Desafios do trabalho da enfermagem no cuidado às crianças com condições crônicas na atenção primária
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
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Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar o trabalho da enfermagem no cuidado às crianças com condições crônicas na atenção primária à saúde. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de entrevistas com 23 profissionais de enfermagem de 16 Unidades Básicas de Saúde do Município de Belo Horizonte. Os dados foram analisados a partir da perspectiva crítica procurando-se identificar os temas comuns no material empírico. Resultados: Evidenciaram-se as contradições e os desafios de uma prática que se inaugura para o grupo das crianças com condições crônicas. O trabalho da enfermagem assume um lugar estratégico e transversal no cuidado a essas crianças, que não se limita a sua ação específica, mas que conflui na dimensão cuidadora do trabalho em saúde. Conclusão: Verifica-se a necessidade de avançar na organização do cuidado para a oferta de ações mais direcionadas às necessidades dessas crianças, de forma a permitir maior expressão dos saberes e fazeres próprios da enfermagem. |
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Desafios do trabalho da enfermagem no cuidado às crianças com condições crônicas na atenção primáriaCuidados de EnfermagemContinuidade da Assistência ao PacienteDoença CrônicaCrianças com DeficiênciaAtenção Primária à SaúdeResumo Objetivo: Analisar o trabalho da enfermagem no cuidado às crianças com condições crônicas na atenção primária à saúde. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de entrevistas com 23 profissionais de enfermagem de 16 Unidades Básicas de Saúde do Município de Belo Horizonte. Os dados foram analisados a partir da perspectiva crítica procurando-se identificar os temas comuns no material empírico. Resultados: Evidenciaram-se as contradições e os desafios de uma prática que se inaugura para o grupo das crianças com condições crônicas. O trabalho da enfermagem assume um lugar estratégico e transversal no cuidado a essas crianças, que não se limita a sua ação específica, mas que conflui na dimensão cuidadora do trabalho em saúde. Conclusão: Verifica-se a necessidade de avançar na organização do cuidado para a oferta de ações mais direcionadas às necessidades dessas crianças, de forma a permitir maior expressão dos saberes e fazeres próprios da enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400648Escola Anna Nery v.19 n.4 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150087info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Elysângela DittzSilva,Kênia LaraTavares,Tatiana SilvaNishimot,Corina Lemos JamalWalty,Cynthia Marcia Romano FariaSena,Roseni Rosângela depor2016-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000400648Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-01-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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