Barbie na Suprema Corte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria Jurídica Contemporânea |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/60128 |
Resumo: | O presente texto analisa o filme Barbie (Warner Bros., 2023), dirigido por Greta Gerwig, destacando a sátira sobre um pretenso matriarcado que assume a Suprema Corte Americana, e a trajetória de marketing correspondente da boneca da Mattel, com a influência do comércio da boneca e de seus subprodutos na cultura comportamental das mulheres até o presente. Inicia comentando o Efeito Barbie que traduz uma concepção de mulher bem-sucedida, porém submissa aos padrões do patriarcado, perpassando elementos do histórico de suas propagandas. Em seguida, aborda as estratégias de construção de estereótipos femininos, através da diversidade de lançamentos da boneca e de sua pretensa multiculturalidade. Por fim analisa a inserção da boneca Barbie nos debates sobre sociedade de consumo. Conclui, abordando o ainda exíguo total de mulheres juízas, em especial nas Supremas Cortes americanas e brasileiras. |
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Barbie na Suprema CorteCultura popBoneca BarbieSociedade de consumoEducação infantilFeminismoDireito e cinemaO presente texto analisa o filme Barbie (Warner Bros., 2023), dirigido por Greta Gerwig, destacando a sátira sobre um pretenso matriarcado que assume a Suprema Corte Americana, e a trajetória de marketing correspondente da boneca da Mattel, com a influência do comércio da boneca e de seus subprodutos na cultura comportamental das mulheres até o presente. Inicia comentando o Efeito Barbie que traduz uma concepção de mulher bem-sucedida, porém submissa aos padrões do patriarcado, perpassando elementos do histórico de suas propagandas. Em seguida, aborda as estratégias de construção de estereótipos femininos, através da diversidade de lançamentos da boneca e de sua pretensa multiculturalidade. Por fim analisa a inserção da boneca Barbie nos debates sobre sociedade de consumo. Conclui, abordando o ainda exíguo total de mulheres juízas, em especial nas Supremas Cortes americanas e brasileiras.Programa de Posgrado en Derecho de la Universidad Federal de Rio de Janeiro2024-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/60128Teoria Jurídica Contemporânea; v. 8 (2023)Teoria Jurídica Contemporânea; Vol. 8 (2023)Teoria Jurídica Contemporânea; Vol. 8 (2023)2526-046410.21875/tjc.v8i0reponame:Teoria Jurídica Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/article/view/60128/40585Copyright (c) 2024 Wilson MADEIRA Madeira Filho, Electra Simon Madeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMadeira Filho, WilsonMadeira, Electra Simon2024-04-19T20:15:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60128Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rjur/oaitjc.ppgd.ufrj@gmail.com || rodrigocarelli@direito.ufrj.br || maysasdeandrade@gmail.com2526-04642526-0464opendoar:2024-04-19T20:15:35Teoria Jurídica Contemporânea - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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