Solução para Avaliação de Segurança Viária em Rodovias Baseada em Múltiplos Critérios
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30837 |
Resumo: | A segurança viária é fundamental para que os pedestres e motoristas usufruam das vias. A sua estrutura é baseada em três partes, no qual unidas contribuem para que as vias se mantenham aptas para o uso. A primeira estrutura desse conjunto é formada pela fiscalização, seguida pela conscientização e finalizada por projetos de Engenharia. Os projetos de Engenharia ficam na responsabilidade dos gestores empregarem medidas corretivas, que vislumbrem tratar as localidades em que se apresentam índices de acidentes superiores aos considerados normais. Sendo necessário promover diversas análises para que sejam direcionadas as medidas adequadas a fim de erradicar os problemas vigentes. Este trabalho teve como intuito desenvolver e aplicar uma metodologia capaz de gerar resultados que possibilitem a identificação de medidas viáveis para a melhor tomada de decisão. Elaborou-se um projeto em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) na área de estudo em um trecho da Rodovia federal BR-365 localizado entre os municípios de Monte Carmelo e Patrocínio- MG. De posse do projeto foram aplicados dois modelos contemplados na literatura que viabilizaram a identificação dos trechos críticos, e por meio desse reconhecimento esses trechos foram cartografados com o auxílio de Sistema de Mapeamento Móvel. Mediante o mapeamento dos trechos críticos foram direcionadas medidas mitigatórias como, por exemplo, adequação da sinalização horizontal e vertical com intuito de minimizar as ocorrências. Desta forma, com a aplicação do método proposto foi possível através das informações coletadas, vislumbrar medidas viáveis para melhorar a segurança viária do trecho em estudo, podendo aplicar a metodologia desenvolvida em diferentes cenários. |
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Solução para Avaliação de Segurança Viária em Rodovias Baseada em Múltiplos CritériosSegurança viária; Sistema de Informação Geográfica; Sistema de Mapeamento MóvelA segurança viária é fundamental para que os pedestres e motoristas usufruam das vias. A sua estrutura é baseada em três partes, no qual unidas contribuem para que as vias se mantenham aptas para o uso. A primeira estrutura desse conjunto é formada pela fiscalização, seguida pela conscientização e finalizada por projetos de Engenharia. Os projetos de Engenharia ficam na responsabilidade dos gestores empregarem medidas corretivas, que vislumbrem tratar as localidades em que se apresentam índices de acidentes superiores aos considerados normais. Sendo necessário promover diversas análises para que sejam direcionadas as medidas adequadas a fim de erradicar os problemas vigentes. Este trabalho teve como intuito desenvolver e aplicar uma metodologia capaz de gerar resultados que possibilitem a identificação de medidas viáveis para a melhor tomada de decisão. Elaborou-se um projeto em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) na área de estudo em um trecho da Rodovia federal BR-365 localizado entre os municípios de Monte Carmelo e Patrocínio- MG. De posse do projeto foram aplicados dois modelos contemplados na literatura que viabilizaram a identificação dos trechos críticos, e por meio desse reconhecimento esses trechos foram cartografados com o auxílio de Sistema de Mapeamento Móvel. Mediante o mapeamento dos trechos críticos foram direcionadas medidas mitigatórias como, por exemplo, adequação da sinalização horizontal e vertical com intuito de minimizar as ocorrências. Desta forma, com a aplicação do método proposto foi possível através das informações coletadas, vislumbrar medidas viáveis para melhorar a segurança viária do trecho em estudo, podendo aplicar a metodologia desenvolvida em diferentes cenários.Universidade Federal do Rio de JaneiroSales, Vinicius FerreiraSeabra, Luciany OliveiraGallis, Rodrigo Bezerra de Araújo2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3083710.11137/2019_1_708_722Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 708-722Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 708-7221982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30837/17439Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T15:03:30Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/30837Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2019-12-10T15:03:30Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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