Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva,Eny Dórea
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zanchetta,Margareth Santos, Londoño,Camila
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400601
Resumo: Resumo Objetivos Relatar experiências vivenciadas durante um estágio de Pós-Doutorado, o conhecimento adquirido sobre o método de Design Thinking e a socialização desse método em evento científico de Enfermagem. Método Trata-se do relato de experiência de um Pós-Doutorado realizado no Canadá e da aquisição de novos conhecimentos na área da pesquisa e do ensino. Resultados A oportunidade mais desafiadora foi a aproximação com o Design Thinking, pois esse conceito promoveu a consciência sobre a urgência de adotar um novo paradigma para pensar, colaborar, ensinar, desenhar, planejar, executar e avaliar as atividades de pesquisa. Após constantes reflexões sobre Design Thinking, houve a oportunidade de promover uma iniciativa-piloto de tradução de conhecimento do método e observar a excelente receptividade dos participantes no evento. Conclusão A experiência permitiu a aquisição de conhecimentos além da Enfermagem, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo a destemida capacidade de pensar e inovar na produção de conhecimento. Implicações para a prática É inegável que o Design Thinking poderá revolucionar a educação, mediante sua inserção nos cursos da área da saúde, configurando uma ferramenta cognitiva que reconstrói a engenhosidade humana inspirada em valores humanísticos e empáticos, assegurando a qualidade de serviços e produtos, e respeitando o perfil do cliente.
id UFRJ-4_2a303e0baa4e68e6f61b7f969ce6fba5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000400601
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagemDifusão de inovaçõesConhecimentoEducação em EnfermagemEnfermagem Baseada em EvidênciasResumo Objetivos Relatar experiências vivenciadas durante um estágio de Pós-Doutorado, o conhecimento adquirido sobre o método de Design Thinking e a socialização desse método em evento científico de Enfermagem. Método Trata-se do relato de experiência de um Pós-Doutorado realizado no Canadá e da aquisição de novos conhecimentos na área da pesquisa e do ensino. Resultados A oportunidade mais desafiadora foi a aproximação com o Design Thinking, pois esse conceito promoveu a consciência sobre a urgência de adotar um novo paradigma para pensar, colaborar, ensinar, desenhar, planejar, executar e avaliar as atividades de pesquisa. Após constantes reflexões sobre Design Thinking, houve a oportunidade de promover uma iniciativa-piloto de tradução de conhecimento do método e observar a excelente receptividade dos participantes no evento. Conclusão A experiência permitiu a aquisição de conhecimentos além da Enfermagem, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo a destemida capacidade de pensar e inovar na produção de conhecimento. Implicações para a prática É inegável que o Design Thinking poderá revolucionar a educação, mediante sua inserção nos cursos da área da saúde, configurando uma ferramenta cognitiva que reconstrói a engenhosidade humana inspirada em valores humanísticos e empáticos, assegurando a qualidade de serviços e produtos, e respeitando o perfil do cliente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400601Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0304info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva,Eny DóreaZanchetta,Margareth SantosLondoño,Camilapor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400601Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-07-02T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
title Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
spellingShingle Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
Paiva,Eny Dórea
Difusão de inovações
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Enfermagem Baseada em Evidências
title_short Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
title_full Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
title_fullStr Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
title_full_unstemmed Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
title_sort Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem
author Paiva,Eny Dórea
author_facet Paiva,Eny Dórea
Zanchetta,Margareth Santos
Londoño,Camila
author_role author
author2 Zanchetta,Margareth Santos
Londoño,Camila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva,Eny Dórea
Zanchetta,Margareth Santos
Londoño,Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão de inovações
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Enfermagem Baseada em Evidências
topic Difusão de inovações
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Enfermagem Baseada em Evidências
description Resumo Objetivos Relatar experiências vivenciadas durante um estágio de Pós-Doutorado, o conhecimento adquirido sobre o método de Design Thinking e a socialização desse método em evento científico de Enfermagem. Método Trata-se do relato de experiência de um Pós-Doutorado realizado no Canadá e da aquisição de novos conhecimentos na área da pesquisa e do ensino. Resultados A oportunidade mais desafiadora foi a aproximação com o Design Thinking, pois esse conceito promoveu a consciência sobre a urgência de adotar um novo paradigma para pensar, colaborar, ensinar, desenhar, planejar, executar e avaliar as atividades de pesquisa. Após constantes reflexões sobre Design Thinking, houve a oportunidade de promover uma iniciativa-piloto de tradução de conhecimento do método e observar a excelente receptividade dos participantes no evento. Conclusão A experiência permitiu a aquisição de conhecimentos além da Enfermagem, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo a destemida capacidade de pensar e inovar na produção de conhecimento. Implicações para a prática É inegável que o Design Thinking poderá revolucionar a educação, mediante sua inserção nos cursos da área da saúde, configurando uma ferramenta cognitiva que reconstrói a engenhosidade humana inspirada em valores humanísticos e empáticos, assegurando a qualidade de serviços e produtos, e respeitando o perfil do cliente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.4 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125327441920