a criação de linhas de pesquisa em extensão. |
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“Meninas com Ciência” vive e resiste pelo Museu Nacional / UFRJGeociências; Divulgação científica; Empoderamento femininoO curso de extensão “Meninas com Ciência” é uma ação concebida e executada pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ), voltado para alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. Ocorre desde 2017, em edições semestrais, com oficinas práticas e lúdicas em Geociências. Aqui, são apresentados o histórico do curso, as atualizações ao método, avaliações de acesso e permanência das alunas, além das perspectivas futuras. O objetivo deste trabalho é inspirar novas iniciativas, democratizando o acesso às ações de divulgação no país. Desde sua criação, o curso enfrentou diversos desafios; entre eles, a perda de toda a sua estrutura física, durante o incêndio do MN/UFRJ, mas a equipe persiste e, ao longo de seis edições, teve 2333 inscritas e ofertou 455 vagas. Além disso, é crescente o interesse de outras instituições em replicar o modelo. Até o momento, “Meninas com Ciência” inspirou, com sucesso, a execução de sete ações semelhantes nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Pará, o que corrobora a receptividade da sociedade e a importância destas iniciativas voltadas às questões de gênero. Este trabalho demonstra que é possível realizar divulgação científica de qualidade e gratuita, mesmo sob condições adversas e com baixo orçamento. Ainda, traz os desafios em popularizar o acesso de meninas de diferentes condições, sociais e econômicas, ao curso. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as duas edições previstas estão suspensas. Porém, a partir desta adversidade, “Meninas com Ciência” cresce e torna-se um projeto de extensão. Trata-se de uma estrutura maior e permanente, que abriga: a) o curso presencial, que será retomado assim que possível; b) um canal online direto com a sociedade, visando propor atividades, tirar dúvidas sobre Geociências, conversar sobre as experiências de mulheres cientistas, etc. e c) a criação de linhas de pesquisa em extensão. Universidade Federal do Rio de JaneiroWitovisk, LucianaCarvalho, Luciana BarbosaGuedes, ElianeZucolotto, Maria ElizabethMaciel, Bárbara da SilvaPaula, Priscila Joana Gonçalves deCabral, Uiara GomesFigueiredo, Gisele RhisSousa, Sarah Siqueira da Cruz GuimarãesSilveira, Silvia Maria TeixeiraSá, Natália de PaulaSouza, Taísa Camila Silveira deTrindade, Viviane Segundo FariaQuadros, PatriciaMatos, SuzanaTosi, AmandaNunes, SaraAlmeida, Noeli Piedade deSoares, Marina BentoAndrade, CilcairBianchini, Gina FaracoManes, Maria Izabel LimaSilva, Mariana Batista da2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3594710.11137/2020_4_238_252Anuário do Instituto de Geociências; Vol 43, No 4 (2020); 238_252Anuário do Instituto de Geociências; Vol 43, No 4 (2020); 238_2521982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/35947/pdf/*ref*/Albornoz, M; Barrere, R; Matas, L.; Osorio, L. & Sokil, J. 2018. Las brechas de género en la producción científica Iberoamericana. Papeles del Observatorio, 9: 7-12. Andrade, C. 2019. Nem Eva viu a uva, nem o índio fez a cerâmica: experiências e análises de Projetos de Educação Patrimonial em Arqueologia. Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 218p. Bandeira, C. M. 2009. Bullying: auto-estima e diferenças de gênero. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 69p. Benfeitoria. 2018. Meninas com Ciência, campanha de Financiamento Coletivo. Disponível em: <https://benfeitoria.com/meninascomciencia>. Acesso em: 23 jun. 2020. Brito, C.; Pavani, D. & Lima Jr, P. 2015. Meninas na Ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de Ciência e Tecnologia. Gênero, 16 (1): 33-50. BrOffice. 2005. BrOffice.org 2.0 – Descrição do Produto. Disponível em: <BrOffice.org>. Acesso em: 23 jun. 2020. Caseira, F.F. & Magalhães, J.C. 2017. Meninas em carreiras de Ciência e Tecnologia: Investigando alguns programas brasileiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 11 & 13TH WOMEN’S WORLDS CONGRESS, Florianópolis, 2017. Anais Eletrônicos, ISSN 2179-510X. CGEE. 2016. Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos. Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF. 348p. ISBN: 978855569114-0. Colecionadores de Ossos. 2015. Vídeo: Os dinossauros faziam xixi? Disponível em: <https://youtu.be/q7JZZMvKqBA>. Acesso em: 23 jun. 2020. Coordenadoria de Comunicação Social, Cordcom – UFRJ. 2019. Documentário Resgates. Disponível em: <https://youtu.be/JvOPs4De4Sk>. Acesso em: 23 jun. 2020. Danzy, J. 2009. Adinkra Symbols: An Ideographic Writing System. Stony Brook University, New York. Dissertação de Mestrado, 49p. DGP – MN/UFRJ. 2018. Meninas com Ciência – página institucional. 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Anuário do Instituto de Geociências, 41(2): 233-240.Copyright (c) 2020 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T02:11:18Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/35947Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2021-12-28T02:11:18Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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