Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria de Araújo, João Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Furlan Antigo, Mariangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182
Resumo: Baseado no cenário do mercado de trabalho brasileiro na última década e inspirado pelas teorias da Busca do Emprego e do Capital Humano, o artigo em questão objetiva analisar o desemprego no Brasil através da perspectiva da qualificação da mão de obra entre 2002 e 2011, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (IBGE). Os resultados se derivam de uma análise dinâmica que permite interpretar as mudanças no mercado de trabalho com base nas probabilidades de um indivíduo transitar entre as condições de emprego, desemprego e inatividade, e representam importante contribuição ao avanço da literatura sobre o tema, já que a maior parte dos estudos existentes apresenta uma análise de corte transversal de dados originados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), apontando apenas para taxas de desemprego estáticas. Para isso, utilizaram-se dois métodos de análise: um estudo univariado de matrizes de transição para cada um dos aspectos microeconômicos considerados e uma análise econométrica multivariada, por meio de um modelo Logit Multinomial. Dentre os resultados principais, constatou-se que as variáveis sexo, condição no domicílio, idade e escolaridade têm grande influência nas chances de um indivíduo conseguir emprego. Levando em consideração a qualificação do trabalhador, os resultados mostram que quanto mais escolarizado, menor o efeito adverso das características pessoais de um indivíduo, e que o grupo dos semiqualificados (aqueles que tem entre 4 e 10 anos de estudo) são os mais sensíveis a tais efeitos no sucesso pela busca do emprego. Por fim, o estudo mostra que os trabalhadores menos qualificados foram os que mais se beneficiaram com a mudança do cenário do mercado de trabalho brasileiro no período analisado.
id UFRJ-2_069da40ac031d35493e4c4c01fe8ae68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23182
network_acronym_str UFRJ-2
network_name_str Revista de Economia Contemporânea
repository_id_str
spelling Desemprego e qualificação da mão de obra no BrasilFaria de Araújo, João PauloFurlan Antigo, Mariangelamercado de trabalhobusca do empregocapital humanoqualificaçãoanálise dinâmicaJ60J63J64Baseado no cenário do mercado de trabalho brasileiro na última década e inspirado pelas teorias da Busca do Emprego e do Capital Humano, o artigo em questão objetiva analisar o desemprego no Brasil através da perspectiva da qualificação da mão de obra entre 2002 e 2011, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (IBGE). Os resultados se derivam de uma análise dinâmica que permite interpretar as mudanças no mercado de trabalho com base nas probabilidades de um indivíduo transitar entre as condições de emprego, desemprego e inatividade, e representam importante contribuição ao avanço da literatura sobre o tema, já que a maior parte dos estudos existentes apresenta uma análise de corte transversal de dados originados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), apontando apenas para taxas de desemprego estáticas. Para isso, utilizaram-se dois métodos de análise: um estudo univariado de matrizes de transição para cada um dos aspectos microeconômicos considerados e uma análise econométrica multivariada, por meio de um modelo Logit Multinomial. Dentre os resultados principais, constatou-se que as variáveis sexo, condição no domicílio, idade e escolaridade têm grande influência nas chances de um indivíduo conseguir emprego. Levando em consideração a qualificação do trabalhador, os resultados mostram que quanto mais escolarizado, menor o efeito adverso das características pessoais de um indivíduo, e que o grupo dos semiqualificados (aqueles que tem entre 4 e 10 anos de estudo) são os mais sensíveis a tais efeitos no sucesso pela busca do emprego. Por fim, o estudo mostra que os trabalhadores menos qualificados foram os que mais se beneficiaram com a mudança do cenário do mercado de trabalho brasileiro no período analisado. IE-UFRJ2019-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 20161980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182/12970Copyright (c) 2019 João Paulo Faria de Araújo, Mariangela Furlan Antigooai:ojs.pkp.sfu.ca:article/231822023-11-24T15:17:31Z
dc.title.none.fl_str_mv Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
title Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
spellingShingle Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
Faria de Araújo, João Paulo
mercado de trabalho
busca do emprego
capital humano
qualificação
análise dinâmica
J60
J63
J64
title_short Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
title_full Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
title_fullStr Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
title_full_unstemmed Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
title_sort Desemprego e qualificação da mão de obra no Brasil
dc.creator.none.fl_str_mv Faria de Araújo, João Paulo
Furlan Antigo, Mariangela
author Faria de Araújo, João Paulo
author_facet Faria de Araújo, João Paulo
Furlan Antigo, Mariangela
author_role author
author2 Furlan Antigo, Mariangela
author2_role author
dc.subject.none.fl_str_mv mercado de trabalho
busca do emprego
capital humano
qualificação
análise dinâmica
J60
J63
J64
topic mercado de trabalho
busca do emprego
capital humano
qualificação
análise dinâmica
J60
J63
J64
description Baseado no cenário do mercado de trabalho brasileiro na última década e inspirado pelas teorias da Busca do Emprego e do Capital Humano, o artigo em questão objetiva analisar o desemprego no Brasil através da perspectiva da qualificação da mão de obra entre 2002 e 2011, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (IBGE). Os resultados se derivam de uma análise dinâmica que permite interpretar as mudanças no mercado de trabalho com base nas probabilidades de um indivíduo transitar entre as condições de emprego, desemprego e inatividade, e representam importante contribuição ao avanço da literatura sobre o tema, já que a maior parte dos estudos existentes apresenta uma análise de corte transversal de dados originados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), apontando apenas para taxas de desemprego estáticas. Para isso, utilizaram-se dois métodos de análise: um estudo univariado de matrizes de transição para cada um dos aspectos microeconômicos considerados e uma análise econométrica multivariada, por meio de um modelo Logit Multinomial. Dentre os resultados principais, constatou-se que as variáveis sexo, condição no domicílio, idade e escolaridade têm grande influência nas chances de um indivíduo conseguir emprego. Levando em consideração a qualificação do trabalhador, os resultados mostram que quanto mais escolarizado, menor o efeito adverso das características pessoais de um indivíduo, e que o grupo dos semiqualificados (aqueles que tem entre 4 e 10 anos de estudo) são os mais sensíveis a tais efeitos no sucesso pela busca do emprego. Por fim, o estudo mostra que os trabalhadores menos qualificados foram os que mais se beneficiaram com a mudança do cenário do mercado de trabalho brasileiro no período analisado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182
url https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/23182/12970
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2019 João Paulo Faria de Araújo, Mariangela Furlan Antigo
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 João Paulo Faria de Araújo, Mariangela Furlan Antigo
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
publisher.none.fl_str_mv IE-UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016
Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 20, n. 2, mai./ago. 2016
1980-5527
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1789436682376839168