Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar a relação entre óbitos por acidentes de trânsito envolvendo veículos a motor, tamanho da frota de veículos e nível de atividade econômica a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Departamento Nacional de Trânsito referentes ao Brasil no período 1980-1999. Os resultados indicam um comportamento cíclico do número de óbitos por acidentes de trânsito de veículos a motor associado ao nível de atividade econômica do país bem como uma queda tendencial do número de óbitos por veículo, que acompanha a elevação do número de veículos por habitante. |
id |
UFRJ-2_f00101801c756d3b56b09373ae1eba30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19743 |
network_acronym_str |
UFRJ-2 |
network_name_str |
Revista de Economia Contemporânea |
repository_id_str |
|
spelling |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômicaLeite da Silva, César RobertoKilsztajn, Samuelacidentes de trânsitocausas externas de morbidade e mortalidadeeconomia da saúdeO artigo tem como objetivo analisar a relação entre óbitos por acidentes de trânsito envolvendo veículos a motor, tamanho da frota de veículos e nível de atividade econômica a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Departamento Nacional de Trânsito referentes ao Brasil no período 1980-1999. Os resultados indicam um comportamento cíclico do número de óbitos por acidentes de trânsito de veículos a motor associado ao nível de atividade econômica do país bem como uma queda tendencial do número de óbitos por veículo, que acompanha a elevação do número de veículos por habitante. IE-UFRJ2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 7, n. 1, jan./jun. 2003Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 7, n. 1, jan./jun. 20031980-5527porhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743/11427Copyright (c) 2018 César Roberto Leite da Silva, Samuel Kilsztajnoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/197432019-11-07T21:19:20Z |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
title |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
spellingShingle |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica Leite da Silva, César Roberto acidentes de trânsito causas externas de morbidade e mortalidade economia da saúde |
title_short |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
title_full |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
title_fullStr |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
title_full_unstemmed |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
title_sort |
Acidentes de trânsito, frota de veículos e nível de atividade econômica |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Leite da Silva, César Roberto Kilsztajn, Samuel |
author |
Leite da Silva, César Roberto |
author_facet |
Leite da Silva, César Roberto Kilsztajn, Samuel |
author_role |
author |
author2 |
Kilsztajn, Samuel |
author2_role |
author |
dc.subject.none.fl_str_mv |
acidentes de trânsito causas externas de morbidade e mortalidade economia da saúde |
topic |
acidentes de trânsito causas externas de morbidade e mortalidade economia da saúde |
description |
O artigo tem como objetivo analisar a relação entre óbitos por acidentes de trânsito envolvendo veículos a motor, tamanho da frota de veículos e nível de atividade econômica a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Departamento Nacional de Trânsito referentes ao Brasil no período 1980-1999. Os resultados indicam um comportamento cíclico do número de óbitos por acidentes de trânsito de veículos a motor associado ao nível de atividade econômica do país bem como uma queda tendencial do número de óbitos por veículo, que acompanha a elevação do número de veículos por habitante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743 |
dc.language.none.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/rec/article/view/19743/11427 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 César Roberto Leite da Silva, Samuel Kilsztajn |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 César Roberto Leite da Silva, Samuel Kilsztajn |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IE-UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
IE-UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia Contemporânea; Rev. Econ. Contemp., v. 7, n. 1, jan./jun. 2003 Journal of Contemporary Economics; Rev. Econ. Contemp., v. 7, n. 1, jan./jun. 2003 1980-5527 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1789436681712041984 |