Solução para Avaliação de Segurança Viária em Rodovias Baseada em Múltiplos Critérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Vinicius Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Seabra, Luciany Oliveira, Gallis, Rodrigo Bezerra de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30837
Resumo: A segurança viária é fundamental para que os pedestres e motoristas usufruam das vias. A sua estrutura é baseada em três partes, no qual unidas contribuem para que as vias se mantenham aptas para o uso. A primeira estrutura desse conjunto é formada pela fiscalização, seguida pela conscientização e finalizada por projetos de Engenharia. Os projetos de Engenharia ficam na responsabilidade dos gestores empregarem medidas corretivas, que vislumbrem tratar as localidades em que se apresentam índices de acidentes superiores aos considerados normais. Sendo necessário promover diversas análises para que sejam direcionadas as medidas adequadas a fim de erradicar os problemas vigentes. Este trabalho teve como intuito desenvolver e aplicar uma metodologia capaz de gerar resultados que possibilitem a identificação de medidas viáveis para a melhor tomada de decisão. Elaborou-se um projeto em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) na área de estudo em um trecho da Rodovia federal BR-365 localizado entre os municípios de Monte Carmelo e Patrocínio- MG. De posse do projeto foram aplicados dois modelos contemplados na literatura que viabilizaram a identificação dos trechos críticos, e por meio desse reconhecimento esses trechos foram cartografados com o auxílio de Sistema de Mapeamento Móvel. Mediante o mapeamento dos trechos críticos foram direcionadas medidas mitigatórias como, por exemplo, adequação da sinalização horizontal e vertical com intuito de minimizar as ocorrências. Desta forma, com a aplicação do método proposto foi possível através das informações coletadas, vislumbrar medidas viáveis para melhorar a segurança viária do trecho em estudo, podendo aplicar a metodologia desenvolvida em diferentes cenários.
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