“Meninas com Ciência” vive e resiste pelo Museu Nacional / UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witovisk, Luciana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Luciana Barbosa, Guedes, Eliane, Zucolotto, Maria Elizabeth, Maciel, Bárbara da Silva, Paula, Priscila Joana Gonçalves de, Cabral, Uiara Gomes, Figueiredo, Gisele Rhis, Sousa, Sarah Siqueira da Cruz Guimarães, Silveira, Silvia Maria Teixeira, Sá, Natália de Paula, Souza, Taísa Camila Silveira de, Trindade, Viviane Segundo Faria, Quadros, Patricia, Matos, Suzana, Tosi, Amanda, Nunes, Sara, Almeida, Noeli Piedade de, Soares, Marina Bento, Andrade, Cilcair, Bianchini, Gina Faraco, Manes, Maria Izabel Lima, Silva, Mariana Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/35947
Resumo: O curso de extensão “Meninas com Ciência” é uma ação concebida e executada pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ), voltado para alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. Ocorre desde 2017, em edições semestrais, com oficinas práticas e lúdicas em Geociências. Aqui, são apresentados o histórico do curso, as atualizações ao método, avaliações de acesso e permanência das alunas, além das perspectivas futuras. O objetivo deste trabalho é inspirar novas iniciativas, democratizando o acesso às ações de divulgação no país. Desde sua criação, o curso enfrentou diversos desafios; entre eles, a perda de toda a sua estrutura física, durante o incêndio do MN/UFRJ, mas a equipe persiste e, ao longo de seis edições, teve 2333 inscritas e ofertou 455 vagas. Além disso, é crescente o interesse de outras instituições em replicar o modelo. Até o momento, “Meninas com Ciência” inspirou, com sucesso, a execução de sete ações semelhantes nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Pará, o que corrobora a receptividade da sociedade e a importância destas iniciativas voltadas às questões de gênero. Este trabalho demonstra que é possível realizar divulgação científica de qualidade e gratuita, mesmo sob condições adversas e com baixo orçamento. Ainda, traz os desafios em popularizar o acesso de meninas de diferentes condições, sociais e econômicas, ao curso. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as duas edições previstas estão suspensas. Porém, a partir desta adversidade, “Meninas com Ciência” cresce e torna-se um projeto de extensão. Trata-se de uma estrutura maior e permanente, que abriga: a) o curso presencial, que será retomado assim que possível; b) um canal online direto com a sociedade, visando propor atividades, tirar dúvidas sobre Geociências, conversar sobre as experiências de mulheres cientistas, etc. e c) a criação de linhas de pesquisa em extensão.
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Além disso, é crescente o interesse de outras instituições em replicar o modelo. Até o momento, “Meninas com Ciência” inspirou, com sucesso, a execução de sete ações semelhantes nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Pará, o que corrobora a receptividade da sociedade e a importância destas iniciativas voltadas às questões de gênero. Este trabalho demonstra que é possível realizar divulgação científica de qualidade e gratuita, mesmo sob condições adversas e com baixo orçamento. Ainda, traz os desafios em popularizar o acesso de meninas de diferentes condições, sociais e econômicas, ao curso. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as duas edições previstas estão suspensas. Porém, a partir desta adversidade, “Meninas com Ciência” cresce e torna-se um projeto de extensão. 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Universidade Federal do Rio de JaneiroWitovisk, LucianaCarvalho, Luciana BarbosaGuedes, ElianeZucolotto, Maria ElizabethMaciel, Bárbara da SilvaPaula, Priscila Joana Gonçalves deCabral, Uiara GomesFigueiredo, Gisele RhisSousa, Sarah Siqueira da Cruz GuimarãesSilveira, Silvia Maria TeixeiraSá, Natália de PaulaSouza, Taísa Camila Silveira deTrindade, Viviane Segundo FariaQuadros, PatriciaMatos, SuzanaTosi, AmandaNunes, SaraAlmeida, Noeli Piedade deSoares, Marina BentoAndrade, CilcairBianchini, Gina FaracoManes, Maria Izabel LimaSilva, Mariana Batista da2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3594710.11137/2020_4_238_252Anuário do Instituto de Geociências; Vol 43, No 4 (2020); 238_252Anuário do Instituto de Geociências; Vol 43, No 4 (2020); 238_2521982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/35947/pdf/*ref*/Albornoz, M; Barrere, R; Matas, L.; Osorio, L. & Sokil, J. 2018. 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