Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mendonça, Adriany Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Mendonça, Alexandre Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Trágica
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27122
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir as possíveis contribuições do pensamento de Nietzsche para a problematização de nossas práticas pedagógicas. Partindo de textos em que tal debate não aparece de um modo evidente – em especial Além do bem e do mal, Genealogia da moral e, principalmente, A gaia ciência – pretende-se levantar elementos tanto para a crítica ao que seria um modelo racionalista, idealista, e eminentemente teórico de educação quanto para se esboçar uma concepção artística de educação que se constitua em uma potente alternativa ao regime disciplinar vigente a partir da modernidade.
id UFRJ-24_a5ed3560197d10058f951eaf91e26d6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27122
network_acronym_str UFRJ-24
network_name_str Revista Trágica
repository_id_str
spelling Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educaçãoNietzscheTrágicoEste artigo tem por objetivo discutir as possíveis contribuições do pensamento de Nietzsche para a problematização de nossas práticas pedagógicas. Partindo de textos em que tal debate não aparece de um modo evidente – em especial Além do bem e do mal, Genealogia da moral e, principalmente, A gaia ciência – pretende-se levantar elementos tanto para a crítica ao que seria um modelo racionalista, idealista, e eminentemente teórico de educação quanto para se esboçar uma concepção artística de educação que se constitua em uma potente alternativa ao regime disciplinar vigente a partir da modernidade.Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/2712210.59488/tragica.v10i1.27122TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 10 n. 1 (2017): Varia1982-58701982-587010.59488/tragica.v10i1reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27122/14793Copyright (c) 2019 Adriany Ferreira de Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mendonça, Adriany Ferreirade Mendonça, Alexandre Ferreira2023-06-02T15:49:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27122Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-06-02T15:49:56Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
title Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
spellingShingle Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
de Mendonça, Adriany Ferreira
Nietzsche
Trágico
title_short Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
title_full Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
title_fullStr Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
title_full_unstemmed Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
title_sort Contribuições de Nietzsche para uma concepção artística de educação
author de Mendonça, Adriany Ferreira
author_facet de Mendonça, Adriany Ferreira
de Mendonça, Alexandre Ferreira
author_role author
author2 de Mendonça, Alexandre Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mendonça, Adriany Ferreira
de Mendonça, Alexandre Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche
Trágico
topic Nietzsche
Trágico
description Este artigo tem por objetivo discutir as possíveis contribuições do pensamento de Nietzsche para a problematização de nossas práticas pedagógicas. Partindo de textos em que tal debate não aparece de um modo evidente – em especial Além do bem e do mal, Genealogia da moral e, principalmente, A gaia ciência – pretende-se levantar elementos tanto para a crítica ao que seria um modelo racionalista, idealista, e eminentemente teórico de educação quanto para se esboçar uma concepção artística de educação que se constitua em uma potente alternativa ao regime disciplinar vigente a partir da modernidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27122
10.59488/tragica.v10i1.27122
url https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27122
identifier_str_mv 10.59488/tragica.v10i1.27122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/27122/14793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Adriany Ferreira de Mendonça
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Adriany Ferreira de Mendonça
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 10 n. 1 (2017): Varia
1982-5870
1982-5870
10.59488/tragica.v10i1
reponame:Revista Trágica
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revista Trágica
collection Revista Trágica
repository.name.fl_str_mv Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistatragica@yahoo.com.br
_version_ 1806551327133663232