Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Trágica |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/37591 |
Resumo: | Deleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986). |
id |
UFRJ-24_5a91ddc97693e0af8cb5e1c2f5326fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37591 |
network_acronym_str |
UFRJ-24 |
network_name_str |
Revista Trágica |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em DeleuzeDeleuzecinemapensamentoSerge DaneytelevisãoDeleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986).Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/3759110.59488/tragica.v14i2.37591TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 14 n. 2 (2021): Deleuze & Guattari: a criação do novo II1982-58701982-587010.59488/tragica.v14i2reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/37591/pdfCopyright (c) 2021 Silene Torres Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Silene Torres2023-06-02T15:49:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37591Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-06-02T15:49:30Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
title |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
spellingShingle |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze Marques, Silene Torres Deleuze cinema pensamento Serge Daney televisão |
title_short |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
title_full |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
title_fullStr |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
title_full_unstemmed |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
title_sort |
Cinema e pensamento: algumas considerações sobre o papel político e crítico do cinema em Deleuze |
author |
Marques, Silene Torres |
author_facet |
Marques, Silene Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Silene Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze cinema pensamento Serge Daney televisão |
topic |
Deleuze cinema pensamento Serge Daney televisão |
description |
Deleuze aborda as relações entre cinema e pensamento no capítulo 7 de Cinema 2- A imagem-tempo, momento em que retoma o conjunto da problemática da passagem de Cinema 1- A imagem-movimento (1983) a Cinema 2- A imagem-tempo (1985), ou seja, da passagem do cinema clássico ao cinema moderno, que, neste capítulo, é investigada sob o ponto de vista de duas concepções diferentes acerca das relações entre cinema e pensamento. Nosso objetivo é, inicialmente, apontar a dimensão política característica do cinema moderno enunciada por Deleuze neste capítulo; num segundo momento, em continuidade com o primeiro, o objetivo é mostrar, a partir de algumas conclusões de A imagem-tempo, como Deleuze define o papel crítico do cinema em relação à televisão; neste momento, nos voltaremos para a famosa Carta a Serge Daney, escrita por Deleuze também na década de 80 (1986). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/37591 10.59488/tragica.v14i2.37591 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/37591 |
identifier_str_mv |
10.59488/tragica.v14i2.37591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/37591/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Silene Torres Marques info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Silene Torres Marques |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 14 n. 2 (2021): Deleuze & Guattari: a criação do novo II 1982-5870 1982-5870 10.59488/tragica.v14i2 reponame:Revista Trágica instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revista Trágica |
collection |
Revista Trágica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatragica@yahoo.com.br |
_version_ |
1806551327576162304 |