Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200209 |
Resumo: | Objetivou-se aplicar o modelo de vida por meio da atividade de vida respiração com adolescentes na escola. Métodos: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola localizada na periferia de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados 25 adolescentes que responderam a um questionário de entrevista e participaram de uma oficina educativa, ambos abordando a atividade de vida respiração. Resultados: Os resultados evidenciaram que alguns adolescentes fazem uso de drogas e/ou convivem com pessoas que fazem uso de drogas. Após a intervenção, os participantes reconheceram os malefícios destas substâncias, mas destacaram que se encontram em situação de vulnerabilidade. Conclusão: Conclui-se que o uso de Modelos de Enfermagem em atividades educativas permite uma intervenção mais direcionada e efetiva. |
id |
UFRJ-4_11f924e819165774a7c26f0bb9351ead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452014000200209 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentesAdolescênciaEducação em saúdeModelos de enfermagemObjetivou-se aplicar o modelo de vida por meio da atividade de vida respiração com adolescentes na escola. Métodos: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola localizada na periferia de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados 25 adolescentes que responderam a um questionário de entrevista e participaram de uma oficina educativa, ambos abordando a atividade de vida respiração. Resultados: Os resultados evidenciaram que alguns adolescentes fazem uso de drogas e/ou convivem com pessoas que fazem uso de drogas. Após a intervenção, os participantes reconheceram os malefícios destas substâncias, mas destacaram que se encontram em situação de vulnerabilidade. Conclusão: Conclui-se que o uso de Modelos de Enfermagem em atividades educativas permite uma intervenção mais direcionada e efetiva. Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200209Escola Anna Nery v.18 n.2 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140030info:eu-repo/semantics/openAccessBeserra,Eveline PinheiroSousa,Leilane Barbosa deAlves,Maria Dalva Santospor2014-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000200209Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-05-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
title |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
spellingShingle |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes Beserra,Eveline Pinheiro Adolescência Educação em saúde Modelos de enfermagem |
title_short |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
title_full |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
title_fullStr |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
title_sort |
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes |
author |
Beserra,Eveline Pinheiro |
author_facet |
Beserra,Eveline Pinheiro Sousa,Leilane Barbosa de Alves,Maria Dalva Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Leilane Barbosa de Alves,Maria Dalva Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra,Eveline Pinheiro Sousa,Leilane Barbosa de Alves,Maria Dalva Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Educação em saúde Modelos de enfermagem |
topic |
Adolescência Educação em saúde Modelos de enfermagem |
description |
Objetivou-se aplicar o modelo de vida por meio da atividade de vida respiração com adolescentes na escola. Métodos: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola localizada na periferia de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados 25 adolescentes que responderam a um questionário de entrevista e participaram de uma oficina educativa, ambos abordando a atividade de vida respiração. Resultados: Os resultados evidenciaram que alguns adolescentes fazem uso de drogas e/ou convivem com pessoas que fazem uso de drogas. Após a intervenção, os participantes reconheceram os malefícios destas substâncias, mas destacaram que se encontram em situação de vulnerabilidade. Conclusão: Conclui-se que o uso de Modelos de Enfermagem em atividades educativas permite uma intervenção mais direcionada e efetiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20140030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.18 n.2 2014 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122259308544 |