Desenvolvimento de solução de geoinformação baseada em múltiplos critérios para avaliação da segurança viária em rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Vinícius Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21186
Resumo: In order to pedestrians and drivers enjoy roads, road safety becomes essential. Its structure is based on three parts, in which, together, contribute to the track remains fit for use. The first structure of this group is formed by inspection, followed by awareness and completed by Engineering projects. Each structure employs a certain purpose, but all seek the same goal. In Engineering projects, it is the managers’ responsibility to employ corrective measures that it intends to treat the locations in which accident rates higher than reality. But in order to achieve this objective, it is necessary to promote various analyzes, so that the best measures are directed to eradicate the existing problems. In view of this impasse, this work is intended to direct a methodology capable of providing products that enable better decision-making. In the first instance, a GIS project was developed for a study region, which in this case was a specific section of the BR-365. In possession of the project, two models contemplated in the literature were applied, which enabled the identification of critical sections and by means of this recognition, were mapped such localities with the aid of the Mobile Mapping System. Through the results found, migratory measures were directed in order to minimize the occurrences. Of the critical sections identified, most of the occurrences were of the "Track Exit" and "Rear Collision" type, circumstances observed in places where there is a curve or where the shoreline has small dimensions, lacking highway improvements in the road safety. Therefore, the proposed method becomes an important tool for the management of road safety, and can be applied in different scenarios.
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But in order to achieve this objective, it is necessary to promote various analyzes, so that the best measures are directed to eradicate the existing problems. In view of this impasse, this work is intended to direct a methodology capable of providing products that enable better decision-making. In the first instance, a GIS project was developed for a study region, which in this case was a specific section of the BR-365. In possession of the project, two models contemplated in the literature were applied, which enabled the identification of critical sections and by means of this recognition, were mapped such localities with the aid of the Mobile Mapping System. Through the results found, migratory measures were directed in order to minimize the occurrences. Of the critical sections identified, most of the occurrences were of the "Track Exit" and "Rear Collision" type, circumstances observed in places where there is a curve or where the shoreline has small dimensions, lacking highway improvements in the road safety. Therefore, the proposed method becomes an important tool for the management of road safety, and can be applied in different scenarios.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A segurança viária é fundamental para que os pedestres e motoristas usufruam das vias. A sua estrutura é baseada em três parte, no qual unidas contribuem para que as vias se mantem aptas para o uso. A primeira estrutura desse conjunto é formada pela fiscalização, seguida pela conscientização e finalizada por projetos de Engenharia. Cada estrutura emprega-se certa finalidade, mas todas buscam o mesmo objetivo. Nos projetos de Engenharia ficam de responsabilidade dos gestores empregarem medidas corretivas, que vislumbrem tratar as localidades em que se apresentam índices de acidentes superiores aos considerados normais. Mas para tal objetivo, é necessário promover diversas análises, para que sejam direcionadas as medidas adequadas a fim de erradicar os problemas vigentes. Assim, este trabalho tem como intuito desenvolver e aplicar uma metodologia capaz de propiciar produtos que possibilitem a identificação de medidas viáveis para a melhor tomada de decisão. Em primeira instância foi elaborado um projeto em SIG referente a uma região de estudo em um trecho da Rodovia federal BR-365. De posse do projeto foram aplicados dois modelos contemplados na literatura, que viabilizaram na identificação dos trechos críticos, e por meio desse reconhecimento essas localidades foram cartografadas com o auxílio do Sistema de Mapeamento Móvel. Mediante aos resultados encontrados foram direcionadas medidas migratórias com intuito de minimizar as ocorrências. Dos trechos críticos identificados e analisados a maioria das ocorrências foram do tipo Saída de Pista e Colisão Traseira, tais ocorrências são observadas em locais onde existe uma curva ou onde o acostamento apresenta dimensões reduzidas. Desta forma, a rodovia indica a necessidade de melhorias na segurança viária, portanto, com a aplicação do método proposto foi possível gerenciar as informações e vislumbrar medidas viáveis para melhorar a segurança viária do trecho em estudo, podendo ser aplicado em diferentes cenários.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de Agrimensura e CartográficaGallis, Rodrigo Bezerra de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9328058090596916Seabra, Luciany Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105Bravo, João Vitor Mezahttp://lattes.cnpq.br/2434262816948472Sales, Vinícius Ferreira2018-04-18T18:40:42Z2018-04-18T18:40:42Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSALES, Vinícius Ferreira. Desenvolvimento de solução de geoinformação baseada em múltiplos critérios para avaliação da segurança viária em rodovias. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-04-18T18:40:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21186Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-04-18T18:40:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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