Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011 |
Resumo: | Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem. |
id |
UFRJ-4_0f9feb6535c552a0749519b606f5ab43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000100011 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmicaEnfermagemEducação de pós-graduação em EnfermagemHistóriaEcossistemaObjetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011Escola Anna Nery v.17 n.1 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000100011info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Naiana AlvesSiqueira,Hedi Crecencia Heckler depor2013-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000100011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-02-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
title |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
spellingShingle |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica Oliveira,Naiana Alves Enfermagem Educação de pós-graduação em Enfermagem História Ecossistema |
title_short |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
title_full |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
title_fullStr |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
title_full_unstemmed |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
title_sort |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica |
author |
Oliveira,Naiana Alves |
author_facet |
Oliveira,Naiana Alves Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Naiana Alves Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação de pós-graduação em Enfermagem História Ecossistema |
topic |
Enfermagem Educação de pós-graduação em Enfermagem História Ecossistema |
description |
Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452013000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.1 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121827295232 |